O vizinho é obrigado a podar árvores que sujam meu terreno?
Boa Noite, estou com um problema com meu vizinho, ele possui 2 árvores (mangueiras) que sujam meu terreno principalmente com frutos e uma dessas árvores fica ao lado da minha garagem, imaginem quando essa árvore está cheia de frutos em uma forte chuva com alta ventania, cai muuitas folhas e frutos em cima da telha, (suja e incomoda com barulho). Já falei com esse vizinho e ele nem podar quer,ano passado tive que tirar do meu bolso para podar e não acho isso certo, já que vem do terreno dele, o que eu faço já que a conversa não funcionou ?, existe algum meio legal que o obrigue a poda-la ?? desde já agradeço.
Comments
Pedro,
mate a árvore.
Compre uma garrafinha de herbicida e coloque na raiz da árvores.
Herbicida são vendidos em casas agropecuárias.
Não são controladas, mas você precisa apresentar um RG no ato da compra.
Com um cano comprido mire na base da árvore e despeje o conteúdo.
Um mês para surtir efeito.
Pela lei você é quem tem obrigação de podar a parte que ultrapassar para seu terreno...
Aliás... os frutos que também estiverem sobre seu terreno também são seus...
Ou seja, você tem DIREITO aos frutos e DEVER de podar a árvore
Olha se esta na calçada nem seu vizinho ou vc podem podar, tem que pedir para a prefeitura fazer isso, caso seja dentro do terreno dele seria de bom tom que ele cortasse, mas infelizmente as pessoas não são muito educadas e não pensam nos incômodos que trazem, a árvore da minha vizinha também joga as folhas todas para dentro da minha casa, o pior que o piso é branco e as folhas da árvore mancham tudo.
se estiver causando danos a terceiros (no caso vc) vc pode sim reclamar que ele pode a arvore, ainda mais se oferecer riscos maiores, so não me lembro de nenhum dispositivo legal para isso, mais não ajuize uma ação se não tiver certeza que ira ganhar ''/
Esse é um problema complicado
Uma solução seria a de conversar com ele, talvez você já tenha feito.
Não o aconselho a cortar os ramos que estão no seu quintal.
Sugestão, caso o diálogo direto não tenha surtido efeito.
Vá ao distrito e leve o caso ao conhecimento do delegado.
Se não resolver leve o seu problema ao juizado de pequenas causas.
Você não precisa de advogado.
É rápido, e com certeza absoluta seu problema será resolvido.
Tudo que ultrapassa o seu terreno vc pode podar..ou seja esses galhos todos vc pode podar bem na linha da sua cerca..[
Ele nao tem obrigação pq esta fora do terreno dele...
Contrate alguem para podar mesmo que custe caro mas peça para podar o mais perto da cerca possivel assim cresce mesmo do seu lado
A parte da mangueira que se encontra no seu quintal é sua! vc pode mandar arrancar todos os galhos dessa mangueira do seu lado e deixar os galhos do lado dele. Mas eu acho um disperdicio... Manga é tao deliciosa, faço sucos, chupe manga mas mantem a arvore lá.