Forno a gás e forno elétrico tem alguma diferença?

Eu vi uma receita e nela dizia pra colocar a "tal comida" no forno elétrico. Tem algum problema eu colocar em forno a gás?

Comments

• Procura no Google

Espero ter ajudado!

• Acho que tem sim mais não sei ao certo.

• Fornos a Gás

Todos nós conhecemos, são aqueles embutidos debaixo do fogão, que todo mundo tem em casa. Com o advento dos cooktops, o forno virou opcional e pode ser comprado separadamente. Também existem cooktops elétricos e gás ou eletricidade virou questão de escolha e estilo.

O forno a gás, tão popular antigamente com as nossas mães e avós para fazer tudo, tem vantagens e desvantagens:

VANTAGENS

• Esquenta e esfria mais rápido que o forno elétrico;

• Consome menos energia elétrica;

• Se você tiver gás encanado em casa, pode ser conveniente;

• Gás é mais barato do que energia elétrica;

• É mais econômico a longo prazo;

• Normalmente são maiores, vantajosos para carnes assadas;

• Para assar tortas pode ser melhor – esquenta mais embaixo do que em cima, e não queima a cobertura.

DESVANTAGENS

• Não distribui o calor igualmente por todo o forno;

• O controle de temperatura não é preciso e pode ser um problema para preparações delicadas;

• Mais difícil de limpar do que o forno elétrico;

• Custa mais para ser instalado;

• Requer conexão com a rede de gás ou com botijão retornável;

• Tem risco de vazamentos de gás se a manutenção não for feita corretamente.

-

Fornos Elétricos

Quando falo de forno elétrico, não estou falando daqueles forninhos pequenos com dois botões de girar que servem pra esquentar as coisas e não fazem mais nada. Estou falando de fornos de verdade, grandes, para uso de dia-a-dia como o forno a gás do fogão. Eles normalmente são independentes do fogão e possuem muito mais funções, mas também tem seus prós e contras:

VANTAGENS

• Possuem maior controle de temperatura exata;

• A distribuição do calor dentro do forno é melhor, principalmente se possuir ventoinha (forno combinado), possibilitando assar mais itens ao mesmo tempo;

• Mais fácil de limpar;

• Precisa apenas de uma tomada aterrada (normalmente 220V);

• Mantém o calor por mais tempo depois de desligado, útil para manter pratos quentes;

• Funções para ligar apenas o calor no chão, ou no teto do forno, e função grill.

DESVANTAGENS

• Consome cerca de 40% a mais de energia elétrica do que o forno a gás;

• Demora para esquentar e esfriar (cerca de 20mins para atingir temperatura);

• São mais caros do que os fornos/fogões a gás;

• Não vem junto com o fogão!

-

No fim das contas, acho que é uma questão de você saber pra que vai usar o seu forno e se um forno elétrico vale a pena e cabe no seu orçamento. Eu não abro mão de um forno elétrico bom, de um fabricante de qualidade, porque não posso trabalhar com um forno que não asse duas formas de maneira uniforme – mas também não costumo assar pernis e perus nem nada do gênero, para o qual sem dúvida o forno a gás é mais adequado.

Se o que você faz mais são salgados, assados e massas, e um bolo de vez em quando, o forno a gás com certeza pode suprir suas necessidades sem problema nenhum.

Agora, se o seu negócio são doces, ou você precisa assar muitas coisas de cada vez para economizar tempo, o forno elétrico pode ser um ótimo investimento. A longo prazo, o forno a gás é mais barato – mas depende muito, como eu disse, de como você vai usá-lo.

Eu trabalho somente com o forno elétrico combinado. Mas jamais teria conseguido assar o pernil de ano-novo nele!

• O forno eletrico vc deve deixar menos tperatura,ja o a gaz vc deve deixar no maximo.pois o aquecimento não e tão forte kanto o do eletriko...

• Acho que a diferença é o tempo. Se o seu forno a gas é maior que o eletrico, talvez tenha q deixar a tal comida mais tempo.

• Eu vejo diferenças... mas no seu caso, penso, que se seu forno a gás esta bem regulado não vai ser problema.

Sign In or Register to comment.