você tem noção do quanto já viveu?

estou com 46 anos ,mas não "sinto" que vivi o dobro do que quando tinha 23. percebo que envelheci olhando para o espelho,para os meus amigos que envelheceram junto comigo. percebo também pela menor energia que tenho agora, mas essa longetividade eu não consigo mensurar.

parece que a noção que temos de nossa longevidade perceptível ,não passa de dias.

até com os fatos marcantes de nossa vida,quando lembramos,o tempo dessa lembrança é de poucos segundos.

se fosse para escrever sobre tudo o que vivi em meus primeiros vinte anos, daria trabalho para encher duas ou três paginas, meu cérebro deve ter deletado quase tudo, embora eu saiba que vivi intensamente aquele período.

reclamamos que a vida é curta, mas se tivéssemos 300 anos de vida, a noção do tempo percorrido não seria a mesma que temos hoje?

Update:

NINGUEM respondeu como eu esperava(ainda bem, por isso é que gosto daqui) uma pergunta de biologia em filosofia, da nisso, adorei todas as respostas, até agora.

Comments

  • Faço 30 anos no próximo dia 15.

    Faço aniversário todo dia 15 do mês de julho... todos os anos, desde 79.

    O Calendário me diz que de um 15 de julho para o próximo 15 de julho, passam-se os mesmos 12 meses de sempre. Meu corpo e mente acham que não.

    A cada ano que passa, menos dias... menos semanas... até mesmo menos meses parecem me separar do próximo 15 de julho.

    Quando olho para trás, assim como você, lembro "flashes" dos melhores momentos da minha vida. Dá até pra citar alguns: Tive febre em 1983, pois queria o disco Thriller do Michael Jackson. Aos 5 eu queria ser Astronalta. Aos 6 anos passei no primeiro "vestibulinho" da minha vida. Aos 12 troquei de escola. Aos 14 virei "mocinha". Primeiro beijo aos 15, e virgindade até os quase 17!!! "Ajuntei as trouxas" aos 21... durou até os 26. Tive um Gurgelzinho cor-de-rosa... Tive um cachorro maravilhoso daqueles que outro eu sei que nunca vou ter igual.

    As vezes páro e penso no que já passou... Penso nas coisas, e principalmente, nas pessoas que os anos não trazem mais. Pessoas que perdi o contato. Colegas que sairam do país. Amigos que se foram cedo.

    As vezes me sinto como se eu ainda fosse uma eterna criança que não aprendeu a viver... como já dizia o Gonzaguinha, ser uma eterna aprendiz.

    As vezes sinto que tenho mesmo 30 anos.

    Mas as vezes olho pra trás e me ponho a lembrar de tudo o que passei, de tudo o que vivi e do que sobrevivi.

    Já olhei a morte dos olhos pelo menos três vezes depois de adulta. E estou aqui para contar a história.

    Por isso que muitas vezes, quando olho para trás e sei que tenho que me esforçar muito pra me lembrar metade do que passei, eu sinto como se eu tivesse vivido muito mais que 30 anos.

    Em uma semana, para mim, encerra-se um ciclo. E como todos os anos no mesmo dia 15 do mesmo mês de julho... começa um outro. E acho que é igual, senão parecido, para cada um de nós.

    Beijocas

    Shalon

  • Amigo.

    Eu tenho noção do quanto já vivi.

    Não lhe minto se digo ter 102 anos, as vezes me sinto com 202 anos.

    Envelhecer até um ponto não doí!

    Nos surpreedemos com o tempo.

    O Nosso cérebro nos engana, e desejamos muito acreditar nele.

    No pensamento temos muito menos, as vezes ousamos esquecer.

    É nessas horas que nos deparamos com a realidade:-

    1 Atravessamos a rua muito lentamente, informa a "GPS" cerebral.

    2 Nossos corpos mutantes, não tem o mesmo reflexo.

    3 Os Olhos falham e choram o envelhecimento das meninas(dos olhos)

    4 As mãos são firmes mas não agarram com vigor.

    5 Das luxurias, vaidades e encantos se fazem as lembranças.

    Sou feliz, isso é um fator constitucional. A alegria me acompanhou nesta jornada, sou de bem com a vida, estamos em equilíbrio e em harmonia Tenho milhões de projetos e ideais, nascer 220 voltes nem sempre é fácil. Desejo ir a RAVE SENSATION em Amsterdã.

    Perdi quando estiveram no Brasil, em São Paulo, eu estava fora do País. Mas te juro que eu vou!

    Nem que seja voando.rsrsrsrsrsrsrs

    Estarei na Noite do Branco, vendo os maiores DJ, da atualidade, o Circo de soleil, já sei até com que roupas vou.

    Será Lindo !_!

    Vamos?

    Léxis.

  • Cada vez que aumenta a minha idade, sempre tenho a sensação de que poderia ter vivido mais...

    Eu sou nova ainda, mas tenho a sensação de que eu não vivo como deveria viver...

    Resumindo... Nunca estou satisfeita e acho que ninguém nunca estará!

    Números e calendários só servem para nos dar pressa...

    "Viva hoje como se fosse seu último dia"...

    Por isso as pessoas tb morrem mais depressas...

    Pq vivem num ritmo frenético (pq tem que aproveitar a vida) e esquecem de relaxar mais (pq acham q a vida precisa ser melhor aproveitada).

  • Boa Tarde Querido Amigo !!!

    Ess pergunta é mesmo interessante.

    Realmente, a noção de tempo é bem indefinida.

    Acabei de fazer 30 anos (sou Balzaquiana).

    ahahahahahaha

    Mas, as vezes me sinto com 18 anos e me esqueço que o tempo passou.

    Outras vezes, me sinto tão velha, como se tivesse já uns 60 anos e cansada de tudo.

    Tem dias que me lembro quando tinha 15 anos, parece que foi ontem, o tempo voou.

    Engraçado, acho que o passar dos anos, perdemos um pouco a noção de "espaço" e "tempo" ou talvez ela sofra uma mudança mental.

    Beijinhos!!!

  • Ja vivi e quando percebo q nada vivi me sinto jovem novamente.

    Tenho 18 anos num segundo e no outro tenho 50...

    Na verdade tenho 503 anos pela data estelar do meu mundo.

    Essa resposta não foi ironia. Idade não significa nada. Somos pó diante do Infinito.

  • Oiee!!!

    É verdade!

    Não sei quando eu chegar a sua idade, mas eu sinto sim que vivi o dobro de 15 anos, talvez por que quando se tem 15 aninhos ainda nos sentimos um pouco criança.

    Mas a respeito de lembrarmos vagamente dos acontecimentos, isso é vero! Mesmo os que foram mais marcantes, as lembranças são diminutas, a noção é vaga e distorcida.

    Boa pergunta!!!

    Beijão

  • Meu pai, quando tinha 60 anos, costumava dizer que tinha passado dormindo 20 anos da vida dele e não se conformava com isso, pois tinha perdido muito tempo. Depois começou a fazer a conta do tempo que perdeu comendo e deu muitos anos também. Conclusão: não devemos nos prender ao tempo que deixamos de viver, mas aos bons momentos que vivemos. Se vivêssemos 300 anos, passaríamos 100 deles dormindo! Um século dormindo! Vivamos, pois, intensamente e depois esqueçamos ou não. O que importa? Já vivemos e isso ninguém tira de nós!

  • Tenho hoje 20.150 dias fora do útero, vivi bem 270 dias dentro de minha mãe e pelo menos 1 dia ovo no meu pai antes de me unir aos 27 dias de ovo na minha mãe e acabei aqui fora.

    Já produzi 50 toneladas de células com o meu DNA e já respirei algo como 1,6 bilhão de litros de ar com o meu DNA agora também espalhado à minha frente, a meu lado, acima, abaixo e dentro de mim.

    Antes de viver o dia que vivi solitário ao extremo dentro de meu pai, eu já era parte de um todo chamado luz, e que por ser invisível é tido como negro e até chamam de buraco.

    Desunido, 1 parte em meu pai e 1 parte 270 vezes maior em minha mãe, não me sinto o alguém que sou hoje, mas já vivi, nessa vida apagada, uma eternidade e não pretendo me apagar de novo, essa é que é a verdade do tempo que vivo. Vivo enquanto acreditar que posso viver e vivo estarei enquanto meus DNA's me obedecerem... os de dentro e os de fora, sei que é difícil, mas tem alguém pisando na minha asa... e não é fácil convencer esse alguém que ele também é uma borboleta pensando ser gente.

  • Nunca parei para pensar nisso,não tenho a menor noçao. Mas tenho muito que viver ainda !

    Beijos...

  • Trocando os algarismos da sua idade, tenho 64 anos. Me lembro de coisas de quando eu tinha um ano ou menos, por exemplo, quando fiquei em pé pela primeira vez. Lembro do tempo que a babá me pegava no colo. Assim, ano a ano sei escrever tudo o que passei. Mas a vida foi ruim até os 45 anos. A partir daí melhorou um pouco e tenho a sensação de que estou começando a viver agora. Fui muito prejudicado pelo excesso de religião dos meus pais e avós, que não souberam preparar seus descendentes para a vida.

Sign In or Register to comment.