"Se fôsseis cegos, não teríeis pecados" ???
Por esta sentença: "Se fôsseis cegos, não teríeis pecados", quis Jesus significar que a culpabilidade está na razão das luzes que a criatura possua. Ora, os fariseus, que tinham a pretensão de ser, e eram, com efeito, os mais esclarecidos da sua nação, mais culposos se mostravam aos olhos de Deus, do que o povo ignorante. O mesmo se dá hoje???
Comments
Rosy, Vamos por parte se uma pessoa vêm cego, e por que fez algo por merecer certo?, mais isso não impede dele cometer mais débitos uma vez que se peca de outras formas: pensamentos, atos e palavras, mais Jesus deixou um recado: eles são cegos conduzindo cegos..................
Em resumo quem mais sabe mais será cobrado.
Um abraço minha amiga
Tem uma frase que sempre comento que é: ninguém senti falta daquilo que ñ conhece!, quem vive na ignorancia ñ podemos julgar como uma pessoa acima do bem e do mal, difícil e válido é aquela pessoa que conhece todos os caminhos e opta pelo do bem apesar dele ser o mais difícil.
Bjos!
Sim.
E muitos se fazem de cegos para pecarem.
"E disse-lhe Jesus: Eu vim a este mundo para juízo, a fim de que os que não vêem vejam, e os que vêem sejam cegos.
40 E aqueles dos fariseus, que estavam com ele, ouvindo isto, disseram-lhe: Também nós somos cegos?
41 Disse-lhes Jesus: Se fôsseis cegos, não teríeis pecado; mas como agora dizeis: Vemos; por isso o vosso pecado permanece." - S. João 9:39-41
O real significado da palavra pecado é "incredulidade". É muito difícil um cego ser um ateu. Um cego tem facilidade para crer na PALAVRA de Deus. Aqueles que não têm cegueira física, lutarão para serem instruídos na ciência dos homens, tanto quanto lhe for possível. E quanto mais ele se aprofunda na ciência dos homens, mais ele se distancia de Deus. A ciência é oposta a Deus. Se a ciência for para o norte, Deus vai para o sul. Creio que por isso o Senhor Jesus disse: "se fôsseis cegos não teriam pecado".
"Então Jesus, olhando em redor, disse aos seus discípulos: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas!" - Marcos 10:23
Eu creio que a riqueza intelectual (conhecimento), está incluida aí nesse versículo. Depois que a pessoa elegeu seu Gamaliel para lhe instruir, pode vir quem for com as Escrituras para mostrar-lhe que ele terá resposta para tudo e não aceitará a VERDADE de Deus.
Basta lembrar que foi a ciência (conhecimento) que levou Eva a cair da Palavra. Hoje continua igual. Veja as mulheres... Quão longe estão de Deus (de um modo geral).
O que está proposto para as mulheres é o que está prescrito em Gênesis 3:16... I Pedro 3:1-6 ... I Timóteo 2:9-15
"E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará." - Gênesis 3:16
1 SEMELHANTEMENTE, vós, mulheres, sede sujeitas aos vossos próprios maridos; para que também, se alguns não obedecem à palavra, pelo porte de suas mulheres sejam ganhos sem palavra;
2 Considerando a vossa vida casta, em temor.
3 O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura dos vestidos;
4 Mas o homem encoberto no coração; no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus.
5 Porque assim se adornavam também antigamente as santas mulheres que esperavam em Deus, e estavam sujeitas aos seus próprios maridos;
6 Como Sara obedecia a Abraão, chamando-lhe senhor; da qual vós sois filhas, fazendo o bem, e não temendo nenhum espanto. - I Pedro 3
9 Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos,
10 Mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras.
11 A mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição.
12 Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio.
13 Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva.
14 E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão.
15 Salvar-se-á, porém, dando à luz filhos, se permanecer com modéstia na fé, no amor e na santificação." - I Timóteo 2:9-15
E qual mulher hoje, quer se enquadrar nas Escrituras? Qual delas quer ser boa dona de casa, sujeita a seu marido, criar seus filhos no caminho do Senhor, etc? Não senhor! Elas não querem se enquadrar na Palavra. Elas querem é trabalhar fora, querem ser boas motoristas de taxi, de carretas, etc, serem boas pastoras evangélicas (mesmo havendo uma Escritura que diz: "não permito, porém, que a mulher ensine..."), serem boas sargentas ou policiais em geral, serem boas chefes na repartição, boas gerentes de lojas, etc., enquanto seus maridos provavelmente estão sendo babás em casa, etc. Quão longe o mundo está da Palavra de Deus.
E provavelmente pelo menos aos domingos irão à igreja, talvez de calça-esporte (ou saia curta), blusa meio transparente, toda rebocada de pintura nas unhas e na face, e crêem que estão adorando a Deus. A Bíblia diz que "O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura dos vestidos; (e eu acrescento: na pintura de unhas, olhos, etc). A única mulher que a Bíblia relata que usou pintura foi Jezabel e ela morreu e foi comida por cães, conforme a profecia:
"E os cães comerão a Jezabel no pedaço de campo de Jizreel; não haverá quem a enterre. Então abriu a porta e fugiu." - II Reis 9:10
"Depois Jeú veio a Jizreel, o que ouvindo Jezabel, pintou-se em volta dos olhos, enfeitou a sua cabeça, e olhou pela janela." - II Reis 9:30
"Entrando ele e havendo comido e bebido, disse: Olhai por aquela maldita, e sepultai-a, porque é filha de rei.
35 E foram para a sepultar; porém não acharam dela senão somente a caveira, os pés e as palmas das mãos.
36 Então voltaram, e lho fizeram saber; e ele disse: Esta é a palavra do SENHOR, a qual falou pelo ministério de Elias, o tisbita, seu servo, dizendo: No pedaço do campo de Jizreel os cães comerão a carne de Jezabel." - II Reis 9:34-36
E essa Jezabel foi posta por exemplo na Bíblia. Jezabel é citada novamente em Apocalipse 2:20, como sendo "mulher que se diz profetiza" que engana os servos de Deus para que se prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria.
Acordem, mulheres que temem a Deus!
Há uma Escritura que diz:
"Mas ao ímpio diz Deus: Que fazes tu em recitar os meus estatutos, e em tomar a minha aliança na tua boca?
Visto que odeias a correção, e lanças as minhas palavras para detrás de ti.
Quando vês o ladrão, consentes com ele, e tens a tua parte com adúlteros.
Soltas a tua boca para o mal, e a tua língua compõe o engano.
Assentas-te a falar contra teu irmão; falas mal contra o filho de tua mãe.
Estas coisas tens feito, e eu me calei; pensavas que era tal como tu, mas eu te argüirei, e as porei por ordem diante dos teus olhos:
Ouvi pois isto, vós que vos esqueceis de Deus; para que eu vos não faça em pedaços, sem haver quem vos livre." - Salmo 50:16-22
Com certeza Rosy, hoje continua desse jeito e ainda com força.
Mas um dia o ser humano vai evoluir e isso tudo irá acabar.
Abraço e bom feriado.(ps se for de São Paulo)
Querida amiga acho que o referencia e a porta, temos portas para o pecado os olhos e uma delas pode perceber que tudo começa quando olhamos e da forma que olhamos ,tenho uma coisa comigo que os homens pecam mais ,com os olhos e as mulher pela audição ,pense e veja se não faz sentido!!o homem olhou pecou a mulher ouviu caiu!!e triste mais e verdade fk com Deus!!bjin
Porque o que conhece e não faz é o pior dos pecadores.
Não são os olhos que nos leva ao pecado, são as atitudes, as palavras, o lugar que se da ao diabo.
não são os olhos que pecam e sim seus pensamentos e seus atos ..
claro!
e cego tbm peca!