O que podem fazer o cidadão, o governo e as empresas para se combater o aquecimento global???

O Aquecimento está aí, e nessas alturas, não dá mais só para apenas "deixar de poluir" ou "reduzir emissões de gases". O tempo é curto e é necessário combater o efeito estufa com soluções funcionais, sem errar.

É por isso que após assistir "Uma Verdade Inconveniente" de Al Gore, iniciei um trabalho que será apresentado em vídeo para o colégio, sobre "o que podem fazer governo, empresa e cidadão para se combater o aquecimento global?"

Quero que cada um de vocês opinem sobre o que cada um desses acima, juntos ou não, poderão contribuir para salvar o planeta.

Por isso gostaria da participação de todos aqui, e é claro todos vocês serão incluídos nos créditos do trabalho!

obrigado.

Comments

  • Evitar carros à gasolina, diesel. Plantar árvores e não fazer queimadas. Estimular a reciclagem. Dar preferência aos produtos cujas fábricas tem projetos ecológicos implantados.

    Colaborar com as pesquisas sobre como eliminar os gases já existentes.

    Existem 7 projetos no mundo científico :

    desde levar os gases em naves para fora do planeta até instalação de super-refletores para desviar os raios do sol.

    Outro que me lembro é de enterrar esses gases, cololcá-lo no lugar antes ocupado , se não me falha a memória, pelo petróleo.

    Acho que a matéria foi publicada na Veja ou Época.

    Agora faça sua parte.

  • amigo; Tenho certeza, que na hora que o homem { DIGO O HOMEM EM GERAL}, tiver a consciência que todos nós somos responsáveis, e precisamos trabalhar juntos para o bem comum; com certeza encontraremos um caminho.

  • A unica forma de combater o aquecimento global é plantar árvores, e nos poderia-mos está ganhando uma grande ajuda se os governos criase um projeto que pegasse os bandidos que so fazem mal as pessoas, e cololoca-los para plantar árvores em lugares mais necessitados.

    Isso sim poderia está ajudando bastante o planeta.

    Espero ter ajudado.

    Vlw

  • Olha desculpa sem querer ofender mais eu tenho uma visao um pouco mais ampla( e critica) a respeito do assunto...

    Li numa revista Inglesa que o mesmo clima que estamos vivendo hoje foi tambem vivido pelos nossos ancestrais na idade media, as mesmas temperaturas e fenomenos e etc.

    Realmente hoje esta havendo uma consciencia mto grande por parte da demanda..acredite ate minha vizinha que nao esta nem aew p/ nda..passou a economizar agua..bemm..voltando ao assunto...eu imagino que nao so essa "nova consciencia" adotada por essa geraçao como "o aumento da violencia" e o crescente numero de pessoas revoltada com os esses "sintomas" aumenta mais e mais...bem.onde que chegar...

    As pessoas pessoas estao cada vez mais cobrando uma posiçao dos governantes isso em varios locais no mundo( eu moro na inglaterrae aqui tb e assim)..ou seja...nao demorará mto amigo...esses mesmos governantes verao que a unica soluçao e adotar um sistema unico de UM so governo, uma so moeda, uma so lei p/ todu e todos.

    Nao estou sendo preciptada em minhas conclusoes uma professora de"Regulaçao Economica" da Universidade de Hertforshire foi quem me falou isso pessoalmente...nao so ela como o propio FHC(serio!) em um de seus discursos disse que o " mundo esta caminhando para um so governo gerenciado por um so homem"

    Nao quero me desfazer de suas ideas ecologicas caro amigo...mas veja...que ha um certo sensacionalismo da parte da midia e da demanda(influenciada pela mesma)

    Estude, pesquise sobre o falei aqui e verás que o que coloquei tem fundamentos.

    Beijus e Boa night...

  • ao cidadão comum cabe apenas não poluir, ao governo, legislar sobre questões ambientais, e cobrar de cidadãos e empresas para que a legislação seja cumprida, alem e claro de não poluir, ja que o poder exedutivo tambem detem frotas de altomoveis, que podem rodar com combustiveis não poluentes, as empresas cabe, não apenas repeitar a legislação ambiental, devem assumir uma postura de reponsabilidade ambiental, procurando adotar tecnologias não poluentes, fora isso, cabe a nos rezar, para que com tais medidas, a natureza consegue se recuperar a tempo de evitar a estinção humana!, mais detalhes sobre responsabilidade ambiental procura pelo instituto Ethos.

  • Rapaz, respondo como cidadã: só sei que faço o possível dentro dos meus limites de influência. Desligo as luzes, não gasto folhas a toa, jogo lixo no lixo, uso mais transporte coletivo...etc..

    Mas governo e empresas o buraco é mais embaixo, porque há muito dinheiro envolvido, licitações que permitem benefícios diversos por décadas a fio para grandes empresas, etc.

    Uma dica para teu trabalho, se vc estiver aberto a isso é pesquisar sobre algo que é mais preocupante que o aquecimento global e que os cientistas estão chamando de "Escurecimento Global". Que seria a redução da radiação solar no nosso planeta, tão perigosa quanto o aquecimento global, mas causada pelos mesmos agentes.

    Vi isso num documentário no Discovery Channel. Deve ter bastante coisa na internet sobre isso.

    Como telespectadora o que eu consegui captar foram que as partículas de poeira e fuligem da poluição formam uma barreira que impede a entrada de raios solares, afetando o clima, gerando secas, fome, etc...

    Houveram pesquisas sobre isso no Egito, na Alemanha e na Indonésia.

    Isso tudo dá muito pano para manga...

    e eu me preocupo bastante. :)

    Abraço.

Sign In or Register to comment.