No princípio era o Caos? Ou no principio Deus criou?

Paz e Bem e boa tarde a todo mundo!

O ateísmo, não define muito bem de onde tudo surgiu; porque surgiu , se não nada teria seu fim, porque não se originou.

No princípio era o caos (Khaos) é o início da teogonia de Hesíodo, mas mesmo o caos de Hesíodo busca implicitamente demonstrar que tudo tem uma origem.O Abismo, de onde surgem os deuses Gaia, Eros, e o tártaro, o mais profundo dos abismos.

Então nem o Caos é infrutífero, ele gera a nossa terra, o nosso amor e o nosso inferno.

No Genesis a teogonia é a palavra criadora de Deus, o Faça-se, o Verbo de Deus, o mesmo que viria se encarnar na nossa humanidade e se fazer Homem, através de outro "faça-se" o da Virgem Maria, aceitando a Vontade de Deus de que Sua Palavra fosse feita em Humanidade, pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Assim sendo, ou é o Caos que gera o amor ou é Deus que gera a criação, expressão de Seu amor.

Não existe escapatória para entender de onde tudo vem.

Ou será tudo pelo Acaso?

O Acaso, gera a ordem, a inflexibilidade das leis naturais, o processo de nascimento , vida e morte?

É por acaso que vivemos nossas vidas?

Bento, irmão menor e pecador.

Update:

Eu não devia ter feito esta pergunta, porque vai ser difícil escolher a melhor.

Parabéns a todos.

Comments

  • Amigo Frei Bento !!!

    Ótima pergunta !!

    Já li todas as teorias possíveis para o surgimento da vida no planeta Terra bem como a própria formação deste planeta, e todas são falhas, não existe 100% de comprovação em nenhuma.

    Tanto a teoria do Big Bang como a do Universo Eterno em equilíbrio, apresentam consideráveis lacunas.

    Concordo com Mário Novello,que é partidário do Universo Eterno e apresentou a hipótese de um modelo onde o Big Bang surgiria com o ápice de um período de colapso no Universo Eterno (essa expansão ocorre até hoje). Ele publicou seu modelo na "Physical Review D".

    Porque não acreditar nessas duas hipóteses, porque temos que separá-las ?

    A Teoria do Big Bang como uma "grande explosão" é inverossímil, já que não explica o que existia antes.

    Muitos físicos concordam neste determinado ponto: "E antes o que existia?"

    Não poder explicar ou informar como era o "antes," faz pressupor que a física é irracional.

    Como nasceu o Universo ??

    É a pergunta que não se cala entre os cientistas.

    Claro, que se fosse tão fácil, acreditar que tudo está resolvido com a Teoria do Big Bang, centenas de cientistas não continuariam dedicando as suas vidas para solucionar este problema, enviando "sondas" para entenderem melhor este grande mistério chamado "Universo".

    * Os problemas Físicos da Teoria do Big Bang são bem coerentes e debatidos pelos pesquisadores. Principalmente no que se refere a teoria Experiência de colisão de átomos. Os físicos ainda estão ponderando como o universo inicial realmente se desenvolveu se a matéria se comportou como líquido em vez de gás.

    A Ciência deveria ser menos dogmática e mais dialética.

    Se Deus e o Caos podem não explicar tudo satisfatoriamente para algumas pessoas, a Ciência também está longe de uma explicação definitiva sobre este fato.

    O que me deixa chocada é ver que alguns ateus negam "fatos" mais veementemente que os próprios cientistas.

    Ficar postando diversos artigos sobre a Teoria do Big Bang e da Evolução da Espécie não prova nada.

    Tanto a Religião e a Ciência deveriam ter uma visão mais ampla e se absterem de visões dogmáticas e definitivas.

    Será que todos os céticos já leram com olhos de observador e crítico algumas falhas apontadas??

    Engraçado que para criticarem Deus agem de forma mordaz, mas para criticarem a Ciência são mais ponderados.

    "O que vemos é belo;

    mais belo ainda o que sabemos.

    O maravilhoso reside, no entanto,

    naquilo que ainda não compreendemos."

    Niels Stensen

    Acredito na Espiritualidade e na Ciência.

    Estou sempre lendo sobre tudo.

    Ainda estamos longe da completa lógica em todas as duas.

  • Olá Frei!

    Eu mantenho o meu olho na eternidade.

    Deus criou os céus e a terra. A vida não se esgota no imanente.

    O autor aos Hebreus já nos ensina: "A fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos. Pois foi por meio dela que os antigos receberam bom testemunho. Pela fé entendemos que o universo foi formado pela palavra de Deus, de modo que aquilo se vê não foi feito do que é visível" .

    Não devemos nos apegar às coisas visíveis, seja o conhecimento, seja o dinheiro, seja a felicidade. Elas passam. O que é eterno é invisível. É o que vale.

    Abraços!

    Paz de Jesus e o amor de Maria!

  • Tenho a impressão que os ateus tem dificuldade em entender que Deus criou o Universo,Deus pode faze-lo porque existe antes do tempo que claro foi criado por Ele para limitar suas criaturas,os ateus pensam que o Big Bang criou o Universo e a leis naturais,mas na Verdade foi Deus que criou o Universo e o Big Bang como chamam foi talvez o meio utilizado e claro que Ele fez as leis naturais para poder regular o funcionamento da Criação.O Big Bang(se é que existiu) não pode criar porque ele seria o efeito inicial da Criação que sendo o Universo tão complexo não pode ser obra do acaso e se existem leis naturais é porque uma inteligência superior as estabeleceu.

  • Justamente... se todas as coisas que existem são EFEITO, deve existir uma causa, à qual chamamos de Deus (ou de Caos, como citou o Frei)

    Não se pode negar que houve uma força inicial, criadora

  • O nome já diz..."Acaso" não pode "ser causa" de nada...senão não seria acaso...

  • Frei

    Deus parece que está só naquilo que eu ainda não sei.

    Por isso eu não sei onde Deus está.

    Então sigo me esforçando para saber, pois pecado é se acomodar.

    Assim a palavra Deus se reduz à uma cômoda explicação.

    .

  • Frei Bento !

    Existem várias explicações sobre a origem do Universo. Há, sobre esse assunto, as explicações religiosas e as científicas.

    Trataremos aqui da visão científica ( o que é mais acertivo do que livros religiosos escritos pelos homens) os cientistas procuram explicar os fenômenos que observam no Universo. Não se sabe ao certo , mas os cientistas calculam que o Universo tenha começado a existir há cerca de 15 bilhões de anos. Parece impossível afirmar uma coisa dessas - 15 bilhões de anos é muito tempo!

    O que levou os cientistas a pensarem que o Universo tenha tido um começo?

    O telescópio Hubble, consegue captar a luz de estrelas que mostra como elas eram a bilhões de anos. Analisando a luz das estrelas, é possível saber a velocidade com que elas estão se afastando ou se aproximando de nós, sua composição química, idade, temperatura e massa, entre outros aspectos.

    Os cientistas então descobriram algo inesperado: as galáxias estão se afastando da Terra!

    Para você entender melhor o que está acontecendo, faça várias bolinhas de tinta com uma caneta sobre a borracha de uma bexiga (balão de aniversário) e comece a soprar. Veja o que acontece com a distância entre as marcas de tinta.

    A análise da luz das estrelas mostra que as galáxias estão se afastando uma das outras, assim como as marcas feitas na bexiga. Isso acontece porque o Universo, como a bexiga de nosso exemplo, está se expandindo.

    Mas se eles está se expandindo, podemos concluir que, no passado as galáxias estavam mais próximas. Quanto mais voltarmos no tempo, mais próximas elas estavam.

    Podemos supor, então um momento em que toda a matéria do Universo estava compactada em um único ponto, infinitamente comprida em temperaturas enormes. Foi então o que aconteceu o que os cientistas chamam de "a grande explosão" ou, em inglês, o big-bang. Era o início do Universo, que teria ocorrido há mais ou menos 15 bilhões de anos.

    Depois da explosão, a temperatura inicial, que era de mais de um trilhão de graus Celsius, começou a diminuir, e os átomos como formam a matéria hoje, se originaram, a partir dos prótons, elétrons e outras partículas.

    Primeiro, os átomos se agruparam em nuvens de gases. Cerca de um bilhão de anos depois, as primeiras estrelas e galáxias surgiram.

    E antes do big-bang?

    Os cientistas não sabem dizer. Como não havia nem tempo nem espaço antes da grande explosão, alguns acham difícil afirmar que havia alguma coisa anterior. Segundo eles, todo o Universo passou a existir só a partir da grande explosão.

    Mas a ciência ainda não tem uma resposta para essa discussão. Como também não tem para o futuro do Universo.

    Se a ciência não tem respostas concretas, quem dirás os ateus ( que são estudiosos da ciência como eu)e a bíblia a quem vós cultua com tanta intensidade, escrita por homens, livro épico ( sem base comprovada) não é uma base confiável para explicar a origem da vida.

    Não quero e nem devo desmerecer sua fé, mas de ante mão afirmo-lhe que uma pessoa sensata busca respostas em várias fontes e não somente na BÍBLIA.

  • A criação.A origem da vida,do universo.

    Questões ainda sobre o domínio de religiões e Deuses,na mente de alguns.

    Não aceitam o acaso,talvez por não entenderem o acaso.

    Para tudo há uma explicação,o que não significa que já saibamos esta explicação.

    É mais difícil nos contentarmos,com nossa ignorância,do que,imediatamente atribuír a explicação de tudo a algo.

    Isto é tendendicioso do homem,o medo do desconhecido.

    O caos inicial,a energia altamente concentrada que se expandiu,o surgimento da terra,a união de fatores abiótipos,que por um jogo de probabilidade,originam a vida,tudo natural.Por que tendemos a querer encaixar algo sobrenatural aí?como o sobrenatural poderia dar origem ao natural?

    A origem não teria que ser definitivamente natural?

    A ordem existente no universo,é meramente ilusória aos nossos olhos,a própria desordem causa a vida.As leis naturas surgiram,como consequência de diversos fatores universais.

    "um dia todas as perguntas foram espirituais.

    Desde o princípio religiões e espiritualidade preencheram as lacunas que a ciência não compreendia.O nascer e o pôr do sol eram outrora atribuídos a helios e sua carruagem de fogo.Terremotos e maremotos deviam-se a ira de Poseidon.A ciência provou que esses deuses eram falsos ídolos.Logo será provado que todos os deuses são falsos ídolos.A ciência acabou fornecendo respostas para quase todas as perguntas que o homem pode fazer.Restam apenas algumas poucas,que são esotéricas.De onde viemos?o que estamos fazendo aqui?qual o sentido da vida e do universo?"

    -Trecho do livro Anjos e demônios

    Questionamentos metafísicos como estes,talvez fiquem sempre sustentando o imagiário humano,atribuindo-lhe um papel importante como filho de Deus.

    Mas a natureza fala em meus ouvidos,somos uma mízera parte deste imenso universo,surgimos e provavelmente acaberemos com um evento astronômico,isto se nossa estupidez não nos matar antes.

  • Retrocedendo mais ainda, se o caos foi o princípio de tudo, quem criou o caos, e se tudo o que existe estava nele, quem botou ordem na casa? Não entendo direito essa parte das teorias evolucionista e criacionista, só não me contento com o acaso, é muito vazio, mesmo para a razão, dizer que fomos criados ao acaso. E também muito embora, seja crente na teorida da criação, a palavra verbo apenas não expressa para mim necessariamente a razão para a existência de tudo, pode ser que considerando isso como vontade divina, sim, preencha muitas lacunas, inclusive a do acaso. Mas então, se Deus existia antes de tudo, antes do caos, e era Dele a vontade da criação, não seria necessário o uso do verbo, faça-se, pois tudo já estaria feito. Mas se considerarmos como "faça-se a vontade divina", então poderíamos compreender o porquê da ordem. Mas ainda assim, restaria a lacuna do tempo, pois sabemos que Deus é atemporal. Pode ser que dizendo que Deus é o alfa e o ômega, possa se justificar isso, mas emendando as duas pontas da existência, ficaríamos transitando entre o caos e a ordem pelo resto da eternidade. Acho que Deus é mais perfeito que isso, mas não consigo expressar com as palavras corretas essa idéia, sinceramente prefiro dizer que Deus gerou o caos como matéria prima para dele tirar a ordem e tudo o mais que nela existe como forma de expressar a sua vontade e que com tudo isso nos presenteou, pois nos amou antes de tudo. Em meu simples vocabulário, é isso que posso dizer.

    Que Deus e a Virgem Maria o abençoem.

  • Enfim nobre amigo azul e Frei, o acaso leva a perfeição? Do nada surge o tudo? Sua questão só levanta mais questões! Mas eu entendo a metáfora... mas não entendo (a não ser pela fé) o acaso...

    Acredito que Deus esta no caos, mas cabe ao caos ver a Deus! Ora Deus não pode ser contra ele mesmo! Como ir contra o seu livre arbítrio? Então nobre Frei o caos não leva a Deus!

    Se assim fosse, no acaso, eu seria predestinado? Nunca! Deus não escolhe os bons e julga os maus! Mesmo que vivamos o caos ele nos ama! mas temos que caminhar ao seu encontro!

    Em relação ao acaso no sentido latu sensu, nobre frei, eu arrisco a dizer que para Deus não existe acaso! Ele nos conhece antes de sairmos do ventre das nossas mães!

    Quando Maria, foi ter com isabela, João - o batista - Sentiu a prescença de Cristo! Ora? O acaso?

    Abraços do coxa

Sign In or Register to comment.