Será o fim das religiões?

A cada dia mais pessoas se afastam das religiões, tornando-se atéias ou passando a acreditar em Deus sem a necessidade de estarem em religiões, dizem que essa descrença e afastamento das religiões é um modismo passageiro, mas as estatísticas provam o contrário, só nessa década, no Japão, foram fechados 600 templos budistas, na Europa nem 50% da população acredita em Deus (na França são meros 30%).

Estamos passando por um período de transição onde as religiões como são hoje podem deixar de existir, será um longo período de transição só comparável com a transição do politeísmo para o monoteísmo, que durou aproximadamente 500 anos, essa será ainda mais longa.

Então pergunto:

Você acha que as religiões como são hoje deixarão de existir? Se sim, em quanto tempo isso acontecerá?

Se as religiões deixarem de existir qual opinião ocupará seu lugar como opinião dominante:

O ateísmo?

A crença em Deus sem a necessidade de religiões?

O agnosticismo?

Ou o deísmo?

Update:

Fábio Jacó, tem certeza que a Bíblai tem respostas para tudo?

Nem essa pergunta você conseguiu responder direito

Update 3:

Moreno, por enquanto estou apenas fazendo suposições, há fatores que podem fazer com que as religiões percam o poder, isso já está acontecendo, o fim delas porém ninguém tem certeza se ocorrerá

Comments

  • A decadência das religiões é inexorável.

    O mundo como hoje está não necessita de religião alguma. O mundo precisa de homens cultos e sábios, precisa de paz acertada entre os homens.

    Não projeto um prazo, mas a crença em um Deus sem religião, não o Deus bíblico, mas Deus em conformidade a nossa própria concepção será dominante.

  • Muitos estão virando ateus mesmo, antigamente o número de ateus no Brasil era menor(1% aproximadamente), hoje corresponde a pelo menos 7% da sociedade no Brasil(sem contar os que são ateístas e não revelam). Alguns estão mudando para outras religiões ou virando ateístas, deístas, agnosticistas etc...

    Acredito que em duas décadas ou menos 25% da população do Brasil será ateísta. Hoje em dia as pessoas nem querem mais saber de ir em igrejas, e declaram que é perda de tempo. Sem contar que muitas vão somente por causa do família, amigos ou para que não saibam que é ateu.

    @Laninha: O que você disse até que faz um pouco de sentido, porém não é porque o ateísmo não é uma religião/doutrina que não crescerá E sim, os países tem que deixar haver liberdade de religião para poderem fazer acordos, trocas, receber estrangeiros etc...

  • Realmente, o amigo está coberto de razão nos dados e números trazidos. Porém, não acredito que vá acabar a religião algum dia...

    O que ocorre, é o fenômeno do crescimento populacional. Ou seja, o governo fazendo seu papel na saúde, educação e demais áreas onde o cidadão necessita, automaticamente afasta da religião. Por isso que na França por exemplo, os templos estão se transformando em pontos turísticos.

    Então, as religioes deixam de existir assim que o governo supre todas as necessidades do cidadão.

    Porém, o povo na maioria, acredita em Deus, ainda que não pratique nenhuma religião, assim como eu, portanto, para mim, o ideal é "acreditar em Deus(pois ele criou tudo e ninguém prova o contrário) mas não ter religião que mais é um comércio"...

    Abraçoo

  • Não.

    Você tem que se ligar + em política internacional, só p/ sentir que a globalização do cristianismo está em andamento.

    O ateísmo não fará diferença na civilização moderna, ele não impõe regras, não faz leis; e é disso que o ser humano precisa p/ ser freado. Não é 1 questão de Deus é 1 questão de poder sobre as massas. O ateísmo não tem esse poder e nunca terá.

    Até a China teve que abrir mão dele, p/ conseguir progresso no mercado internacional.

    É tudo política, nada mais que isso.

    ∟aninha

  • Eu acho que sim, por isso, que prefiro ficar só Deus e sem religião, pq. elas não servem pra nada, além de aprisionar as pessoas.

  • Oi Gugams,

    Mas... eu ainda acho que vai demorar para que essa necessidade de religião não seja tão imprescindível para o indivíduo viver sua espiritualidade!!!

    Mas... parece que as coisas estão mudando, lentamente, mas mudando!!

    Um Beijinho Em Você!!

    Shaiya!!!

  • Durante quatorze séculos a igreja católica dominou o pensamento do ocidente impondo seus conceitos inclusive na política. Até a década de 70 a igreja representava o quarto poder no Brasil.

    Lutero, no século XVI, deu seu grito de independência, mas acabou no que se vê hoje, ao lado de igrejas sérias, há muitos aproveitadores que mercantilizam com coisas espirituais.

    A doutrina espírita não vai prá ser a Religião mas para servir de base espiritual para todas as religiões.

    Trás um conceito atualíssimo da divindade, de espíritos e suas relações com o mundo corpóreo.

    É a esperança para contrapor a discrença que campeia no mundo.

  • Não, sempre vai existir. Felicidades.

  • As religiões já estão com os dias contados. É só questão de tempo até que elas fechem as portas para sempre.

    Agora, na minha opnião, as pessoas (infelizmente) não se tornarão atéias por causa disso. Eu penso que no futuro as pessoas acreditarão na existência de um deus, mas sem seguir religião. Ou seja, no futuro, os religiosos serão apenas deístas.

    Pelo menos é isso que eu espero.

  • Não vejo isso no espiritismo nem na Umbanda, pelo contrário, a cada dia mais centros são abertos, até em outros países !

Sign In or Register to comment.