qual a diferença do pronome oblíquo átono e tônico te e ti???

quado uso um e quando uso o outro?

exemplos por favor, se possível.

Atenciosamente

Comments

• "Te" é pronome oblíquo átono, como também o são "me", "se", "o(s)", "a(s)", "lhe(s)", "nos" e "vos". Os pronomes oblíquos são os que na frase exercem função complementar, iso é, são os que têm por função representar o complemento do verbo:"mandaram-me embora" ( o "me" exerce a função de objeto direto), "Disseram-nos diversas coisas" o "nos"exerce função de objeto direto), "Mario vai sair comigo" ( o comigo exerce função de adjunto adverbial de companhia.

"Eu" e "tu flexionam-se em mim e TI quando regimes de preposição: "de mim", "de TI", "por mim", "por Ti". A forma "ti" sempre se usa antecedida de preposção:"de TI".

O "te" ( e todos os oblíquos átonos) uma vez que, para efeito de prosódia deve apoiar-se no acento do verbo, NÃO PODE INICIAR UM PERÍODO .

• Te- é objeto direto e indireto. Usa-se com um verbo transitivo direto (fazer o quê),fazendo o papel de objeto direto Ex: Amo-te; acarinho-te. Persigo-te. Ou pode também ser um objeto indireto. Ex:.Entreguei-te os papéis.

Ti é usado como objeto direto preposicionado : Amo só a ti. Ou como objeto indireto (preposicionado): Entreguei a ti os papéis. Dirijo-me a ti em primeiro lugar.

• Ti se usa depois de preposição, te se usa sem preposição.

Sign In or Register to comment.