Um homem pode pode fazer o mal com ajuda de um Espírito mau ao seu próximo??
No Livro dos Espíritos na pergunta n° 551 temos a seguinte pergunta:
Pode um homem mau, com o auxílio de um mau Espírito que lhe seja dedicado,
Fazer o mau ao seu próximo?
Resposta: Não, Deus não o permitiria.
Pela nossa experiência, podemos dizer que este fato ocorre, e até com certa frequência.
Explique o porque?
Update:Correção: Não é: Explique o porque?
A pergunta é:
Explique porque.
Comments
Bem, Moa, há muita fantasia em torno do assunto, envolvendo pessoas supostamente capazes de “contratar” tais Espíritos, supostamente dotados de poderes para prejudicar as vítimas. Se isso fosse tão simples estaríamos todos “fritos”, conforme a expressão popular, à mercê dessas influências.
Consideremos que um Espírito pode nos ocasionar embaraços, envolvendo as pessoas que nos rodeiam ou pressionando nosso psiquismo, mas só será capaz de nos molestar na intimidade da própria consciência se reagirmos de forma desajustada. Então, não é o mal que nos faça que nos afetará, mas o mal que asilarmos em reação à sua influência. Se conseguirmos manter a calma e o equilíbrio, sintonizado com o bem e a verdade, não seremos atingidos.
Logo, não é Deus que o permite, somos nós, que quando nos sintonizamos com o mal, ou seja, nos desequilibramos, nos tornamos alvos das influências obsessivas de espíritos inferiores, à maneira da lenda de Drácula, na qual o vampiro só entra na casa da vítima, se for por ela convidado.
Muita Paz.
Na questão abordada a pergunta tem a intenção de esclarecer se um indivÃduo mal intencionado por se utilizar de entidades inferiores para fazer o mal ao próximo, como em casos dos feitiços, Deus não permite na medida em que o indivÃduo esteja fora da vibração equivalente a estes espÃritos, tudo é questão de sintonia, acontece que ninguém tem forças de atuar em um indivÃduo que tem sua vida reta no bem e dentro dos preceitos do evangelho e da caridade, nada pode ser feito porque apesar de existirem pessoas ruins associados a espÃritos inferiorizados eles não possuem autoridade para atuar fora de suas faixas de vibração. Exatamente por este motivo sempre se recomenda dentro da Doutrina EspÃrita a REFORMA ÃNTIMA, reforma de nossos atos e de nosso procedimento, nos evangelizando, criando o hábito da prática do bem e do estudo, para que possamos ficar fora do alcance destes indivÃduos e destas entidades inferiores.
Bjs.
Querido Moa...tenho por hábito sempre acreditar em minha lógica.
Não sabemos e nem usamos nossa capacidade cerebral, mas ela existe, está ai.
Já vi ( como diria minha mãe:- com estes olhos que a terra há de comer) uma turma de parapsicólogos secarem um pé de samambaia somente com a força da mente.
A mente é poderosa.
Portanto, se os espÃritas acham que deus é responsável pela "proibição" ou inibição da ação destes espÃritos é realmente uma crença deles. Respeito-os
Eu prefiro e acredito que minha mente sim é capaz de bloquear qualquer "energia negativa".
Aprendendo a usá-la você acaba fazendo um escudo e pode acreditar, FUNCIONA.
Eu não acredito em deus, e também não acredito em espÃritos, mas estou sempre muito bem.
Usar “espÃritos” para me fazer algum mal, seria a mesma coisa que chover no molhado.
Meus males eu os tenho quando os procuro, por exemplo, basta eu levantar de mau humor ou com algum pensamento negativo que já sei exatamente as conseqüências do dia. Nem saio de casa, trabalho o dia todo na prancheta.
Não são espÃritos me alertando ou deus me protegendo, é apenas minha capacidade de reconhecer minhas limitações.
Um beijo no seu coração sempre muito lindo.
Angela
Se a vibração de quem está sendo enviado o mal não estiver boa, o mal lhe poderá atingir sim. Pois a energia estará igual ao do mal. Caso a pessoa a quem se envia o mal, estiver boa, o mal torna-se incompátivel e não consegue atingi-la.
Luz______Amar-Al (IRMÃ DO LER)
Um espÃrito mau é inofensivo diante que um homem que lhe é superior, moralmente. Mas pode prejudicar aquele que é igualmente vicioso. Se alguém tem amizade com um espÃrito malévolo, pode pedir a este que tente prejudicar alguém. Se vai conseguir ou não, aà depende do alvo. Esta resposta é baseada na própria codificação kardecista. A aparente contradição significa apenas que nenhuma religião ou filosofia é perfeita.
A resposta a esta pergunta, envolve muito mais do que a vontade de uma pessoa e um espÃrito.
Para que algo aparentemente mal ocorra a uma pessoa, é necessário que esta tenha feito, em algum momento de sua existência espiritual, algo para merecê-lo.
Ninguém recebe um mal que não mereça, ou não haveria justiça Divina.
Se algo de mal acontece, a pessoa fêz por merecer, e deverá retirar uma lição disso. Ocorre que então, o que aparentemente era considerado mal, passa a ser um bem.
Temos no livro dos EspÃritos o seguinte ( não lembro exatamente onde );
- Uma pessoa que pena os sofrimentos quando encarnada, está fazendo um resgate, cumprindo sua expiação;
- Uma pessoa que faz o mal a outra, está sendo usada como ferramenta da justiça divina, onde a justiça se faz por meio das imperfeições desta. Mas isso não a isenta da responsabilidade do mal que comete, pois é culpada pela imperfeição que serviu como meio de punição a outrem. Esta, receberá futuramente uma pena equivalente que sirva de resgate para o mal que cometeu.
Assim, se uma pessoa, com o auxÃlio de um espÃrito tivér exito em sua tentativa de fazer um mal, comentem crime maior contra si, em vez de ser para com o outro.
Quem recebe o mal, deverá aprender e evoluir. Quem faz, ainda receberá futuramente a dÃvida contraida ao fazer tal mal.
Por isso devemos nos esforçar para nos aperfeiçoarmos, e não sermos instrumentos de punição.
Quando não existirem mais pessoas que, pelas imperfeições, se tornem instrumentos de punição Divina, os que forem merecedores, a receberão de outra forma. Assim, nada justifica a insistência em se manter uma imperfeição passivamente.
à mister lembrar que, "PUNIÃÃO NÃO à CASTIGO", e sim "LIÃÃO VALIOSA", que serve para diminuir a probabilidade de reincidência futura, seja na mesma ou em outra existência.
Logo, a punição é um BEM.
Já uma pessoa, que em momento algum fez algo para merecer um mal de tamanha proporção, nada lhe acontecerá, e a punição estará na frustração dos que tentaram o mal fazer, ao verem todos os seus esforços resultarem em um NADA ABSOLUTO. ( Essa seria a resposta a pergunta em questão. )
Não cansamos de ouvir o ditado, "há males que vém pra bem"?
Pois todos os males, por piores que sejam, vem para o bem.
O segredo está em enxergá-lo por detrás de nosso ego, orgulho, vaidade e egoismo, que fazem nos sentirmos vÃtimas.
Infeliz o homem que vê o sofrimento material como injusto, pois não sabe da carga de faltas que carrega nas costas, e que tal sofrimento lhe será importante resgate para a liberdade espiritual.
Não confia em Deus.
Não têm fé!
Paz (^_^)
Só se ele quiser fazer esse mal!
Todos nós temos o poder de escolha!
Claro se vc entra em sintonia , aceita a vibração má lógico que vc recebe o mal.Deus não deixaria se vc estivesse conectado com Ele , ai´mesmo assim se vc não se manter na sua palavra sempre podera receber as vibrações más se fez o mal algum dia.Agora aquele que crê e ama e ora sempre fica protegido pelo amor de Deus .
Ocorre sim , pois o homem não ora e não vigia.
bjs
O homem quando quer fazer o mal, ele não precisa nem de ajuda de espÃrito algum.