quais a semelhanças e diferenças entre cartilagem e osso???????????????????

preciso pra segunda-feira me ajudemmmmmmmmmmmmmmm

Comments

  • Os dois são bem diferentes!

    O tecido cartilaginoso não tem vascularização, é um tecido liso, rígido e ao mesmo tempo ELÁSTICO. Tem a função de sustentar e revestir articulações, além de ser necessário para o crescimento ósseo.

    Já o tecido ósseo é formado por células e matriz mineralizada, é rígido pra supostar pressões e para proteger os órgãos internos. Tem como função o armazenamento de cálcio, e a formação de um sistema de alavancas pra aumentar a força muscular.

    Deu professor vai adorar :)

  • ambos fazem parte do sistema esquelético e servem para auxiliar na movimentação.

    os ossos dão sustentação com resistencia, enquanto a cartilagem é mais flexivel.

  • :D

    Diferenças:

    O tecido CARTILAGINOSO se caracteriza por apresentar grande quantidade de fibras colágenas merguladas numa matriz extracelular, dando a ele, uma consistencia, semelhante a da borracha. Tal tecido é avascular, isto é, não tem vasos sanguineos em seu interior.

    Enquanto o tecido ÓSSEO, que é o que constitui os ossos, se caracteziza por ter suas células encerradas em uma matriz extra-celular rica em colágeno e fosfato de cálcio e outros íons, que fazem o osso ter aquela forma bem dura e resitente!

    Semelhanças:

    Ambos fazem parte da classe de "Tecidos conjuntivos especiais". Conjutivos, porque dão "conjunto" ao corpo. Também, ambos dão forma e sustentação ao corpo num conjuto, tipo:

    ENTRE UM OSSO E OUTRO:

    * pode fazer a ligação entre ossos, que pode até ser chamada de "articulação"

    * Ou então, evitar atritos, nos movimentos.

    * O osso é extremamente duro, É o que dá a real sustentação, e a cartilagem, por ter aspecto de borracha, faz um tipo de "amortecimento" de impactos

    ;D

  • cardilagem é uma substancia q tem no osso do ser humano!

    e osso é o elemento o qual nos usamos sempre e sempre temos ele desque nascemos sem ele com ñ andariamos, mover-semos etc.

  • bom eu num tenho muita certeza, mais axo que cartilagem é um ossinho móle tipo um nervinho e osso é mais durinho.

Sign In or Register to comment.