Você concorda com a definição que Albert Einstein deu sobre Deus?

O conteúdo abaixo me foi fornecido por meu amigo Messias e me chamou bastante atenção :

Minha religião consiste numa admiração humilde ao Espírito Superior e Iluminado que se revela a si mesmo nos mínimos pormenores, que estamos aptos a captar em nossas fracas e irrevelantes mentes. A profunda certeza de um poder Superior que se revela no Universo, difícil de ser compreendida, forma a minha idéia de Deus." (Albert Einstein – Como vejo o Mundo)

Esta é a definição que Albert Einstein tem de Deus, e você ?

Concorda ou discorda ? Explique.

Agradeços as respostas educadas e bem fundamentadas dos mais variádos grupos religiosos.

Abraços a todos!

Update:

dudu

Gostei da sua resposta, ganhou meu positivo.. e um beijinho rsrsrs ( de irmão é claro)rsrsrs

Comments

• Bom dia Hannia,

A minha definição de Deus se existe um, é de algo que rege o universo.

Não consigo enxergar uma pessoa que fica no paraíso e controla tudo, acho meio dificil.

Porém a idéia de alguma coisa que rege o universo me faz mais sentido. As vezes um conselho de várias civilizações que controlam o universo.

Imaginação fértil essa a minha né? rsrsrs.

A sei la, foi o que consegui pensar, hehe.

Paz ^^

• Oi! Prezada Filhota Hannia e a Iluminação de Buda.

Eu tenho um entendimento de quem seja Deus. Ele para mim, é um Fluido Cósmico Universal, muitos não entendem o que eu penso, me chamam de herege, Ateu, pagão, servo de Lúcifer (Adoro este nome), materialista e vai por aí. Aqui em casa me consideram Ateu, e o que acho engraçado é que minha Mãe agora com 81 anos, porém mais forte e sóbia do que eu, pois ela faz as compras sozinha, e meu Pai só vai a seu encontro para ajudá-la a levar para casa deles, ela acha o mesmo que eu, e creia, ela é Católica. Para terminar eu respondo de forma meia enigmática: Nós estamos para Deus, assim como os peixes estão para o Oceano, e creia de nada vale aos peixes rogarem as águas.

Um forte abraço, cheio de Paz e Luz.

• Prezada Amiga Hannia,

Em primeiro lugar, gostaria que fizesse um comentário corrigindo a fonte destas palavras de Einstein, pois na verdade não está no livro “Como Vejo o Mundo”, e sim em cartas e citações deixadas por este gênio, que se encontra neste site: http://br.geocities.com/webmensagens/cit...

Já entrei em contato pedindo a referencia exata da citação, mas isto não altera em nada o teor do texto que nos deixou, pois Einstein não concebia um Deus antropomórfico como fazem as religiões, e isto está bem claro em seu livro “Como Vejo o Mundo” (Editora Nova Fronteira), mais precisamente nas páginas 18 a 23, das quais cito a seguinte passagem:

“(...) Todas as simbioses existem mas a religião-moral predomina onde a vida social atinge um nivel superior. Estes dois tipos de religião traduzem uma idéia de Deus pela imaginação do homem. Somente indivíduos particularmente ricos, comunidades particularmente sublimes se esforçam por ultrapasar esta experiência religiosa. Todos, no entanto, podem atingir a religião em um último grau, raramente acessível em sua pureza total. Dou a isto o nome de religiosidade cósmica e não posso falar dela com facilidade já que se trata de uma noção muito nova, à qual não corresponde conceito algum de um Deus antropomórfico.

O ser experimenta o nada das aspirações e vontades humanas, descobre a ordem e a perfeição onde o mundo da natureza corresponde ao mundo do pensamento. A existencia individual é vivida então como uma espécie de prisão e o ser deseja provar a totalidade do Ente como um todo perfeitamente inteligível. Notam-se exemplos desta religião cósmica nos primeiros momentos da evolução em alguns salmos de Davi ou em alguns profetas. Em grau infinitamente mais elevado, o budismo organiza os dados do cosmos, que os maravilhosos textos de Schopenhauer nos ensinaram a decifrar. (...)Ela não tem dogmas nem Deus concebido à imagem do homem, portanto nenhuma Igreja ensina a religião cósmica.”

Outras citações de Einstein, contida no livro “Einstein – O Enigma do Universo (Editora Martin Claret), por Hubeto Rohden:

"Deus é sutil, mas não é maldoso"

"Deus é a lei e o legislador do Universo"

"A religião do futuro será cósmica e transcenderá um Deus pessoal, evitando os dogmas e a teologia"

"A religião cósmica é o móvel mais poderoso e mais generoso da pesquisa científica"

Agora, amigos, a maior confusão que percebo é a falta de compreensão sobre Deus Não Antropomórfico, muitas vezes confundido como Panteísmo, o que não deixa de ser um de seus aspectos, porém não como erroneamente concebido, pois este é uma Doutrina que compreende Deus nada mais do que a somatória de tudo o que existe, onde os seres não possuem individualidade. Na verdade, Panteísmo foi uma forma concebível na época para se buscar Deus em estado Imanente. E o Deus Antropomórfico uma busca de seu estado Transcendente!

O tema é difícil de ser tratado, e ao menos para mim, difícil expor analiticamente o que vem em mente, mas vamos em frente: Deus Antropomórfico significa não só à semelhança do homem, mas principalmente poder existir de fora da criação! Agora, vamos raciocinar, em uma concepção máxima de um Ser Superior, todos os seus Atributos seriam ilimitados, sendo também a questão do “Todo”, onde Deus teria próprios limites caso pudesse existir algo além de si!

Vamos imaginar, trago palavras de Gilson Freire, em seu livro “Arquitetura Cósmica”:

“Somos um organismo consciente formado por cem trilhões de células que vivem em nosso campo de expressão interna e formam conosco uma unidade. Porém, não somos a exata soma de todas as nossas individualidades celulares, pois temos uma consciência à parte e superior ao conjunto, embora estejamos incorporados igualmente em cada uma delas em particular. Somos, portanto, uma entidade panteísta e monoteísta concomitantes em nossa relação corpórea, configurando-nos, na verdade, como um ente monista-unitário e indiviso.

Assim, o Deus panteísta é o infinito oceano de gotas de que se compõem a criação e o Deus monoteísta é a máxima individuação que transcende a todas elas. Ambos os aspectos se somam em uma unidade, na verdade, indissolúvel e que apenas conceitualmente se pode separar, compondo o verdadeiro monismo – a unidade divina, o Todo orgânico que tudo contém e, ao mesmo tempo, é mais do que o seu conjunto.”

Pois é, o tema é difícil, como compreender Deus Não Antropomórfico sem encaixar no mero Panteísmo, e também como concebê-lo Antropomórfico, sendo limitado à parte da criação, pois é o seu estado imanente que gera a ânsia evolutiva de absolutamente todos os reinos da natureza!

Várias culturas e religiões humanas captaram esta essência, sem no entanto a exporem analiticamente.

No Antigo Egito, Deus Não Antropomórfico era identificado como um aspecto de Amen/Amun/Amon, que significa “escondido”, pois está em todos os lugares e fornece o espírito que anima o Universo, sendo Ra seu aspecto criador, e assim existem 75 formas ou aspectos de Ra, que geralmente é incorporado ao nome de outros neteru, como Amen-Ra, Ra-Atum, Ra-Harakhte. (Neteru é erroneamente confundido como deuses, e assim os egípcios sendo concebidos como politeístas, quando na verdade, não passavam de atributos de um Ser inconcebível).

Idem no Hinduísmo, onde temos:

“Aquele que, habitando em todas as coisas,

É, no entanto, diverso de todas as coisas,

Aquele a quem todas as coisas não conhecem,

Cujo corpo é feito de todas as coisas,

Que controla todas as coisas a partir de dentro –

Aquele é a sua Alma, o Consolador interior,

O Imortal. (Brihad-aranyaka Upanishad, 3.7.15)"

Também no próprio budismo minha querida Hannia, se não estou enganado na interpretação, temos:

“No ilimitado panorama do universo existente e visível, quaisquer que sejam as formas que apareçam, quaisquer que sejam os sons que vibrem, quaisquer que sejam as radiações que iluminem ou o que quer que as consciências conheçam, tudo são jogos ou manifestações do Trikäya ou Princípio das Causas de Todas as Causas, a Trindade Primordial. Impregnando tudo, encontra-se a Essência Todo-impregnante de Espírito, que é a Mente. Ela é incriada, impessoal, auto-consciente, imaterial e indestrutível.” (Lama Kazi Dawa-Samdup – Introdução do Bardo Thödol)

“Aquilo que a alma conhece como Qüidade (tathata) é a unidade da totalidade de todas as coisas, o grande todo que tudo integra”(Ashvaghosha, The Askening of faith, p. 55)

No Druidismo Celta, também temos o Conceito de Unidade, que liga tudo dentro do Todo da existência.

A teoria do Big Bang nos demonstra que tudo veio de um ponto comum.

Já ficou grande demais, e receio ter trago é mais confusão na mente do pessoal, mas que pelo menos sirva de reflexões para ampliar limites em nossa concepção.

Um Fraterno Abraço, Paz e Luz!!!

• Definição perfeita, de uma colocação bem humilde.

• Para mim não existe um Senhor.

Existe sentimentos bons e maus.

Eu chamo de Deus o amor.

Não julga, não oprime, nos deixa livre para nossas escolhas.

Somos livres para escolher nossos caminhos, quando amamos de verdade sem hipocrisía encontramos Deus, o Deus é o que existe de melhor.

Dizem que a fé move montanhas, eu também acredito nisso, nossa fé é a pequena iluminação que nos faz acreditar tanto em algo, que acaba acontecendo.

Acredito em muitos Cristos, Seres iluminados que fizeram e fazem parte desse mundo físico.

Todos nós podemos encontrar a iluminação plena, mas isso só ocorre se buscarmos corrigir nossos defeitos, e nos abster de muitos desejos humanos, eliminando muitos eus e egos que tampam a verdadeira essência.

Sendo assim para mim não existe esse "Deus" Deus que julga, que mata, castiga, quem castiga somos nós mesmo afundados em nossos vícios e egos...

È complexo, mas o nosso pensamento em relação de Deus é complexo.

Mesmo para aqueles que não crêem na existencia de um Deus, também é complexo...Como descrever Deus?

Se nem ao menos conseguimos descrever por completo nossos sentimentos bons e maus...?!!!!

• tenho certas desconfianças que einstein era panteísta .

• talvez ele tambem sabia dos MILHARES de erros que todas as religioes da época cometiam, por isso nao gostava de nenhuma ........

talvez a religiao nao era seu foco de estudo, de interesse, mas DEUS, e nisso, a com sua visão avançada em relação as coisas, seus pensamentos, notava-se claramente o equilibrio UNICO que ele tinha em relação a isso em sua epoca.

• Com toda a sua genialidade, ele foi humilde em afirmar que Deus é difícil de ser compreendido pela fraca lógica humana.

Quisera que os ateus, que se consideram tão inteligentes, tivessem essa visão.

• Minha amiga Hannia.......

Para responder sua pergunta, ao nível em que ela mereçe, usarei a carta de Einstein, ao Sr. Hirsch, quando convidado a participar de uma celebração num templo judaíco:

"Meu caro Sr. Hirsch,

Muito obrigado pelo seu gentil convite. Apesar de eu ser uma espécie de Santo Judeu, tenho estado ausente da Sinagoga há tanto tempo, que receio que Deus não me iria reconhecer, e se me reconhecesse seria ainda pior."

• Graça e Paz.

Hebreus 11.1 ( Ora a fé e a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem ).

Todos já se perguntaram quem criou Deus ou se Deus existe ? .

Existem fatos que ainda estão fora do nosso alcance de entendimento,

não conseguimos ter idéia do começo e nem do fim do tempo, nem mesmo

dos confins do espaço, ou se o mundo sempre existiu ou foi feito do

nada.

Não podemos no entanto compreender tais fatos.

Um coisa sabemos: O que existe de mais sublime ao alcance do nosso

pensamento e a personalidade, a mente, a inteligência e qual foi a

origem de tudo isto, poderia o inanimado criar a inteligência ?, pela

fé aceitamos como o alvo supremo de nosso pensamento um poder superior

e sobrenatural a todas as coisas que conhecemos: O Deus vivo e único

dotado de um poder sobrenatural imagináveis aos olhos humanos, mas

temos a

esperança de um dia compreendermos os mistério que nos cerca e tudo o

que esta encoberto as nossos olhos, pois na glória celestial vamos

ficar sabendo e compreendendo o que hoje não compreendemos.

Deuteronômio 29.29.

Que Deus abençoe a todos.

Paz do Senhor.

Sign In or Register to comment.