Se uma pessoa morre, há algo a ser feito quanto ao seu título de eleitor?

meu primo morreu no inicio do ano, agora minha tia acha que deve "comunicar" a algum órgão rs

Comments

  • Simplesmente procurar a justiça eleitoral e cancelar o título, como qualquer outro documento, depois da morte o único documento válido é o atestado de óbito.

  • depende de cada lei eleitoral, mas em termos gerais não tem sido exigido qualquer ação especifica, pois a inscrição como eleitor fundamentalmente e controlada para efeito do exercício do direito a voto, que e um direito subjetivo, no momento de eleição. no entanto, seria ideal que fosse obrigatório dar a conhecer as entidades competentes para o devido registro e cancelamento do nome do eleitor, por forma a que as estatísticas eleitorais sejam mais excitas e seguras, evitando, por exemplo que seja contabilizado na abstinência eleitoral.

  • Acho muito bem colocada a sua pergunta. E, a partir de seu raciocínio, acredito que todas as vezes que uma pessoa morrer e a família obtiver o ATESTADO DE ÓBITO, este deveria ser comunicado a todos os órgãos em questão, como registro de RG, tribunal eleitoral, INSS (principalmente), pois, do contrário, poderá ocorrer muita fraude, ou seja: pessoas votando no lugar de mortos, bandidos recebendo pensões e aposentadorias de falecidos, estelionatários usando o RG (identidade) de falecidos até para adquirir carros e outros bens de valores.

    Já não é sem tempo de se CRUZAR DADOS e mais importante do que sua tia, idônea que se supõe, ter que sair avisando a todos que o filho morreu, é se fazer uma lei que obrigue os cartórios a comunicarem a todos os organismos federais, estaduais e municipais o falecimento das pessoas, com a mesma competência que as lojas informam ao SPC o nome de quem não cumpre com suas obrigações financeiras. Do contrário, os defuntos continuarão adquirindo de tudo, do bom e do melhor, assinando papéis importantes, fraudando o INSS que já está falido e tudo de ruim que pode vir em decorrência. Sua pergunta é importante para que o povo se conscientize de que é muito necessário manter em dia os registros de óbito.

  • O correto seria a sua tia, ou qualquer outra pessoa, comunicar o Cartório da Zona Eleitoral do seu primo, para dar baixa do Título de Eleitor dele, levando, para tanto, uma cópia autenticada da Certidão de Óbito.

Sign In or Register to comment.