O grande mistério machadiano. Capitu traiu ou não traiu?
Um dos maiores livros da Literatura Brasileira foi escrito por Machado de Assis. Dom Casmurro é, sem dúvida, uma obra prima da literatura.
A história entre Bentinho, depois Bento Santiago e depois Dom Casmurro, e Capitolina - Capitu - causa intrigas até hoje.
Uma história romântica do início ao meio, mas intrigante ao final.
Eis o grande mistério que Machado de Assis pôs em sua obra: Ezequiel é filho de Bentinho ou Escobar? Ela traiu seu marido com o melhor amigo dele? Será que Capitu tendo uma história de amor de infância com Bentinho, teria mesmo coragem de traí-lo?
* Eis uns trechos que definem o amor implícito de Capitu por Bentinho, o olhar de Capitu, e um trecho que pode ser interpretado como dúvida construída ao leitor, respectivamente:
- Capítulo XIV (A Inscrição) - "Dei um pulo, e antes que ela raspasse o muro, li estes dois nomes, abertos ao prego, e assim dispostos:
BENTO
CAPITOLINA
Voltei-me para ela; Capitu tinha os olhos no chão. Ergueu-os logo, devagar, e ficamos a olhar um para o outro... Confissão de crianças, tu valias bem duas ou três páginas, mas quero ser poupado. Em verdade, não falamos nada; o muro falou por nós."
- Capítulo XXXII (Olhos de Ressaca) - "Tinha-me lembrado a definição que José Dias dera deles, 'olhos de cigana oblíqua e dissimulada'. Eu não sabia o que era oblíqua, mas dissimulada sabia, e queria ver se se podiam chamar assim."
- Capítulo CXLVIII (É Bem, E O Resto?) - "O resto é saber se a Capitu da praia da Glória já estava dentro da de Matacavalos, ou se esta foi mudada naquela por efeito de algum caso incidente. Jesus, filho de Sirach, se soubesse dos meus primeiros ciúmes, dir-me-ia, como no seu cap. IX, vers. 1: 'Não tenhas ciúmes de tua mulher para que ela não se meta a enganar-te com a malícia que aprender de ti.'"
Comentem.
Obs.: Apenas respondam aqueles que leram o livro por inteiro e se tiverem interessado em responder e comentar seriamente sobre o assunto proposto. Afinal é bom compartilhar opiniões. A minha darei ao final.
Obrigado!
Comments
Essa nem o Machado de Assis sabe! O grande personagem do livro é a dúvida!
Fica no imaginário de cada um.
Eu acho que sim. E você?
Tratarei o assunto de 2 formas. Ao modo do que eu acho e ao modo cientÃfico ( precisa de provas ).
Eu acho que a Capitu não traiu Bentinho. Machado de Assis era polêmico e irônico. Na época em que o livro foi publicado todos achavam que era um livro de adultério. A mulher sempre fora inferiorizada. A mulher, retratada pela Capitu, é tratada como uma cigana, dissimulada, com olhos de ressaca que repuxam tudo para si. Mas, essa não é a visão da sociedade sobre ela. à a visão de bentinho: um homem desconfiado e mimado que precisa dar uma desculpa por todas as atitudes que cometera. Ele precisa dizer que Capitu é ruim, para que ele tenha razão na sua defesa. Mas é a visão dele, somente dele. Capitu, era curiosa, esperta, muito bonita, porém não era mau caráter, ela nunca deu nenhum motivo pela desconfiança de Bentinho. Ela prometera que eles se casariam,mesmo quando Bentinho estava prestes a ir para sua eterna vida de padre. Mesmo que ele se casasse com outra ela seria fiel e não se casaria nunca com ninguém. Seria fiel ao seu amor. Afinal Bentinho descobriu que amava Capitu quando José Dias o denunciou, até então ele não havia crescido( normalmente os homens demoram muito pra crescer xD), mas Capitu, sim. Desde o Começo ela já o amava. Além disso fez de tudo para que ele não fosse para o seminário. Se ela não o amasse, será que teria esperado tanto tempo e ainda casado com Bentinho?
Naquela época, romper barreiras, como do adultério eram casos muito sérios. Se você leu o livro Senhora, de José de Alencar, poderá perceber que apesar se manter 'superior' ao homem, tomar mais iniciativas que o homem,ela o ama e faz de tudo para ficar junto de seu amor. Pode até ser que Capitu tenha se encantado por Escobar em algum momento, porém ela não tinha Ãndole má ou falsa. Isso claro, nos que é transmitido por Bentinho.
Pra mim Bentinho era super desconfiado por causa da sua insegurança. Insegurança gera ciúme. E naquele dia da xÃcara de café, a peça de Othelo só contribuiu para que sua imaginação tomasse asas e voasse longe. Não quis discutir com Capitu sobre o filho e quis deixar para que ela se remoesse e prensasse na burrada que talvez ela tivesse cometido.Esse: o maior erro, que eu considero, que lhe custou o remorso ( ou não), a dúvida e incerteza...uma vida de vivo-morto.
Ele precisa se convencer de que realmente ela o traiu, que seu filho era a cara de Escobar, mas há algumas coincidencias que ele vai morrer e nunca saberá ( o Caso da mãe de Sancha e Capitu ). Por isso ele sofre. Bentinho vive no passado, vivia sua vida em base de Capitu, por isso tinha medo que se ela fizesse algo com ele sua vida desmoronaria. E foi o que aconteceu: Ela morreu, seu filho e sua famÃlia e ele só não morreu de corpo, porque a alma já se foi há muito tempo. Ao mesmo tempo que ele tenta se defender ele acaba se acusando.
Cientificamente posso dizer que nós nunca saberemos se ela realmente o traiu, pois:
*Machado de Assis já bateu com as botas; ( hehe )
*A Visão do Livro é inteiramente de Bentinho ( e José Dias --> o interesseiro agregado);
*O único vivo no livro é Bentinho;
* Machado fez isso propositalmente, para que nós fiquemos com essa dúvida eterna.
* E convenhamos, se os realmente soubessemos da verdade, será que o livro seria tãaao legal e famoso?
Espero ter comentado decentemente = )
Machado de Assis deixou o final do romance aberto para cada um dar o fim que quiser.
O pensamento já é uma traição.
...
Jamais saberemos. à onde está o prazer do livro: imaginar se Capitu traiu ou não.
à claro que não existe uma resposta para essa pergunta, e se existisse, talvez o livro não fosse tão genial assim.
Até acredito que Capitu possa ter tido um envolviemnto extraconjugal, mas ainda assim me posiciono em favor dela, considerando que mesmo nesta hipótese, é exagerado se falar em "culpa". Para explicar, repito o que postei em pergunta semelhante:
Afinal, o romance foi escrito no séc. XIX, mais de meio século antes da aprovação da Lei do Divórcio. Ou seja, nos tempos de Capitu e Bentinho, casamento era pra vida toda, mesmo que algumas vezes se revelasse uma canoa furada. E as mulheres que deixassem o marido eram mal-vistas e segregadas socialmente.
Caso Capitu tivesse se decepcionado com Bentinho, se a casmurrice dele tornasse o casamento insuportável, o que restaria a ela fazer? Aturá-lo pelo resto da vida, sem nenhuma recompensa, só sacrifÃcio? Um romance extraconjugal talvez fosse a única garantia de alguma felicidade para Capitu. E (lembrando que estamos sempre no terreno das hipóteses) se o filho tiver sido mesmo de Escobar, o único erro de Capitu foi ter vivido antes do invento da pÃlula anticoncepcional.
Enfim, se as dúvidas de traição recaÃssem sobre Bentinho em vez de Capitu, haveria tamanho julgamento, tanto celeuma? Se a resposta for "não, porque ele é homem", então a questão se resumirá a puro machismo.
Ou seja, independentemente de ter traÃdo Bentinho ou não, Capitu é inocente de qualquer maneira.
Para mim ela o traiu. Tanto que a mãe dele deixou de visitá-los e ficava sempre olhando o menino.
Amanhã começa Capitu na globo.
Abraço