Viajar desacompanhado para disney?
Gente no ano que vem eu vou viajar Orlando, com uma amiga, a irmã dela, e alguns outros amigos da irmã dela. Eu tenho 16 anos mas quando for viajar eu vou ter 17, a irmã dessa minha amiga tem vinte e poucos e os amigos dela também tem mais de 18 anos. Eu queria saber se tem algum problema eu viajar com essa idade sem nenhum responsável e se em algum momento eu vou precisar que uma pessoa mais velha responda por mim em alguma coisa.
Comments
Thiago,
Se você é brasileiro(a), menor de idade, isto é, tem menos de 18 anos de idade e mora no Brasil, saiba que você não precisa de autorização judicial para fazer uma viagem internacional nestes casos:
1 - Você está viajando com o seu pai e a sua mãe;
2- Você está viajando só com o seu pai ou só com a sua mãe. Neste caso, o genitor (pai ou mãe) ausente na viagem tem que autorizar a viagem por escrito, com firma reconhecida em cartório.
Imprima o formulário oficial de autorização de viagem internacional a ser preenchido pelo seu pai ou pela sua mãe que não vai viajar.
3- Você está viajando sozinho(a) ou na companhia de outras pessoas que não o seu pai e a sua mãe. Neste caso, o seu pai e a sua mãe ausentes na viagem têm que autorizar a viagem por escrito, com firmas reconhecidas em cartório.
Imprima o formulário oficial de autorização de viagem internacional a ser preenchido pelo seu pai e também pela sua mãe.
Se o seu caso não se aplica em nenhum destes citados, provavelmente você vai precisar de uma autorização judicial para a viagem. Neste caso, entre em contato com o Juizado da Infância e Juventude mais próximo de você. Você deve encontrar um posto do Juizado de Menores em aeroportos ou rodoviárias no Brasil.
Em caso de dúvidas sobre isso, ligue grátis para a Polícia Federal do Brasil no fone 194.
Para encontrar o posto da Polícia Federal do Brasil mais perto de você, acesse o site oficial.
Seus pais(ambos) precisam fazer uma declaração no cartório permitindo sua viagem com outra pessoa (creio que no site da polÃcia federal tem um modelo de declaração).
Se você não tiver essa declaração no dia da viagem, não deixam você embarcar no avião