ILS (Instrumental Landing System | Sistema de pouso por instrumentos)
Um ILS só pode ser usado para uma pista, para uma cabeceira, a não ser que se utilize do back course.
Ele consiste em dois sistemas distintos, um deles mostra a orientação lateral do avião em relação a pista (Localizer), e o outro mostra o ângulo de descida, ou orientação vertical (Glide Slope).
A antena do Glide Slope está localizada entre 750 e 1.250 ft da cabeceira da pista, e tem a finalidade de fornecer o ângulo de planeio (rampa de descida) correto durante uma aproximação.
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é um dispositivo de um avião no qual mostra ao piloto o eixo da pista e ele assim centraliza o avião na hora da aterrizagem.
Exitem 3 tipos de ILS:
o cat1: permite aproximações a 800 metros da cabiceira da pista a uma altitude de 60 metros
o cat2: permite aproximações a 400 metros da cabiceira da pista a uma altitude de 30 metros
o cat3: permiti aproximações com visibilidade 0.
caso a pista não opere com ils é usado o ndb, mas não é muito preciso na aterrizagem nem mostra o eixo da pista.
ILS (Instrumental Landing System | Sistema de pouso por instrumentos)
Um ILS só pode ser usado para uma pista, para uma cabeceira, a não ser que se utilize do back course.
Ele consiste em dois sistemas distintos, um deles mostra a orientação lateral do avião em relação a pista (Localizer), e o outro mostra o ângulo de descida, ou orientação vertical (Glide Slope).
A antena do Localizador está situada a 1.000 ft após a cabeceira oposta a qual estamos executando a aproximação, emitindo sinal de rádio modulado em 90 Hz e 150 Hz, separados exatamente no alinhamento da pista, com um alcance aproximado de 25 NM e até 10° para cada lado deste eixo. Tem como finalidade fornecer a direção da pista, e alinhar o avião horizontalmente com ela.
A antena do Glide Slope está localizada entre 750 e 1.250 ft da cabeceira da pista, e tem a finalidade de fornecer o ângulo de planeio (rampa de descida) correto durante uma aproximação.
O ILS tem 3 categorias:
CAT I - Uma aproximação por instrumento de precisão e pouso com uma altura de decisão não menor que 60 m (200 pés) e visibilidade não menor que 800m ou contato visual com a pista não menor que 550 m.
CAT II - Uma aproximação por instrumento de precisão e pouso com uma altura de decisão menor que 60 m (200 pés) mas não menor que 30 m (100 pés), e contato visual coma pista não menor que 350 m.
CAT III possui sub-divisões
CAT III A - Uma aproximação por instrumento de precisão e pouso com uma altura de decisão menor que 30 m (100 pés), ou nenhuma altura de decisão e contato visual com a pista não menor que 200 m.
CAT III B - Uma aproximação por instrumento de precisão e pouso com uma altura de decisão menor que 15 m (50 pés), ou nenhuma altura de decisão e contato visual com a pista menor que 200 m mas não menor que 50 m.
CAT III C - Uma aproximação por instrumento de precisão e pouso sem altura de decisão e sem restrições de visual da pista.
E por fim, o Backcourse.
Presente em algumas aeronaves o Backcouse serve para quando pousar em uma cabeceira de uma pista que não tenha ILS, mas que a cabeceira oposta tenha, mas neste sistema só o Localizer é funcional, já que o piloto automático interpreta a direção da pista e soma 180º, assim indo na outra cabeceira. Se o Glideslope fosse funcional, a rampa de descida iria levar o avião ao final da pista do pouso (começo da que tem ILS, e que o glideslope é funcional)