A Fábula da Convivência ...

Durante uma era glacial, muito remota, quando parte do globo terrestre esteve coberto por densas camadas de gelo, muitos animais não resistiram ao frio intenso e morreram indefesos, por não se adaptarem às condições do clima hostil. Foi então que uma grande manada de porcos-espinhos, numa tentativa de se proteger e sobreviver, começou a se unir, a juntar-se mais e mais. Assim, cada um podia sentir o calor do corpo do outro.

E todos juntos, bem unidos, agasalhavam-se mutuamente, aqueciam-se, enfrentando por mais tempo aquele inverno tenebroso.

Porém, vida ingrata, os espinhos de cada um começaram a ferir os companheiros mais próximos, justamente aqueles que lhes forneciam mais calor, aquele calor vital, questão de vida ou morte. E afastaram-se, feridos, magoados, sofridos. Dispersaram-se, por não suportarem mais tempo os espinhos dos seus semelhantes. Doíam muito...

Mas, essa não foi a melhor solução: afastados, separados, logo começaram a morrer congelados. Os que não morreram voltaram a se aproximar pouco a pouco, com jeito, com precauções, de tal forma que, unidos, cada qual conservava uma certa distância do outro, mínima, mas o suficiente para conviver sem ferir, para sobreviver sem magoar, sem causar danos recíprocos.

Assim suportaram-se, resistindo à longa era glacial. Sobreviveram.

É fácil trocar as palavras... difícil é interpretar os silêncios!

É fácil caminhar lado a lado.... difícil é saber como se encontrar!

É fácil beijar o rosto... difícil é chegar ao coração!

É fácil apertar as mãos... difícil é reter seu calor!

É fácil sentir o amor... difícil é conter a sua torrente!

Comments

  • Muito profunda a mensagem. Como mensagem puxa outra mensagem, veja esta...

    O CARVÃO

    Na volta da escola, o pequeno Zeca entra em casa batendo forte seus pés no assoalho. Seu pai, que estava indo ao quintal para alguns serviços na horta, ao ver o estado do menino, chamou-o para uma conversa. Zeca, de oito anos de idade, acompanhou-o desconfiado. E, antes mesmo que o pai dissesse alguma coisa, foi logo justificando a sua irritação - Pai, estou com muita raiva! O Juca não devia ter feito aquilo comigo. Desejo tudo de ruim para ele!

    O pai, homem simples, mas cheio de sabedoria, escutava calmamente o desabafo do filho. - O Juca me humilhou na frente dos meus amigos. Não aceito isso! Gostaria que ele ficasse doente e não pudesse ir a escola.

    O pai, depois de ouvir tudo, calado, caminhou até um abrigo e pegou um saco cheio de carvão. Levou o saco até o fundo do quintal, abriu e fez uma proposta ao filho: - Zeca, faz de conta que aquela camisa branquinha que está secando no varal é o seu amigo Juca, e que cada pedaço de carvão é um mau pensamento seu endereçado a ele. Jogue todo o carvão do saco na camisa, até o ultimo pedaço! Depois eu volto para ver como ficou.

    O menino achou que a brincadeira seria divertida e pôs mãos a obra. Mas, o varal com a camisa estava longe e eram poucos os pedaços de carvão que acertavam o alvo. Uma hora se passou, e o garoto terminou a "tarefa".O pai, que espionava tudo de longe, então se aproximou e perguntou: - E então, filho, como está se sentindo agora? - Estou cansado, mas estou alegre porque acertei muitos pedaços de carvão na camisa.

    O pai então olhou para o menino, que até então não havia entendido a razão daquela brincadeira, e falou carinhosamente: - Venha comigo até o meu quarto que eu quero lhe mostrar uma coisa.

    Zeca acompanhou o pai e foi colocado diante de um grande espelho, que mostrava seu corpo inteiro. Que susto! Ele só conseguia enxergar seus dentes e seus olhinhos. O pai, então, falou ternamente: - Filho, você viu que a camisa quase não se sujou, mas olhe só para você! Em relação ao mal que desejamos aos outros também acontece assim. Por mais que possamos atrapalhar a vida de alguém com nossos pensamentos ruins, a borra, os resíduos e a fuligem ficam sempre em nós mesmos! Por isso: - Cuidado com seus pensamentos; eles se transformam em palavras. - Cuidado com suas palavras; elas se transformam em ações. - Cuidado com suas ações; elas se transformam em hábitos. - Cuidado com seus hábitos; eles moldam o seu caráter. - Cuidado com seu caráter; ele controla o seu destino.

  • é.. kiko pena que muitos da nossa espécie...

    não tem a capacidade de pelo menos tentar compreender o que se passa a nossa volta!e nem tentam viver em comunidade!

    abraços !!!! adorei ..........

    vou meditar ,para não esquecer nunca !

  • muito boa...

  • Excelente fabula kiko, gostei demais..........vlw mesmo amigão

    Convivência

    A vida vem de Deus, a convivência vem de nós.

    Aqueles companheiros que nos partilham a experiência do cotidiano são os melhores que a Divina Sabedoria nos concede, a favor de nós mesmos.

    Se você encontra uma pessoa difícil em sua intimidade, essa é a criatura exata que as leis da reencarnação lhe trazem ao trabalho de burilamento próprio.

    As pessoas que nos compreendem são bênçãos que nos alimentam o ânimo de trabalhar; entretanto, aquelas outras que ainda não nos entendem são testes que a vida igualmente nos oferece, a fim de que aprendamos a compreender.

    Recordemos: nos campos da convivência é preciso saber suportar os outros para que sejamos suportados.

    Se alguém surge como sendo um enigma em seu caminho, isso quer dizer que você é igualmente um enigma para esse alguém.

    Nunca diga que a amizade não existe; qual nos acontece, cada amigo nosso tem as suas limitações e se algo conseguimos fazer em auxílio do próximo, nem sempre logramos fazer o máximo, de vez que somente Deus consegue tudo em todos.

    Se você realmente ama aqueles que lhe compartilham a estrada, ajude-os a ser livres para encontrarem a si mesmos, tal qual deseja você a independência própria para ser você, em qualquer lugar.

    Quem valoriza a estima alheia, procura igualmente estimar.

    Se você acredita que franqueza rude pode ajudar alguém, observe o que ocorre com a planta que você atire água fervente.

    Abençoemos se quisermos ser abençoados.

    um abraço!

  • Muito boa a sua mensagem kiko, mas a do alien também é profunda e merece a atenção de todos.

  • interessante

  • Já tinha escutado essa fábula,e me emocionei no dia assim como agora........

    Acho perfeito essas últimas frases:

    É fácil trocar as palavras... difícil é interpretar os silêncios!

    É fácil caminhar lado a lado.... difícil é saber como se encontrar!

    É fácil beijar o rosto... difícil é chegar ao coração!

    É fácil apertar as mãos... difícil é reter seu calor!

    É fácil sentir o amor... difícil é conter a sua torrente!

    sinff...sinff......acho que todos deveriamos pensar sobre as atitudes,o amor dos porcos espinhos.

    kisses!!!!!!!!!!!!

  • Ciganinha Não a conhecia e sua apresentação não poderia ter sido melhor, isto é, por teu intermédio! As fábulas, tão enriquecedoras nos faz conscientes e mais preparados para o desafio da vida. Com sua sutileza common nos prepara melhor para ela. E aqui a grande ethical, a mensagem é que precisamos intensamente do próximo e que seja bem próximo porém, não a ponto dessa proximidade nos causar alguma espécie de sofrimento. É preciso sempre manter certos limites de individualidade e em contra partida, permitir à quem esteja próximo que tenha também o seu espaço respeitado. Acho que é o princípio mais needed da convivência. Muitos consideram que a outra pessoa é uma extensão de si mesmas o que leva ao conflito. Ninguém poderá jamais ser justamente o que desejaríamos que fossem. E quando na necessidade que sejam dentro das expectativas mais profundas, certamente haverá controle e esse controle causará sofrimento, lesões de toda ordem. A manutenção da distância que a fábula apresenta é clara nesse sentido e temos realmente que entender da necessidade de liberdade mesmo na grande proximidade. Um beijinho pra você!

Sign In or Register to comment.