Adesão por telefone, como nos casos de serviços de telefonia são válidos juridicamente ?

Tem valor legal a adesão por telefone, sem contrato por escrito e assinatura ? até cartões de crédito são aceitos por telefone

Update:

Posso simplestemente gravar o meu telemarketing e enviar a cobrança ?

Comments

  • Tem valor jurídico, sim.

    As ligações telefônicas são gravadas para a eventuais contestações em juízo.

  • Para aderir a um contrato de adesão é necessário que o aderente aceita as condições do contrato;

    depois de aceite tem de assinar para dar validade ao contrato, pois este consiste na aceitação ou não do mesmo. Respondendo a sua questão eu diria que não

  • Sim, as ligações são gravadas e por isso deve-se prestar bastante atenção... geralmente se fala muito e se ouve pouco, tem coisinhas que o vendedor fala e como etamos pensando em outra coisa, nem ouvimos e depois aquela dor de cabeça.....

    É um contrato verbal, como a moça falou, e vc deve dar seus dados, ou seja, não teria como alguem se passar por vc, (te tem, a gente sabe)... mas é valido sim

  • Sim, os contratos são válidos, mas não porque foram gravados, mas sim porque o ordenamento jurídico brasileiro admite contratos verbais.

    "CONTRATOS. Conceito: negócio jurídico resultante de um acordo de vontades que produz efeitos obrigacionais. (...) O contrato é negócio, via de regra, informal, quer dizer, existe uma grande liberdade das pessoas na celebração dos contratos, tanto que a maioria dos contratos podem ser verbais até para facilitar a nossa vida e a circulação de bens (art. 107). Chama-se de autonomia privada este campo do Direito Civil justamente porque a liberdade das pessoas no contratar e no dispor de seus bens é grande. As partes podem até criar/inventar contratos, quanto mais celebrá-los verbalmente, sem formalidades (425). Recomenda-se celebrar por escrito contratos de alto valor, mas não por uma questão de validade e sim por uma questão de segurança, caso surja algum litígio judicial (227). Os contratos verbais são provados em Juízo mediante testemunhas, que são provas menos seguras do que os documentos".

    Abraço.

Sign In or Register to comment.