As relações de susserania e vassalagem visavam o que?

a)Fortalecer os poderes reais, favorecendo o aparecimento das monarquias nacionais?

b)Desenvolver a economia monetaria e o comercio internacional?

c)Apoiar a igreja nos conflitos com os imperadores

d)Eliminar a rigida hierarquia feudal, possibilitando maior mobilidade social

e)estabelecer alianças militares, obter ajuda financeira e apoio político.

Comments

  • suserania, suseranos ...

    Visavam inicialmente o fortalecimento do poder real. Com o tempo, deu-se o inverso ...

    Meu voto é para a letra "a" ...

    http://www.culturabrasil.pro.br/feudalismo.htm

    http://www.saberhistoria.hpg.ig.com.br/feudalismo1...

  • Fiz essa pergunta à minha professora de historia da epoca do colegio e ela respondeu a letra A, susserania e Vassalagem é o q conheçemos hoje como Rei e Servos, Policia e Bandido, Chefe e Empregado, Senhor e Escravo..., os poderes reias eram fortalecidos qdo eles tinham alguem fazendo todo o trabalho de graça e sem o direito de reclamar

  • letra "E", pois os senhores mais poderosos davam terras aos menos poderos em troca de apoio militar (no caso de guerras) e apoio político.....faziam, portanto, uma relação de susserania e de vassalagem, na qual o senhor mais poderoso q doava a terra era susserano do q recebeu as terras( q se tornava o seu vassalo)....

    bjs!!!!!

  • E- susseranos e vassalos estabeleciam acordos de fidelidade, amizade, e proteção. No caso de guerras, o vassalo tinha que proteger o susserano. O vassalo de acordo com as obrigações, pagavam ( corvéia, talha, mão morta...) pelo uso da terra, defendia seu susserano, uma obrigação militar.

  • Acredito q seja letra E.Pq os vassalos pagavam TRIBUTOS para os susseranos em troca de TERRA+AUTONOMIA.Então era ajuda financeira em troca de segurança e proteção.O q me parece mais correto é a letra E.

  • e) Por que acima de tudo a relação visava aliança e fidelidade!

  • acho qu é a letra "D",pois essa relação visava uma espécie de troca de favores entre reis feudais e seus vassalos.

Sign In or Register to comment.