O surdo mudo pode casar-se no civil?
Olá pessoal, o nosso Novo Código Civil não deixou claro a situação da capacidade do surdo mudo para o casamento civil, se alguem puder me ajudar ficarei muito agradecida, pois necessito deste conteudo o mais rapido possivel... uma pessoa que é surda e muda qr casar e nao estamos encontrando fundamentação suficiente para a realização do processo de habilitação para o casamento civil, desde já fico grata...
Comments
Pelo código civil só é incapaz judicialmente os deficientes mentais ou aqueles que não podem expressar a vontade própria. O fato de ele ser portador de deficiência auditiva e vocal, não que dizer que ele não possa falar o que quer, considerando que ele não é deficiente mental.
Também não há registro de impedimento de casar pessoas portadoras de deficiência.
Eu conheço várias pessoas portadoras deste tipo de deficiência que são casadas.
Não há impedimento algum.
Teoricamente sim, pq não?
Valeu, Boa Sorte e $uce$$o$!!!!
claro que sim. tenho uma tia e uma prima casadas com surdos-mudos . nao vejo razao pra esse tipo de duvida, pois sao pessoas normais como qualquer outra pessoa.
claro que sim
Depende. Ele poderá se casar no civil, desde que seja comprovado que ele tenha discernimento para praticar este e outros atos de sua vida civil.
Se posteriormente for comprovada a sua incapacidade para praticar atos da vida civil, o casamento poderá ser considerado nulo, bem como todos os efeitos deste casamento.
olha eu acho q o surdo-mudo , p/ casar precisa d um representante, naum era essa a palavra mais serve, pq ele eh considerado relativamente incapaz em face do novo Código Civil, o d 2002, logo ele eh capaz d expor suas vontades, mas precisa d algm p/ tipo ratificar, ...
lembro d minha professora ter dado o exemplo d um primo dela q era advogado tb, mas anum podia assinar e nem representar ningm c/ advogado, por ser surdo-mudo....
Conheço diversos surdos-mudos casados no civil. Se tem Lei que mudou essa situação, eu não tenho conhecimento.
Ser surdo-mudo não implica que a pessoa seja diminuÃdo mental, que não saiba o que está a fazer...Tenho surdos-mudos ligados à minha famÃlia, que casaram no civil, na igreja, tiveram filhas que também são surdas-mudas e também casaram!
Os legisladores brasileiros (sou portuguesa) serão eles um tanto ou quanto "tapados", para quererem dificultar o casamento de pessoas com deficiência? Pelo menos esta, que como já disse, não tem que ver com capacidade intelectual!
Desculpe o discurso, mas fiquei abismada com a sua dúvida.Boa sorte!
Acho que sim, afinal ele é um cidadão como todos, não é mesmo?
Ora, se ela está em pleno uso de suas faculdades mentais, seria preconceito não aceitar, né??
Não tem fundamentação é a proibição, ela tem todos os direitos civis... pode ter certeza...
Bjos!!