O que os católicos pensam sobre o sincretismo da Umbanda?

Os umbandistas associam os santos com os orixás, por crerem que eles participam de um mesmo campo de atuação divino...

Eu penso que o culturalismo das religiões do mundo geralmente dá diferentes nomes para as mesma forças do universo...

Comments

  • O católicos , protestantes, pentecostais acham que Umbada e espiritismo são todos do diabo....Aliás crente acham que até que todas as religiões são do diabo , salvo eles....

    O sincvretismo se deu devido os patrões proibirem os escravos negros de terem sua tradição religiosa de orixas...Assim os negro vendo a religião católica de seus patrões tinham mais ou menos a mesma coisa...Deus= Oxalá- Santos= Exus- Demonios: = Quiumbas...Assim colocaram nomes de santos católicos em seus orixas e exus, formando um sincretismo.....

    Aliás a Umbanda não foi trazida da Africa, mas fundada por um médiun barasileiro carioca, que começou a ter contatos com espiritos de negros e indios desencarnados.

    A Umbanda é parecida com Candomblé, mas é diferente, pois não usa roupas coloridas, nem faz oferendas de sangue ou animais mortos.

  • A Umbanda é um sincretismo de Espiritismo, Catolicismo e cultos africanos.

  • Faz parte da cultura brasileira, os escravos ñ podiam adorar suas divindades e rezavam diante das imagens católicas + c/ o pensamento em seus orixas.ñ tenho nada contra faz parte da historia do Brasil.

  • Não só os católicos, mas os cristãos, por ignorância, fundamentalismo e fanatismo, não aceitam esse sincretismo. No entanto, a Umbanda é uma doutrina seria, muito mais profunda do que as religiões oficiais. Interessante é que, apesar de ser perseguida, sobreviveu através dos tempos e, mais ainda interessante, é de que existe em vários países onde o negro foi cativo, com o mesmo sincretismo. Estive recentemente em Cuba, onde visitei "santerias" (terreiros de umbanda) e constatei serem os santos dali idênticos aos nossos, com o mesmo sincretismo. Como isso foi possível em países tão distantes? Para você ter uma idéia, ali disse à mãe de santo que eu era de Ogum. Ela reconheceu logo: O Santo Guerreiro! (São Jorge). Mais ainda: para ser aceito na santeria, assim como na umbanda, é necessário ser batizado na I. Católica. Ou seja, o umbandista é tolerante, ao contrário do católico. Você está certíssimo, pois as forças do universo são as mesmas.

  • Legal Umbanda.Eu vou a missa e quando saio vou pro terreiro

  • è as religiões do mundo dão nomes diferentes a uma mesma coisa

    como por exemplo deus e buda tem o mesmo significado

    assim como o biig-bang e deus ! na verdade depende do ponto de vista

    e da tradição cultural de cada um!

    Onie seus dados estão incorretos na verdade 67% dos católicos são umbandas!!

  • eles estao de acordo pois 95 % dos catolicos mexem com umbanda.

Sign In or Register to comment.