Por que você é vegetariano(a)?

Você não gosta do sabor de carne? Ou você até gosta do sabor, mas prefere não comer pela questão de matar os animais e pelo impacto ao meio-ambiente?

Comments

  • Oi Ulisses.

    Eu acho que se todos resolvessem ser vegetarianos de uma vez, aí sim teríamos um impacto ao meio-ambiente rs. ( Por que você disse isso rs? ).

    Então, não me lembro a idade que deixei de comer cadáver, tenho esses problemas com números rs, sei que era criança (às vezes lembro essa idade, mas hoje esqueci)... Meu irmão trabalhava num frigorífico, e não sei o por que, ele me levava de vez em quando, mas me deixava num campo, onde alguns animais ficavam, mas é claro que quando estava lá, não tinham bovinos por perto... Aí ele me dava um martelo e mandava procurar uns coquinhos nas fezes dos bois... Assim eu ficava horas quebrando-os em cima de uma pedra e comendo-os... Dizia ele que eram de bois nascidos em Mato Grosso, que ingeriam a tal coquinho, mas o caroço, dentro do qual fica a castanha, passava ileso e saía nas fezes...

    Talvez estivesse enjoada de comer aquelas castanhas, então resolvi me aproximar mais da "matança", sei que a primeira coisa que vi me arrepiei... Um caminhão descarregando os animais... Nossa, tinha um caído, com as "pernas" quebradas... Depois que todos saíram e passaram por cima dele, alguns homens pegaram ele pelas patas e o arrastou do caminhão como se fosse um saco de lixo, e o jogaram no chão... Depois apareceu um guincho e levou o animal lá pra dentro ( curioso que dizem que os frigoríficos não maltratam mais os animais, mas há pouco tempo vi na TV uma cena igualzinho a essa )... Embora estivesse arrepiada, continuei avante... Me deparei com um curral enorme... Lá estava repleto de bovinos... Me lembro que escorriam lágrimas dos seus olhos, e outros mugiam como se soubessem que estavam prestes a morrerem de forma cruel...

    Resolvi ir adiante... Esse curral se afunilava de tal forma que só passava um boi por vez... Acontece que eles não queriam ir, mas um homem em cima desse curral dava choque neles, com um ferro quase que do tamanho de um cabo que vassoura... Dessa forma eles só podiam ir para frente, porque atrás já havia outro animal entalado naquele "beco"...

    Até então não estava chorando, acho que aquele sofrimento "alheio" fez com que meus sentimentos ficassem inertes... Apenas estava arrepiada... Continuei seguindo o caminho do "inferno"... Foi quando vi, talvez umas das cenas que mais me chocaram na vida, o destino dos pobres animais... Um homem em cima de um palanque dava marretadas nas cabeças dos animais, um por vez... Alguns precisavam levar duas ou três para se espatifarem no chão....

    Quando eles desabavam no solo, entrava o guincho novamente... Os prendiam pelas patas traseiras e os erguiam de forma que ficavam de cabeça para baixo... Então vinham alguns homens e faziam cortes nos pescoços e "joelhos" deles... E escorria muito sangue, como se fossem pequenas cachoeiras vermelhas...

    Aquilo tudo era tão maluco que nem me notaram... Não me lembro agora se alguém me tirou de lá ou saí sozinha ( acho que chorar me faz esquecer algumas coisas, pois até um tempo atrás me lembrava disso )... Sei que quando cheguei em casa "caiu a ficha"... Aí chorei por dias ou semanas, e não conseguia mais comer carne alguma... Quando mamãe colocava no prato eu sentia cheiro de carniça, e foram muitas as vezes que vomitei...

    Já era magrinha, e virei um palito, tive fraqueza, fui ao médico... Demorou muito pra me adaptar sem carne...

    Pior de tudo, que uma vez fiquei bem doente, e o médico me recomendou comer peixe e carne vermelha pelo menos duas vezes na semana... E tive de comer... Sabe quando você fecha os olhos, tampa o nariz e engole algo que está querendo sair por causa da ânsia de vômito mas mesmo assim você insiste em engolir? Era assim que fazia... Mas sarei e nunca mais comi...

    Você perguntou se eu não gosto do sabor, né? Bom, na época devia gostar... Mas hoje tenho nojo...

    Nossa, essa resposta me fez chorar novamente...

    Chega...

    Beijoss.

  • Começando pelo que interessa. O gosto da carne é horrivel. Fede cheira podridão. Mesmo enganando o paladar com sal, temperos, cozinhando fica uma podridão no ar. Em segundo lugar esta porcaria acidifica o organismo ou seja torna o organismo propenso a baixo indice de oxigênio das celúlas, assim aumentando e potencializando a ocorrencia de cancer, pela criação de celulas cancerigenas que precisam de acidez e não oxigenio para se proliferar. E finalmente os animais tem o mesmo direito de estar no planeta, não sendo o animal dito humano o mais consciente disto e respeita-lo. E ai temos todas as informações basicas para uma ser chamado racional decidir pelo mais obvio. Mas claro que existem os teimosos que preferem ir pagando a conta a prestação. Ir matando a natureza em nome de um vicio nogento e claro de um mercado trilhonário. O da morte destes animais e escravidão para gerar leite ao qual a carne rouba o calcio dos ossos. Ai esta o ser inteligente que se auto destrói por acreditar que depende do bicho para viver e ser saudável.

  • Eu prefiro n comer por causa dos animais, o gosto n é ruim, mas me sinto mal comendo

  • Conviva com animal desdo seu nascimento até sua morte e verifique por si só o destino que os que se julgam corretos estão dando a eles.

  • Olá Ulisses.

    Não sou vegetariano, mas todos nós deveríamos ser do ponto de vista Ético e Biológico. Pois, porque consumimos carne? Por tradição? Não, pois na antiguidade está gravado nas pinturas rupestres que os ''homens das cavernas'' cultivavam, e não caçavam. Um outro fator importante é que somos os únicos seres da face da terra que se auto denomina carnívoro, mas nem se quer vai caçar o animal. Já compramos na bandejinha. Nosso organismo é herbívoro, além do mais nossa base alimentar é de grãos, frutas, legumes é verduras, não carne. Há mais a carne possui proteína. Porém de onde vem a proteína que ela tem? Da grama que ela ingere logicamente, não de seu próprio organismo. Além de que a carne que consumimos ser contaminada, pois os donos de fazenda introduzem em seus gados vários hormônios de crescimento, para que eles possam ter mais lucro, o segundo problema é que quando a vaca evacua todos aquelas químicas vão direto para o solo, logo quando a um pasto renovado a grama cresce contaminada, além de que a maioria de nossos gados estão no Norte e Centro - Oeste de nosso País, assim penetrando aquela química mais ao solo, poluindo as aquíferos guarani e alter do chão. Tudo isso se torna um ciclo vicioso. E ainda pior, além de desmatar, e tirar animais de seus habitats e os colocando em extinção, também causa um gigantesco impacto ambiental, que é causado pelo metano. Quando os bois evacuam todo aquele gás é também lançado a atmosfera. Assim corroendo o camada de ozônio, acelerando o processo do aquecimento global (que nada mais é algo natural do nosso planeta, porém o homem está acelerando esse processo), assim acelerando a glaciação global ( uma nova era do gelo). Agora entrando em ética animal, bom o que nos diferencia dos animais? Sou ''animais racionais''. Errado, todo animal tem sua forma de se comunicar, todo animal é senciente, pois ele tem memória, como por Ex: se você atirar uma pedra em um cachorro, logo ele desviara do local na segunda vez que passar por lá onde foi ferido, pois esta ciente do perigo. Todo animal tem emoções. Isso eu não preciso nem citar exemplos, basta você ver o estado de qualquer animal doméstico quando seu dono morre (não incluo as aves, pois prendê-las em gaiolas é um crime! Serie religioso agora, mas saberão minha intenção) ''Deus deu as asas as aves para elas voarem ,não para ficarem apodrecendo em uma jaula''! Outro aspecto é a comunicação, todos os animais se comunicam, isto é fato. Porém nos também se comunicamos através de uma escrita, já eles não, porém nós só dominamos a nossa forma de comunicação, já a deles não. O papagaio africano, como muitas outras aves da Ásia domina a nossa comunicação, eles podem FALAR, não repetir, digo, que montam frases para nos responder em até 7 á 9 idiomas, logo eles raciocinam. Outro fator, o poder instrumental. Bom os orangotangos utilizam de instrumentos também para obterem seus alimentos, e do que importa a ele um prédio, carro ou avião? E ainda aqueles que persistem em dizer que nós somos uma raça superior, e somos racionais ao contrário dos outros, bom, então você poderá prender numa jaula no Zoológico um idoso com mal de Alzheimer, e um Bebê, pois ambos são irracionais.

    Não tocarei no assunto do leite, pois é muito longânimo.

    Cordialmente,

    Bryan.

  • Você já tem excelentes respostas acima, mas eu gostaria de contar meu relato...

    Bem, em primeiro lugar, sou frugívora, não como carne de animais nem carne de plantas... Apenas frutos, os quais são arrancados sem matar ou causar sérios danos à planta.

    Sei que ainda não consigo cortar tudo que tenha plantas mortas da minha vida, em cosméticos, produtos de higiene e limpeza ou mesmo papel (além da dificuldade em obter informações, há a dificuldade em obter os produtos e a grande falta de tempo), mas, pelo menos na alimentação, já cortei.

    Há 3 vertentes que me fazem frugívora/vegan/vegetariana:

    1- Os animais e plantas em si: Por motivos óbvios, acredito que ninguém se esforçaria (no sentido de manter o metabolismo do corpo, respirar, produzir/ingerir vitaminas e etc) tanto se quisesse morrer... Logo, ao matarmos alguém, estamos indo contra a vontade deste apenas para saciar nossa fome, que pode ser saciada com frutos.

    2- O mundo: Há inúmeros estudos que provam que o gás emitido pelas criações de gado aumentam o efeito estufa ainda mais que a emissão de CO2, que a fome mundial acabaria se os campos de pecuária fossem tornados em campos de plantio e outros estudos... Não me aprofundei nestes estudos, porque das outras duas razões, cada uma já é o suficiente pra me manter na minha dieta por toda a vida.

    3- Nós mesmos: Deixando de lado todas as implicações na saúde (já que todos sabem que carne em excesso faz mal e que, mesmo em pouca quantidade, não é necessária para ninguém), posso dizer que preferiria viver num mundo no qual as pessoas não decidem quem deve viver baseando-se em sua raça, nos genes que a produziram, na forma do seu corpo ou na presença de sistema nervoso desenvolvido...

    Creio que aquele que mata pelo prazer, poderia, também, matar para roubar, matar para brincar, matar para ser feliz, caso não fosse censurado pela polícia, governo e sociedade...

    Então, penso que a única razão pela qual não sou assassinada é a presença de leis que proibem as pessoas de fazerem-no e isso me dá um pouco de medo... Penso "Que bom que sou humana", mas olho ao redor e vejo que poucos têm este privilégio... Muitos estão morrendo em campos de concentração só porque não são humanos, num tipo fingido de nazismo... E, por último, penso "Não quero viver com pessoas assim"... Conviver com assassinos e fingir que está tudo bem... É complicado...

    Não é só "pena dos animais", eles não MERECEM morrer, eles não fizeram NADA! Não é pena, é justiça... Quando olho pro mundo, externamente, ausentando-me de minha natureza humana, apagando minhas memórias, analisando friamente as ações humanas... Olho pra um monte de lixo, que funciona apenas para si, na sua forma organizada, controlando todas as outras formas de vida e de não vida, apenas para se manter desta forma... E penso "seria muito melhor se todos os humanos estivessem mortos"... Nestas horas, minha frustração é imensa por perceber que apenas os humanos têm chance de serem bons... De salvarem, conscientemente, a terra, os animais, a natureza, as outras vidas... Mas, apenas eles não o fazem... Como se fosse impossível, ao mesmo tempo, ter o intelecto desenvolvido e deixar de ser cruel e injusto com os outros...

  • Filosofia de vida. Saúde, beleza natural, energia positiva, consciência em paz.

  • Sou vegetariano à mais de trinta anos. Minha mãe era vegetariana por ser espiritualista (nunca a vi comendo carne), mas fazia pratos carnívoros pois achava que cada um deveria escolher sua dieta. Minha irmã mais velha sempre seguiu a dieta vegetariana, tem 75 anos,e é saudabilíssima. Outra irmã, a segunda, também era vegetariana desde pequena, voltou a comer carne à uns vinte anos atrás e faleceu o ano passado de câncer. Um dos irmão devido ao consumo exagerado de carne, teve sérios problemas de obesidade, ácido úrico, ficou diabético, hipertenso e acabou tendo problemas renais que o levaram à morte aos 61 anos. Minha irmã mais nova como eu também é vegetariana temos uma saúde de ferro.Eu nunca fui de comer muita carne até os 29 anos quando resolvi cortar de vez e meus motivos quando deixei o onivorismo deu-se por um aprofundamento nos estudos filosóficos e na espiritualidade (não tenho religião), além de na época trabalhar na Transbrasil, que era uma empresa do grupo Sadia, e com as visitas às fabricas, me deparei como eram produzidos os produtos e, confesso, foi a gota dágua. Fora que visitei alguns matadouros, é a visão do inferno!

    A uns vinte anos atrás passei a militar pela sustentabilidade, e dentro dos estudos, constatei a quantidade de água que é desperdiçada na produção de carne (20 mil litros por Kg), pelo desmatamento para formação de pastos e plantação extensiva de soja para produção de ração, pela poluição das águas e do solo na criação de animais, pelo gases emitidos pelos puns dos animais que aumentam o efeito estufa (metano) e por aí vai. Sem contar ao sofrimento que os animais são submetidos atrávés de antibióticos, hormonios e outras "bombas" que são dadas, e que acabam em nosso prato, pois estes medicamentos vem de brinde na carne, leite e derivados.

    Nunca fui ativista porque acho que o vegetarianismo, como qualquer outra atividade que adotamos na vida é de fôro íntimo, não cabendo julgamentos a quem quer que seja.

    Mas tem uma coisa, contra fatos não há argumentos, dizer que s animais não sofrem como comentado acima, é querer "tapar o sol com a peneira". Dê uma olhada

    http://www.peta.org/issues/Animals-Used-For-Food/d...

    Para quem não entende inglês, tem estes vídeos traduzidos no youtube.

    Abr.

  • Opção de viver em harmonia com o corpo e mente. Deixando a animalidade para os irracionais.

  • pq o gosto é ruim!Carne de qualquer tipo é ruim e me da nojo,ovo fede e tenho intolerancia a lactose

Sign In or Register to comment.