O que fazer quando um cliente nao fica satisfeito com as fotografias tirando no evento?
Fui fazer um aniversario de uma menina de 1 ano em um jardim, la tinha pouca iluminação, levamos um uma tocha de 2 metros com luz continua que por acaso nao ajudou muito, o ambiente da festa ficou legal, eu pudi em algumas fotos usar o flash e em outras eu aumentei o ISO que ajudou as fotos ficarem naturais e claras. Mas na hora do parabéns, a mesa do bolo estava em um local totalmente infeliz , era um local alto eu não podia acompanhar de frente pq nao tinha espaço para que eu tirasse as fotos, então quando eu tirava as fotos de frente o flesh pega o primeiro objeto que era o bolo e deixa a família atras meio escuro, então eu vendo essa situação fiquei de lado e avisei a mãe que eu iria ficar de lado pq o flesh nao conseguir pegar dois objetos que era o bolo e eles por o lugar ser alto e o flash não tem como rebater no teto, a mae concordou comigo e eu tirei as fotos de lado. Então deixamos os cd´s com as fotos no mesmo dia e fui feliz para casa pensando que eles estavam satisfeito. Dois dias depois a moça que me contratou liga furiosa pq as fotos do parabéns não ficaram boas, pq eu tirei de lado e apareceu o muro feio sem reboco, eu informei a ela que ja tinha falando isso com a mãe da criança, que eu precisaria tirar fotos de lado para não sair escuro a foto, e eu nao tinha culpa do ambiente se tinha um muro la atras Feio nao era culpa minha que aparecesse, ela ficou muito brava e colocou a culpa no meu representante comercial, disse que ele sabia e tals. Meu representante comercial ligou para ela e pediu desculpas, ele iria tratar as fotos melhores possíveis para nao sair o muro e iria melhorar a luz das que tinha ficado meia escura. No outro dia ela me manda um email totalmente arrogante, dizendo que eu era para ser profissional ou nao, me deixou la embaixo. Agora a pergunta que nao quer calar, o que eu devo fazer com clientes assim? Disse que as fotos as pessoas saem com olhes fechado, e falei para ela que eh por isso que eu tiro mas fotos para uma sair legal, tem pessoas que sempre fecha os olhos com luz forte. Como eu devo proceder com clientes insatisfeito? Na minha opniao ate agora, eu acho que ela agiu de má fé, tem fotos boas sim, eu vi, e as escuras dar para tratar, ela disse que nao achou foto nenhuma boa do parabéns e queria fotos em estúdio para a família, so que eu trabalho com eventos e luz natural de manha bem cedo ou de tarde, nao tenho estudio. Eu não sei como agir com pessoas desses tipo. O que eu faço? Estou com um dor enorme no coração, eu ja atendi vários clientes e nunca nenhum falou isso para mim, todos me elogiaram e ficaram super felizes. Estou meia abalada Por favor me ajude pleaaase! Se tem ai algum fotografo de plantao que puder me ajudar seria grata!!!!
Comments
Rayane, o teu primeiro erro foi ter entregue as fotos no mesmo dia. Não existe fotógrafo que não precise editar as fotos. E quando não edita, as fotos não ficam boas. Sempre precisa ajeitar luz, cores, contraste e tudo mais. Entregando as fotos "brutas", tu entrega também as ruins, fora de foco, escuras, e o cliente acaba criando uma imagem negativa tua. Ela tem razão em não achar o trabalho bom. No meu caso eu sempre peço um prazo de pelo menos uma semana para entregar as AMOSTRAS, que são as fotos em baixa com marca dágua para o cliente escolher as que vai querer, seja impressas ou em alta resolução. Dependendo do fluxo de trabalho, já disponibilizo estas amostras dois a três dias depois do evento, o que ajuda a surpreender e causar uma boa impressão.
No teu caso, o melhor a fazer é editar todas as fotos, e entregar um material com qualidade superior ao que você entregou da primeira vez. Ela está no direito dela de achar ruim. Se você entregar 10 fotos boas, e uma ruim, essa sempre vai se sobrepor às boas. É o mesmo que comprar um carro. Ele pode ser perfeito, motor alinhado, leve para dirigir. Mas, aquele arranhão na porta sempre vai fazer o carro não parecer tão bom assim. O mesmo com fotografia.
A sugestão é não se abalar, bola pra frente, e tentar sempre oferecer apenas o melhor que tu tem.
Monta o livro com as fotos corrigidas já, e procure uma forma de fazer foto estudio da familia ou só a criança, pra vc ter mais material pra enriquecer o livro, e faça algumas ampliações que não estão no contrato, tipo 40x50cm p/ dar de brinde
boa sorte!