Interessante a sua pergunta, talvez não possa responder mais, usando um pouco de lógica, o cooler tem uma rotação (rpm) maior que o motor convencional de carrinho elétrico, então deveria gerar uma quantidade de energia maior, eu também queria saber mas nesse caso usaria um motor de um HD velho (já que pode chegar a mais de 7000 rpm), você pode fazer alguns testes você mesmo e tirar suas próprias conclusões! Para isso use algo para fazer o motor girar e coloque um multi-metro nos fios dele, faça o teste em ambos, usando sempre a mesma fonte que fez o primeiro motor girar.
Não sei pois consegui o HD mais ainda não fiz os testes. XD
Valeu !
..... Bom dei uma olhada e achei algo interessante no forum clubedohardware
Comments
Interessante a sua pergunta, talvez não possa responder mais, usando um pouco de lógica, o cooler tem uma rotação (rpm) maior que o motor convencional de carrinho elétrico, então deveria gerar uma quantidade de energia maior, eu também queria saber mas nesse caso usaria um motor de um HD velho (já que pode chegar a mais de 7000 rpm), você pode fazer alguns testes você mesmo e tirar suas próprias conclusões! Para isso use algo para fazer o motor girar e coloque um multi-metro nos fios dele, faça o teste em ambos, usando sempre a mesma fonte que fez o primeiro motor girar.
Não sei pois consegui o HD mais ainda não fiz os testes. XD
Valeu !
..... Bom dei uma olhada e achei algo interessante no forum clubedohardware
http://forum.clubedohardware.com.br/cooler-tambem-...
Segundo as pesquisas do usuário Saulo_GPU "o pico de geração foi de 2.6 V e em escala de 200mA gerou 0.02mA" teste com um cooler
E o usuário Alexandre Ribeiro disse que "Qualquer motor elétrico a indução funciona como gerador."
Tem mais aqui: http://forum.clubedohardware.com.br/resolvido-mont...
Você pode fazer um cadastro no forum é muito bom sempre utilizo ele e recomendo, pois as perguntas já são direcionadas para a área da eletrônica.
O motor de cooler, apesar de talvez ter mais velocidade que um motor de carrinho elétrico, tem menos torque. à só você encostar o dedo no meio da hélice, que ele já tende a parar. Então, acho que o cooler ganha em velocidade, o motor de carrinho ganha em torque, pois como precisa movimentar uma roda no chão para que o carrinho se desloque, precisa de mais força, o cooler só precisa movimentar o ar.