Potencial de ionização e eletronegatividade?

Sei pouco sobre o assunto preciso que alguém me esclareça me dando respostas objetivas

Comments

  • Potencial de Ionização ou simplesmente, Energia de Ionização é a energia necessária para arrancar um elétron de um átomo isolado no estado GASOSO. Como você pode perceber a energia de ionização varia de acordo com o número de camadas de elétrons. Quanto menos camadas maior será a energia de ionização, e vice-versa.

    A eletronegatividade é a tendência de um átomo se tornar negativo, ou seja, de receber elétrons. Essa propriedade está diretamente ligada com o raio atômico, pois quanto menor o raio do átomo (menos camadas eletrônicas) maior será a força com que o núcleo "puxa" os seus elétrons, assim tem maior tendência de "capturar" elétrons. A mesma lógica pode ser aplicada para a eletropositividade (propriedade menos importante), quanto maior o raio atômico menor será a força com que o núcleo atraí os elétrons da camada mais externa, logo, haverá maior facilidade do átomo perder esse(s) elétron(s).

    Bom, espero ter ajudado... =]

  • Potencial de ionização é o potencial que um átomo tem de perder elétrons. Esse fato só ocorre com átomos no estado gasoso. Quanto mais camadas o átomo tiver, menor será a energia de ionização, já que a atração entre elétrons e prótons é menor.

    Potencial e eletronegatividade é a capacidade que um átomo tem de ganhar elétrons. Geralmente, os átomos ametais têm um alto potencial de eletronegatividade. Quanto menor o raio atômico do átomo (seu tamanho de acordo com o número de camadas) maior potencial de eletronegatividade o átomo tem que ter para retirar elétrons para ele.

  • Potencial de ionização é a energia necessária para a retirada de elétrons do átomo. Ou seja quanto menor o átomo( aqueles que tem caráter ametal, os ametais e semi-metais) mais de dificil de tirar o elétron pois tem tendencia a receber tendo um potencial de ionização maior. Já o quanto maior o tamanho do átomo(aqueles com caráter metálico ,os metais) tem tendencia a doar tendo um potencial de ionização é baixo.

    Já eletronegatividade esta relaciuonado com potencial de ionização..Quanto maior o potencial de ionização maior a eletronegatividade ,pois eletronegatividade é a energia que o átomo libera ao receber um elétron(como os que teem maior potencial de ionização recebem elétrons esses liberam mais energia ao contrario do que tem baixa pois não recebem em consequencia não liberam).

    qualquer duvida me manda um e-mail [email protected]

    ou me add no msn [email protected]

Sign In or Register to comment.