O surdo mudo pode casar-se no civil?

Olá pessoal, o nosso Novo Código Civil não deixou claro a situação da capacidade do surdo mudo para o casamento civil, se alguem puder me ajudar ficarei muito agradecida, pois necessito deste conteudo o mais rapido possivel... uma pessoa que é surda e muda qr casar e nao estamos encontrando fundamentação suficiente para a realização do processo de habilitação para o casamento civil, desde já fico grata...

Comments

• Pelo código civil só é incapaz judicialmente os deficientes mentais ou aqueles que não podem expressar a vontade própria. O fato de ele ser portador de deficiência auditiva e vocal, não que dizer que ele não possa falar o que quer, considerando que ele não é deficiente mental.

Também não há registro de impedimento de casar pessoas portadoras de deficiência.

Eu conheço várias pessoas portadoras deste tipo de deficiência que são casadas.

Não há impedimento algum.

• Teoricamente sim, pq não?

Valeu, Boa Sorte e $uce$$o$!!!!

• claro que sim. tenho uma tia e uma prima casadas com surdos-mudos . nao vejo razao pra esse tipo de duvida, pois sao pessoas normais como qualquer outra pessoa.

• claro que sim

• Depende. Ele poderá se casar no civil, desde que seja comprovado que ele tenha discernimento para praticar este e outros atos de sua vida civil.

Se posteriormente for comprovada a sua incapacidade para praticar atos da vida civil, o casamento poderá ser considerado nulo, bem como todos os efeitos deste casamento.

• olha eu acho q o surdo-mudo , p/ casar precisa d um representante, naum era essa a palavra mais serve, pq ele eh considerado relativamente incapaz em face do novo Código Civil, o d 2002, logo ele eh capaz d expor suas vontades, mas precisa d algm p/ tipo ratificar, ...

lembro d minha professora ter dado o exemplo d um primo dela q era advogado tb, mas anum podia assinar e nem representar ningm c/ advogado, por ser surdo-mudo....

• Conheço diversos surdos-mudos casados no civil. Se tem Lei que mudou essa situação, eu não tenho conhecimento.

• Ser surdo-mudo não implica que a pessoa seja diminuído mental, que não saiba o que está a fazer...Tenho surdos-mudos ligados à minha família, que casaram no civil, na igreja, tiveram filhas que também são surdas-mudas e também casaram!

Os legisladores brasileiros (sou portuguesa) serão eles um tanto ou quanto "tapados", para quererem dificultar o casamento de pessoas com deficiência? Pelo menos esta, que como já disse, não tem que ver com capacidade intelectual!

Desculpe o discurso, mas fiquei abismada com a sua dúvida.Boa sorte!

• Acho que sim, afinal ele é um cidadão como todos, não é mesmo?

• Ora, se ela está em pleno uso de suas faculdades mentais, seria preconceito não aceitar, né??

Não tem fundamentação é a proibição, ela tem todos os direitos civis... pode ter certeza...

Bjos!!

Sign In or Register to comment.