Que consequências o excesso de críticas pode ter na vida de uma pessoa?

Se as virtudes de uma pessoa passa despercebida diante dos olhos das outras, mas somente os defeitos aparecem e recebem críticas rigorosas, o que pode acabar acontecendo com esta pessoa?

Update:

Po, Biaway! Que interessante a tua resposta! Que sinceridade bacana! Senti uma resposta profunda e não um discurso superficial. Você realmente "sentiu" a pergunta.

Comments

  • Sabe, essa pergunta me faz voltar lá atrás, no tempo em que era uma menina indefesa e insegura..... minha mãe nunca me elogiava, só sabia apontar defeitos e erros....qdo fazia algo certo , era minha obrigação e ponto, mas qdo fazia algo errado....a cada caía na minha cabeça.!!!!

    Cheguei ao cúmulo de deixar de estudar na oitava série pq assim minha mãe me notava em casa....

    Fui uma adolescente insegura, indecisa e medrosa....sofri mto no trabalho e nos meus relacionamentos por isso.....mas aos poucos, fui ficando dura e áspera....hoje respondo na lata, sei que as vezes sou crua e grossa com as pessoas, mas é uma estratégia que desenvolvi com o tempo para me defender....

    agora tento equilibrar as coisas, nem abaixar a cabeça pra tudo, nem sair esmurrando todo mundo....

    mas creio que o excesso de críticas te leva pra esses dois lados: ou vc vira um inseguro medroso, ou se arma e passa a atacar todos a sua volta.

  • Poderá haver sérios danos no seu amor próprio.

    É muito comum isso acontecer com crianças.

  • a pessoa vai ficando com a auto estima baixa

    e mesmo que os defeitos que a pessoa na tenha o defeito

    ´do qual e criticada, passa a telos....

  • A estima vai por água abaixo, a vida começa a não ter tanto sentido e a desconfiança nos seres humanos cresce.

    A pessoa acaba se isolando,e sentindo-se a pior das criaturas.

    A luta para sair dessa situação é muito dificil,exige disciplina ,meditação e uma forte vontade de vencer,de ser alguém.

  • Olha Gaius é inerente ao ser humano só perceber os defeitos, comentar as desgraças e esconder a felicidade, o ser humano tem o dom de querer machucar profundamente as coisas que acha lindo ou as pessoas que ama, quer um exemplo meio besta? rsrsrsr quando se vê um bebê rechonchudo e lindinho a primeira coisa que se diz é: "Que bebê lindo, que vontade de MORDER essas bochechas!" ou então vai direto e tasca logo um BELISCÃO na bochecha do pequeno rsrsrs, observe à sua volta e depois diga se estou errada.

    Agora quando uma pessoa é constantemente submetida às criticas e comparações, pode haver no cérebro desta pessoa, um bloqueio que faça com que ela acabe por assumir as características destas criticas; por exemplo: Se os pais constatemente dizem que o filho é um idiota, um burro, como é comum se ouvir muito por ai, esse ser acaba se transformando realmente em alguem com capacidade intelectual limitada.

    Ninguem gosta de receber somente críticas, eu aconselho a esta pessoa no caso, que exercite sua auto estima, se olhando no espelho e afirmando pra sim mesmo, o quanto ele é inteligente, o quanto é belo,coisas assim : positivas, para contrabalançar o mal que essas críticas possa fazer. Me perdoe se não respondi como vc queria, só disse o que eu penso, ok?

  • O resultado depende da personalidade de quem está recebendo

    críticas. Caso esta pessoa tenha uma personalidade forte então vai usar essas críticas como motivação, como força para correr atrás do é importante, ou seja, dos seus objetivos. Se a personalidade é fraca então esta vai sentir-se em pânico, ansiosa e fraca.

    Não somos vítimas do que os outros dizem, pois também podemos escolher nossas reações. E as melhores reações são aquelas que fazem de nós exemplos para serem seguidos.

  • Depende, se a pessoa tiver uma auto estima baixa essas críticas vão fazer com que ela se recolha cada vez mais para longe dessas pessoas, ela pode vir a se tornar anti social, ter medo de se relacionar, se achar a pessoa mais defeituosa do mundo e até mesmo cometer suicídio por achar que não se encaixa nesse mundo.

    Mas se a pessoa tem um pouco de amor próprio ela vai perceber que isso são apenas tentativas de deixa-lá mal. Pode dar a volta por cima ou simplesmente ignorar as pessoas que a criticam.

  • Depende de quem critica..... uma crítica mal feita, pode virar um elogio.

  • Desânimo, baixo-astral, impotente no que faz, se sentir inútil uma série de conseqüências

  • eu estou quase chegando nessa pessoa...as pessoas só sabem criticar...não me lembro de um elogio serio...

    as vezes acho que tudo vai desmoronar...e sem saber..as vezes vou pro lado da escuridão..

    mas tomo cuidado...

    então...essa pessoa tende a se refugiar do mundo de alguma forma...no meu caso..fico no pc...mas já pensei em usar maconha...sei lá...

    é muito difícil...responder a esta pergunda esta atraindo vibraçoes negativas pra mim....

    termino aqui...

    espero que eu tenha ajudado...

    kisu ;*

Sign In or Register to comment.