Iansã ONIRA - alguém sabe sobre esta qualidade da Iansã?

Alguém conhece lendas, cores e principalmente traços da personalidade dessa qualidade da Iansã? Sei que é uma das mais novas, mas gostaria de saber mais sobre ela. Obrigada!

Comments

• ONIRA

É uma ninfa das águas doces e seu culto aqui no Brasil é confundido com o culto de OYA(IANSÃ), por ser uma grande guerreira, também é saudada como IANSA , pois existe uma afinidade entre as duas divindades, mas seus cultos não chegaram a fundirem-se. Seu culto na África era totalmente diferente. Tem ligação com o culto a ÉGÚN, por sua ligação e laços de amizade com OYA. Também tem laços de amizade com ÒSUN , pois foi ONIRA quem ensinou ÒSUN OPARÀ a guerrear. É uma Òrìsà muito perigosa por sua ligação e caminhos com OSOGUIÁN, ÒGÚN e OBALÚWÀIYÉ. Veste o coral e amarelo, contas iguais.

• e orisha guerrera,tem dominios en los matos,y caminhos.te dejo mi direccion:[email protected]

• A "Iansã Onira" é uma Iansã com algumas características diferentes do padrão de Iansã, como por exemplo o fato de ela se dar muito bem com Oxum, e até mesmo as próprias cores - as suas são mais suaves e clarinhas, com tons de azul e rosa, muitas vezes coral e amarelo, diferente das cores fortes de Iansã como o vermelho. Nem porisso ela deixa de ser a guerreira, e de ser agressiva e violenta.

Na verdade Onira é um orixá "independente". Acho que foi no Brasil que se ligou Onira a Iansã, exatamente por ela também ser guerreira, e por ela ter ligação com os Eguns. Mas é uma mãe da água doce, como Oxum, daí a sua identificação com ela. Segundo a lenda, foi Onira quem ensinou Oxum a lutar.

Em Cuba chega-se a associar Onira a Ogum.

Eu preferiria chamá-la só mesmo de Onira, e não Iansã

• É uma ninfa das águas doces e seu culto aqui no Brasil é confundido com o culto de OYA, por ser uma grande guerreira, também é saudada como YNHÀSAN , pois existe uma afinidade entre as duas divindades, mas seus cultos não chegaram a fundirem-se. Seu culto na África era totalmente diferente. Tem ligação com o culto a EGUM, por sua ligação e laços de amizade com OYA. Também tem laços de amizade com OXUM , pois foi ONIRA quem ensinou OXUM OPARÀ a guerrear. É uma Orixá muito perigosa por sua ligação e caminhos com OXAGUIAN, OGÚM e OBALUAIÊ. Veste o coral e amarelo.

Ouvi dizer que Onira é metade Iansã e metade Oxum Opará.

Espero ter ajudado de alguma forma. >>

• Essa pergunta vai bombar!!

• Engraçando... a Loura tem o cabelo castanho...

• Iansã,que eu saiba em qualquer qualidade como vc diz é uma entidade maligna,e independente do nome usado é:lúcifer,satanás,capeta,zé do garfo...

Sign In or Register to comment.