sou casada no papel a 12 anos?

nao tenho mais nada a 1 ano e nem moramos mais juntos a +- 4 anos ele morava com a mae e eu moro com a minha e os dois filhos. como devo proceder para me separar?

Comments

  • Pelo que entendi vc foi casada no papel por doze anos e agora já se encontra separada de fato ha mais ou menos 4 anos. Pode pedir o divórcio direto, se possivel amigável. No caso de amigável, vocês poderão ir a um cartório com duas testemunhas e homologar o acordo, até mesmo se tiverem bens, sobre pensão e visita. Se não há acordo amigável,deve procurar um advogado e entrar com ação de divórcio direto com partilha de bens e visitação dos filhos, pensão,etc... em uma vara de familia.

  • Vc pode pedir o divórcio direto. Como já estão separados de fato à mais de 2 anos, o divórcio direto´é a melhor opção, pois evita de, mais tarde, converter a separação em divórcio.

    Para isso, vc deve procurar um advogado e informar que quer se separar. Se vc recebe menos de 3 salários mínimos, procure a defensoria pública ou o fórum de sua cidade, pois irão nomear um advogado do estado para vc.

    No divórcio será discutido os bens que cada um ficará, a guarda das crianças, bem como o valor de uma pensão alimentícia (se vc a quiser).

    Se houver consenso quanto ao divórcio, além se sair mais barato para vcs (só precisa de um advogado), é mais rápido e menos estressante para o casal e, principalmente, para os filhos.

  • querida, caso ele concorde com a separação vc poderá entrar com pedido de divórcio consensual direto, pois vocês se encontram separados de fato a mais de 2 anos.

    Agora caso ele se recuse a separar, você poderá ingressar em juízo pleiteando divórcio direto litigioso.

    É importante salientar que em ambos os casos não será necessário a separação pois já houve o lapso temporal de 2 anos exigido para o divórcio direto.

    Urge salientar que mesmo sendo o divórcio consensual, o mesmo não poderá ser realizado em cartório, pois existe interesse de menores em jogo, o que exige a presença do Ministério Público em todos os atos do processo. Portanto você deverá ajuízar a ação em uma das varas de família do fórum de sua cidade.

    Caso você não tenha condições financeiras de arcar com honorários advocatícios, ou seja, caso não possa pagar um advogado, você pode recorrer a defensória pública de sua cidade, nesse caso eles entram com o processo para vc sem lhe cobrar nada.

    Espero ter sido útil, um abraço e boa sorte.

  • olha para ocorrer a separação judicial no papel, é necessario que vc procure um adv , o mesmo poderar propor a ambos a separação consensual,nela a audiência é marcada e no foro mesmo ja saiem separados, claro se ela estiver de acordo. E se tiver bens , filhos é decidido na hora.

  • Ola....

    Separada vc já está. Agora é partir para o divórcio. Procure um advogado pois näo é complicado, desde que os dois entrem em acordo com os termos do divorcio. Abracos.

  • procura um advogado e pede divórcio

  • Procura um advogado.

Sign In or Register to comment.