Como a abelha produz o mel?

Como é o processo químico da produção de mel pela abelha?

Comments

• Na evolução da vida, as abelhas surgiram há cerca de cem milhões de anos, junto com o desenvolvimento das flores. Desde então, esses dois grupos biológicos mantêm intensa relação de dependência recíproca (simbiose): a abelha encontra nas flores o néctar e o pólen indispensáveis à sua sobrevivência; por sua vez, uma parte do pólen adere ao seu corpo e é transportada para longe, onde irá fecundar outra flor.

Já o nectar vai para o papo ou "estômago de mel" da abelha, onde a ação de enzimas salivares inicia sua transformação em mel. Levado para a colmeia, este é expelido e armazenado nas células.

• Depois de ler tanta asneira, eu acho que tenho o direito de soltar uma, também: a abelha produz o mel porque o mel não pode produzir a abelha.

O mel é o alimento das larvas das abelhas operárias. Elas produzem também a geléria real, que é o alimento da(s) larva(s) que será(ão) a(s) futura(s) rainha(s). Produz também o própolis, que serve pra proteger a colméia contra germes (é, se não o melhor, um dos melhores antibióticos naturais).

Os melhores meles, em termos medicinais, são os das flores de macieira, de eucalipto e de um arbusto que dá em qualquer mato: o assa-peixe (pelo menos, este é o nome pelo qual eu o conheço).

Quando há floradas,em grandes plantações, os produtores costumam alugar colméias, aos apicultores, para que elas promovam a polinização das plantas e estas frutifiquem.

Em compensação, existem apicultores picaretas que, quando não há floradas, colocam pires com água e açúcar próximos às colméias, para que as abelhas produzam mel de açúcar, que é uma porcaria. Não tem o mais mínimo valor medicinal.

• Ela pega o néctar, ferve em banho maria com bastante açúcar, caldo de cana e essência de baunília. Depois é só esfriar na geladeira e salpicar açúcar de confeiteiro. É assim q ela faz.

• A reglugitação ou refluxo (vômito) da abelha é o saboroso mel que tomamos..

meio nojentinho, mas q é bom é !

hahahaha

Miado do

Gato Félix -= Gato carioca

• o mel é simplesmente o cocô das abelhas minha cara

• Pode parecer estranho, mas a abelha come o néctar das flores e caga (rss) o mel. Que inseto limpo né??

Sign In or Register to comment.