Lendas Brasileiras - As causas das secas do Ceará ...?
Há muito tempo, os cearenses resolveram que iriam expulsar Bom Jesus, não se sabe qual o motivo. Depois de muita conversa, foi decidido que ele seria mandado embora por mar. Para isso, construíram uma jangada, e nela colocaram o santo com tudo que achavam necessário para a longa viagem. Então, a jangada foi para o mar. Porém, o santo sentiu sede, e os cearenses esqueceram de levar para a jangada as garrafas de água fresca.
Por causa desse infeliz esquecimento, o santo passou uma terrível sede. A tal ponto que, apesar de sua infinita bondade, chegou a dizer essas palavras amargas: - Ô, ingratos filhos do Ceará, chegará o dia em que também vocês não terão água para beber quando sentiram sede! E assim, até hoje, o Ceará passa por constantes e terríveis secas.
Comments
Senhor, se eu não rezei direito, o Senhor me perdoe. Eu acho que a culpa foi, deste pobre que não sabe fazer oração.
E assim a vida vai se esticando por aquelas terras esquecidas por Deus e calcinadas pelo Sol.
Kiko. Sou cearense e desconhecia esta. Será que por isto o pai adotivo de Jesus, São José, foi eleito padroeiro do Estado? E os cearenses se valem dele, em suas preces, pedindo chuva?
A questão da seca não se resume à falta de água. A rigor, não falta água no Nordeste.
Faltam soluções para resolver a sua má distribuição e as dificuldades de seu aproveitamento.
à “necessário desmistificar a seca como elemento desestabilizador da economia e da vida
social nordestina e como fonte de elevadas despesas para a União... desmistificar a idéia de
que a seca, sendo um fenômeno natural, é responsável pela fome e pela miséria que
dominam na região, como se esses elementos estivessem presentes só aÃ.
Sabe – se que não é possÃvel eliminar um fenômeno natural, as secas vão continuar
existindo, mas é possÃvel conviver com o problema, pois os maiores problemas do Nordeste
são provenientes mais da ação de omissão dos homens e da concepção da sociedade que foi
implantada, do que propriamente das secas de que é vÃtima. O semi - árida é uma região
propÃcia para a agricultura irrigada e a pecuária, precisa – se apenas de um tratamento
nacional a essas atividades, especialmente no aspecto ecológico. Em áreas mais áridas que a
do sertão nordestino, como as do deserto de Negav, em Israel, a população local consegue
desfrutar de um bom padrão de vida, e em Las Vegas que um dia foi apenas um deserto
inóspito, e hoje dos metros quadrados mais valorizados do planeta.
A questão da seca no Nordeste é muito mais polÃtica do que fÃsica, e poderia ser amenizada
envolvendo ações de gerenciamento de poder, como exemplo a reforma agrária, um plano
de gerenciamento das bacias hidrográficas nordestinas, autonomia e respeito ao dinheiro
público, envolvimento da sociedade nos problemas que a atingem diretamente e
indiretamente. Mas sabe – se que realmente está implÃcito no contexto da seca, não é, sem
dúvida alguma, o interesse em resolver este grave problema que aflige diversas famÃlias do
sertão nordestino, e sim a intenção absoluta de abocanhar os recursos destinados para a
implantação desses grandiosos projetos.
ainda bem q é lenda
- Kiko!
Eu conhecia essa lenda e os cearenses sempre esperam as chuvas para o dia de São José. Quando chove nesse perÃodo, os cearenses sabem que terão uma boa colheita e que poderão sobreviver por mais um ano em suas pequenas lavouras e quando a chuva não chega no trÃduo da festa de São José, normalmente os sertanejos abandonam as suas cabanas e vão viver na periferia dos grandes centros urbanos na esperança de sobreviver a seca. Isso é um fato.
Por outro lado, pela crença ou não, falta ao nordeste uma decisão administrativa e polÃtica para implantar a irrigação e também de incentivo a agricultura e a pecuária por parte dos governos federal e estadual. Porém, se o nordeste prosperar, o discurso dos polÃticos cairão por terra, pois são dessas promessas que eles lotam as urnas de votos em todas as eleições... é sempre o mesmo discurso...
Um excelente fim de semana para você!
ÃÃÃÃÃÃPAAAAA!
Calma aà ..... essa lenda é falsa......
Aki tem muitas secas por estar muito proximo a linha do Equador e por ser uma regiao de sertao e caatinga.......por isso ja tem pouca agua e tando proximo a linha aà piora tudo né.....mas nós cearences naum expulsamos ninguém de nossas terras naum.....
Kisses from >ME<
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
que lenda hem
Ahh legaal , hohoho²
Bjsss !