É preciso abrir um nova conta para receber o salario?
Boa tarde, meu novo emprego me pediu para abrir um conta do bradesco,
porém como meu pai ja teve muitos problemas com o banco, não gostei muito da
idéia. Já possuo conta no banco Itaú, posso recusar de abrir esse conta e receber meu salario
no Itaú?
Comments
Cara,
... você pode recusar sim, ou exigir que a empresa venha a arcar com os custos e taxas de manutenção da conta e tals, mas isso além de dor de cabeça, se você quer o emprego, abra a conta. Bancos são todos iguais hoje em dia. Já tive bradesco e hoje tenho itau e não mudou muitoa coisa ... rsrs ...
Abraços.
PS: Não perca o emprego por um detalhe bobo desse ....
Ola Henrique
Vide resolução Bacen 3402 art 2º Incisoa I e II (trata-se da portabilidade de contas ditas 'salário'
Dispõe sobre a prestação de serviços de pagamento de salários, aposentadorias e similares sem cobrança de tarifas.
I - é vedado à instituição financeira contratada cobrar dos beneficiários, a qualquer título, tarifas destinadas ao ressarcimento pela realização dos serviços, devendo ser observadas, além das condições previstas nesta resolução, a legislação específica referente a cada espécie de pagamento e as demais normas aplicáveis;
II - a instituição financeira contratada deve assegurar a faculdade de transferência, com disponibilidade no mesmo dia, dos créditos para conta de depósitos de titularidade dos beneficiários, por eles livremente abertas na forma da Resolução 2.025, de 1993, e alterações posteriores, ou da Resolução 3.211, de 2004, em outras instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil.
§ 1º A vedação à cobrança de tarifas referida no inciso I aplica-se, inclusive, às operações de:
Ou seja:
Para atender a empresa Você abre a conta no Bradesco, mas este, a seu pedido para atender a referida Resolução deve assegurar transferir todo o valor de seu salário para a conta que solicitar sem custo algum. É seu direito.
Para um melhor entendimento procure RESOLUÇÂO BACEN 3042 de 2006
Sds
- Veja, que hoje, já é instruido pelo Governo Federal, que o empregador deposite o salário de seu empregado no banco de sua preferencia e que o empregado tenha mais afinidade com ele. Óbvio é que se a empresa centralizar todas as contas-salários em um mesmo banco, prá ela fica muito mais fácil, rápido, e desburocratizado efetuar o pagamento.
Abraço,
Jose André.
Geralmente não, a menos que a sua empresa abra uma exceção, o que é bem raro. A preferência pelo Bradesco é porque muito provavelmente sua empresa tem conta lá. Para transferir seu salário para o Itaú eles teriam que, ou ir no Itaú depositar ou pagar um doc, o que é um trabalho ou custo extra para eles. Por isso eles raramente aceitam.
A conta salário é só para receber salário, é uma conta diferente que não possui encargos. É mais fácil você abrir a conta no Bradesco, e quando receber tirar tudo de lá e depositar no Itaú.
é melhor ir no banco lá pode haver informações mais detalhadas
Depende, se o seu banco não for o mesmo do seu emprego, tem de abrir uma conta no banco que eles têm