Quando os religiosos vão parar de falar em causas e efeitos?

A ciência já demonstrou cabalmente que existem efeitos sem causa, o mais notável deles é a flutuação quântica do vácuo. Mas mesmo assim, os religiosos ainda insistem em dizer que "há uma lei da ciência que diz que não há efeito sem causa".

Será que vão levar o mesmo tempo que demorou para admitirem que a Terra não é o centro do Universo?

Update:

-o=O=o-

"Digno de pena", digno de pena é você, que é tão ignorante que acha que eu sou digno de pena.

Mas eu não tenho pena de ti. Vou apenas sorrir, como só eu sei sorrir dos ignorantes que escolhem ser ignorantes, que são fanáticos e chamam os outros de fanáticos.

Aceite a minha simpatia, uma vez eu já fui um pateta como você.

Update 3:

-o=O=o-

"Lobo", eu não diria que isto significa que o Universo pode ter surgido sem causa, apenas que ele PODE ter surgido sem causa. Ou seja, é uma hipótese que não pode ser descartada.

-o=O=o-

"Andrea", não se trata de religião, mas de ciência. É um simples fato científico: há fenômenos (efeitos) sem causa.

-o=O=o-

"Camile", leia novamente: a mecânica quântica previu que, sem qualquer causa, surgiriam partículas subatômicas, DO NADA. E esta previsão foi comprovada.

Outra coisa, a física não está dividida. Esta divisão é didática, não é uma divisão real.

Update 5:

-o=O=o-

"William Pereira", se fosse só para encher livros, a gente pegava a Bíblia, não é mesmo?

O Big Bang é fato comprovado. Direta e indiretamente já foi comprovado. Se você acha que é só para encher livros, o problema é teu, é só mais um cérebro desperdiçado, mas existem tantos cérebros no mundo, não é mesmo?

E você comete um erro muito primáro, confunde ciência com ateísmo. Ciência não é ateísmo.

Comments

  • Kara, quando for conveniente para eles eles admitem, quando não for, negam!!... mais quero comentar algo aqui, já que você tocou no assunto de TEORIA QUANTICA!!!...

    ============

    Acho bastante questionável que os RELIGIOSOS, ao se depararem com algo que os cientistas ainda não entendem (e isso sempre vai acontecer, porque ninguem entende tudo) acabam tentando preencher a LACUNA com o DEUS deles!!!... Veja a fala: "ta vendo, vc não entende é porque é mistério de DEUS"... "Num sabe é porque foi DEUS"...

    ============

    Ultimamente os criacionistas têm se "APOSSADO" da física QUÂNTICA como se fosse a maior arma contra os evolucionistas!!!...

    ============

    O fato de o "MUNDO QUÂNTICO" não ser algo tão acessível ainda para que nossas mentes conceba conceitos estáveis, dá o direito aos CRIACIONISTAS de MISTIFICAR ele?

    pois é o que fazem, e já ouvi dizer de palastras de "CIENTISTAS" afirmando que o MUNDO QUANTICO explica a existência de DEUS!!!... Ouvi isso de uma colega CRIACIONISTA!

    ===========

    Da mesma forma que vocês devem estar pensando, eu pensei: "SERÁ QUE É CIENTISTA MESMO?"...

    ==========

    O argumento era: "A fisica QUANTICA descobriu que TUDO É ENERGIA!!!.. essa energia é SINGULAR no UNIVERSO, ou seja, algo que em qualquer lugar é a mesma coisa, e tudo é UNIDO e se relaciona!!!... !!! Isso explica a ONIPRESENÇA!!... então essa ENERGIA é DEUS, portanto DEUS EXISTE... cqd!!!...

    =========

    prefiro o argumento ONTOLÓGICO, ou o argumento do DESINGN!!!... a pobreza de lógica é a mesma!!!... :)

  • Quântica.... essa palavrinha assusta.

    Lembrei de uma frase de alguém lá do livro de Dawkins "Se alguém disser que entende a física quântica é porque ele não entende nada de física quântica".

    (sei que saí do foco da questão... mas tudo bem)

    O problema com relação aos religiosos questionarem isso é pq muitos deles se sentem desconfortáveis com estes assuntos , pq temem estarem questionando o próprio deus e seu poder. E isso na visão deles é pecado.

    Um Abraço

  • Eles já foram centenas de vezes desmascarados pela ciência e insistem em acreditar em arcaicos dogmas e crenças infundamentadas

    enquanto existirem pessoas que acreditem no que eles falam e que ajudem-os a pregar eles continuarão acreditando em mentiras e defendendo o indefensável

  • Sim, causa e efeito não vale para quantica. Gostaria, na minha ignorancia, de entender isso.

  • Quando eles terminarem o segundo grau talvez eles admitam.

  • Acho que vai demorar muito mais tempo do que isso!

  • Acredito que para se reconhecer um erro é preciso tempo!

    E nem todos conseguem ou querem abrir os olhos e começar a entender as coisas.

    Valeu.

  • "porque não há efeito sem causa" O que a razão ainda não conseguiu é encontar causas relacionadas para "todos" os efeitos, que não significam q ela(s) não esteja(m) lá...só ainda não ainda se conseguiu descobri-la.

    Sabemos que a física(uma das ciências que melhor explica e tem condições futuras em explicar, esse e todos os fatos naturais) é dividida em partes, clássica, moderna, quântica e por aí vai...E que as coisas levam tempo para serem elucidadas da maneira como agem...Tenhamos paciência para futuras respostas q sempre complementam as antigas ou as atuais...Cada nova descoberta vai complementando as existentes ou até mesmo fazendo cair por terra àquelas que pela razão não podem ser suatentadas...Deixemos que o avanço da ciência nos dê as respostas que tanto buscamos, mas para q ela (ciência) exista e persista e continue sendo ciência, precisa dos supostos pensamentos "tolos" acerca da realidade, para sustentá-los ou desmenti-los através das n experiências!

  • É incrível como um carro atravessar a parede de uma garagem onde se encontra, indo parar do outro lado da parede, e sem destruir a parede!!! Um livro do Carl Sagan diz que a mecanica quantica descreve isso como possivel.

    Se a ciencia já demonstrou até as ultimas conseqüências que existem efeitos sem causa, eu acho que as pessoas deveriam se regozijar com algo tão estupendo.

    Cesar "Primata Ateu" - Eu já achava maravilhoso as coisas existirem sem a necessidade de Deus devido à um encadeamento de causas e efeitos sem principio, como ensina o Budismo (e eu acreditava só porque me convenceu...). Agora esse fato dos efeitos sem causa é algo ainda mais fabuloso, pois significa que houve um começo para o universo, e não um retrocesso infinito onde fosse impossivel detectar o inicio.

    Eu talvez tenha errado ao ter escrito "incrivel" entre aspas duplos; eu estava confuso e pensei que talves a palavra incrivel não devesse ser usada a fatos que nos surpreendem. Mas ao mesmo tempo se não se não nos alegrar-mos com os fatos alegando serem eles apenas fatos iremos nos alegrar com o que então? Com os deuses, caindo no erro de toma-los como reais, e não como literatura fantastica de entretenimento...

    Obrigado.

  • E quando os ateus vão parar de falar em cientificismos ? Essa relação causa-efeito é devida, na religião cristã, à enorme influência do teólogo São Tomás de Aquino na dogmática católica e, por extensão, na consciência dos fiéis mais desavisados. Não discutirei a relatividade desses supostos fenômenos sem causa, aparentemente. Respeito sua convicção e a liberdade que lhe é resguardada de expressar livremente seu pensamento, mas a ciência humana não consegue e nem conseguirá dar respostas a todas as questões do Universo. Exemplo: como foi o advento do surgimento do Universo ? Por que, supostamente, só há condições de vida inteligente em atmosferas oxigenadas, com temperaturas médias e com água, como no nosso planeta ?

    Por favor, não me venha com a teoria furada do Big Bang, porque qualquer um sabe que isso é uma mera especulação para encher livros de biologia e astronomia. Respondi há pouco sobre isso ( http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=200... ). Se vocês, ateus, desejam expor solidamente suas teses, ataquem as lacunas da ciência, assim como atacam as lacunas das instituições humanas de religião. Elevar a ciência humana ao posto de pilar único, soberano e absoluto de provedor de conhecimento denota inconsistência ao que você diz. Tenho certeza que você também sabe disso, que a ciência humana não é capaz de dar explicações satisfatórias, por si só, a todas as grandes questões que afligem o ser humano há milênios. Vlw

    ---------------------

    Como assim o Big Bang foi comprovado ? Se ele tivesse sido comprovado os europeus e estadunidenses gastariam cerca de 10 bilhões de dólares para construir o Colisor Linear Internacional a fim de reproduzir as condições em que ocorreu o advento do surgimento do Universo ? Acredito que não.

    Certamente ciência não é ateísmo (nem disse isso); indiquei que ateus, como você, sempre enunciam princípios científicos e conclusões mirabolantes dadas como absolutamente infalíveis. Essa sua pergunta é prova disso. Muitos ateus acreditam que a ciência é capaz de responder a todos os anseios da humanidade, é capaz de desvelar todo e qualquer segredo, enfim, que a ciência é a chave para uma humanidade perfeitamente plena em conhecimento, "sem os obscurantismos ocasionados pelas manifestações religiosas". Apenas disse que se ateus desejam ter maior consistência de argumento, que considerem fundamentalmente as falhas da ciência humana. Observe, por exemplo, que não fundamentei minha resposta em passagens bíblicas ou congêneres, apesar de considerá-los subjetivamente. Fique claro que nunca apresentei a leitura da Bíblia como forma de se responder a todas as questões que afligem a humanidade. Infelizmente, a Bíblia depois de sucessivas traduções e transcrições, desde o hebraico e o grego, chegando às línguas vernáculas dos Estados-Nação modernos, teve seu conteúdo deturpado e censurado. Se pensasse o contrário, você acha que eu postaria uma teoria científica como a de Higgs na pergunta que lhe apontei?

    É isso: gostaria que você me indicasse onde posso encontrar a comprovação "direta e indireta" da teoria do Big Bang. Seria de muita valia para mim.

Sign In or Register to comment.