alguém sabe me explicar de forma fácil o uso dos pronomes do caso?

reto e oblíquo, dando exemplos, se possível. Obrigada.

Ah, uma lista deles tamb ém iria ajudar bastante.

Comments

• Os pronomes pessoais indicam diretamente as pessoas do discurso. Quem fala ou escreve assume os pronomes eu ou nós, emprega os pronomes tu, vós, você, vocês ou algum outro pronome de tratamento para designar a quem se dirige e ele, ela, eles ou elas para fazer referência à pessoa ou ao assunto de que fala.

São do caso reto os pronomes pessoais que, nas orações, desempenham a função de sujeito ou predicativo do sujeito, como pode ser visto na tabela a seguir.

Singular Plural

Primeira pessoa eu nós

Segunda pessoa tu vós

Terceira pessoa ele, ela eles, elas

Na língua culta, formal - falada ou escrita -, esses pronomes não devem ser usados como complementos verbais. Frases como "Vi ele na rua", "Encontrei ela na praça", "Trouxeram eu até aqui", comuns na língua oral cotidiana, não são aceitas no padrão formal da língua. Na língua culta, devem ser usados os pronomes oblíquos correspondentes: "Vi-o na rua", "Encontrei-a na praça", "Trouxeram-me até aqui".

São do caso oblíquo os pronomes pessoais que, nas orações, desempenham as funções de complemento verbal (objeto direto ou indireto) ou complemento nominal. A forma dos pronomes do caso oblíquo varia de acordo com a tonicidade com que são pronunciados nas frases da língua, dividindo-se em átonos e tônicos.

Pronomes oblíquos átonos

Singular / Plural

Primeira pessoa / me / nos

Segunda pessoa / te / vos

Terceira pessoa / o, a, se, lhe / os, as, se, lhes

Pronomes oblíquos tônicos

Singular / Plural

Primeira pessoa /mim / nós

Segunda pessoa/ ti / vós

Terceira pessoa /ele, ela, si /eles, elas, si

• Os pronomes pessoais do caso reto (eu, tu, ele, você, nós vós, eles, vocês) são sempre sujeito.

Os do caso oblíquo podem ser objetos diretos ou indiretos.

Objeto direto:

me, te, o, a, se, nos, vos,os, as, los.

Objeto indireto:

mim, ti, lhe, si, lhes.

;.;

• Veja o quadro abaixo:

RETOS OBLIQUOS ATONOS OBLIQUOS TONICOS

eu me mim, comigo

tu te ti, contigo

ele,ela se, lhe, o, a si, consigo

nós nos conosco

vós vos convosco

eles,elas se, lhe, os, as si, consigo

Sabemos que as formas oblíquas tônicas dos pronomes pessoais vêm acompanhadas de preprosição.

Assim desempenham a função de complemento nominal, OBJETO DIRETO, agente da passiva, adjunto adverbial.

As formas atonas são formas proprias do objeto direto: o, a, os, as e suas variantes.

Formam com o verbo, um todo fonetico. São colocados, frequentemente, apos a forma veral(enclise); muitas vezes antes (próclise); mas ratramente, no meio (mesoclise). Mas essa colocação não é indiferente, pois, com os PRONOMES atonos o verbo se alonga e o ritmo da frase modificas-se. A correta colocação do PRONOME atono será sempre aquela que provocar um ritmo agradavel, caracteristico do portugues.

Normas praticas de colcoação do pronome atono, cf gramatica tradicional:

enclise (apos forma verbal) As formas verbasi do infinitivo impessoal , do imperativo afirmativo e do gerundio exigem a enclise do pronome.

Ex>: aventurou-se pelo deserto, afastando-se do acampamento.

Aqui vos trago provisões, tomai-as!

proclise - devemos colocoar o pronome atono antes do verbo, quando antes do verbo houver uma palavra pertencente a un dos seguintes grupos:

palavras ou expressoes negativas, pronomes relativos, indefinidos, conjunções subordinativas, advérbios.

MESOCLISE: usa-se o pronome do meio da forma verbal, quando esta estiver no futuro simples do presente ou no futuro simples do preterito do indicativo.Ex. quando ela voltar, contar-te-ei.

OBSERVAÇÕES GERAIS:

O PRONOME si deve ser empregado em frases reflexivas

• xii falou grego....

Sign In or Register to comment.