Alguém pode me ajudar a motivar os meus alunos em física e química?
Alguém pode me ajudar a motivar os meus alunos em física e química?
Na primeira semana de fevereiro vou começar a dar aulas de física e química. Alguém pode me ajudar dizendo alguma frase de motivação para que eles gostem de tais disciplinas? Pode-se citar a importancia dessas disciplinas para a vida do estudante, bem como porque vale a pena estudar tais disciplinas. As melhores respostas irei imprimir e entregar para eles. Agradeço as contribuições de voces. Abraços.
Update:Nossa! Estou gostando das colocações de vocês!
Estou fazendo um pequeno relatório com as respostas de voces.
Comments
Quando a gente é adolescente acha que já aprendeu de tudo, e os conselhos dos adultos nos soam retrógrados, além de lembrarem o poderio dos pais.
Tente ganhar a confiança deles com atividades que envolvam os temas estudados:
- imagem e ação com os temas que estão sendo estudados;
- faça experimentos simples, você mesmo, como os do manual do mundo;
- passe experimentos para os alunos fazerem em classe ou pra casa (mas têm que ser prazerosos, não podem dar a sensação de um fardo, de uma obrigação);
Sempre haverão uns 10% dos alunos que se saem muito bem nas aulas. Cuidado para não focar suas aulas só pra eles e esquecer do restante da turma.
E lembre-se que mesmo todos estando na mesma série, o grau de aprendizado deles é muito variado. Vai ter momentos que você terá que rever conceitos que alguns esqueceram ou não aprenderam, ou até explicar como se eles tivessem "cinco anos".
Não ria do desconhecimento deles. Utilize sempre a expressão "boa pergunta!" e suas variações para estimulá-los a tirarem as suas dúvidas. Às vezes algum aluno faz uma pergunta tosca, a turma toda ri, e você inicia a reposta com "boa pergunta! Excelente pergunta!" ou algo do gênero e todos ficam em silêncio para prestarem atenção na "boa resposta".
E lembre-se que ser um bom professor não é distribuir notas, mas distribuir conhecimento.
Despertar a sua curiosidade.
Traga fatos do cotidiano e os transforme em estímulos para o aprendizado.
Um abraço e bons estudos.
Vida longa e próspera.
Repasso dois links que apresentam boas reflexões
Você poderia fazer uma rápida pesquisa no yahoo para constatar os temas mais frequentes
A utilização da Astronomia como base contextual para outras matérias, pode contribuir
para despertar interesse pelo estudo entre os alunos, pois se trata de um tema com grande
potencial mobilizador, e que promove encantamento e fascínio (GONÇALVES et al, 2007),
para o público de todas as idades. Uma vez mobilizado o educando que já está envolvido com temas científicos apresentados na Astronomia, acredita-se que o interesse por aprender outros temas das Ciências seja despertado.
http://www.ifc.edu.br/site/index.php/doc-propi/doc...
ciencian estrutura de ensino física.pdf
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencian...
Faça experimentos.
Faz uns experimentos.
Física tenta falar sobre alguma teorias, buraco de minhoca, multiversos, teoria das cordas. Meu professor levou a turma na represa de Itaipu uma vez, é uma ideia também.
Tenta fazer musiquinhas pros seus alunos aprenderem melhor e boa sorte com as feras
Faça demonstrações em sala de aula, ensine-os a montar experiências simples, leve documentários;
na escola, em geral, td mundo odeia física e química...pq além de envolverem matemática (que é odiada pela maioria) e um monte de fórmulas (que, em geral, precisam ser gravadas) é muito difícil encontrarmos uma aplicação dessas matérias no dia a dia. O melhor que vc pode fazer é levar o máximo de experiências e trazer essas disciplinas para o cotidiano dos alunos, mostrar para eles em situações práticas os cálculos e tudo o que vc precisa ensinar.
<QUOTE>alguma frase de motivação para que eles gostem de tais disciplinas? Pode-se citar a importancia dessas disciplinas</QUOTE>
Todas as disciplinas são importantes.
Por exemplo, se fosses professor de sociologia então terias o mesmo problema: como motivar os estudantes para essa disciplina.
Tu não vais conseguir motivar alguém que nem sabe o que quer fazer na vida. Se perguntares a um(a) estudante o que ele/ela quer fazer quando crescer, a primeira coisa que vai sair da boca dele(a) é "não sei". Nesse caso, motivá-los para estudar seja o que for (física ou sociologia ou outra coisa qualquer) é um tiro no escuro.
Não adianta apelar ao interesse pela via da necessidade. Nem todos os teus alunos querem ou têm competência para se tornar cientistas, pelo que mesmo a necessidade de adquirir cultura científica (que é mais do que "saber sobre física" ou "saber sobre química") não lhes vai apelar. Por outro lado, os que querem MESMO saber vão ter já esse interesse -- sem que tu tenhas que fazer algo quanto a isso. A pergunta mais útil (quanto a mim) não é tanto "como motivá-los?" mas sim "como não os demotivar?" -- a solução esta segunda dá muito trabalho por si, a primeira por si só não faz sentido face a TODAS as outras disciplinas que também são importantes.
Se o apelo à necessidade das Ciências resultasse, então até verias um investimento bastante maior nas Ciências em todos os países; não, pelo contrário: ouves os políticos a dizer que as ciências são muito importantes, mas por outro lado vês um desinvestimento público sistemático nas ciências. Se tens dificuldade em apelar à curiosidade e ao interesse nos mais novos -- como esperas sequer que isso resulte nos mais crescidos?! Vê por exemplo o que tem acontecido com o orçamento da NASA ao longo do tempo, em percentagem do orçamento federal dos Estados Unidos da América: http://thinkprogress.org/wp-content/uploads/2013/0... Vês aquele pico antes de 1968? Aquilo foi quando os EUA estavam a tentar chegar à Lua antes dos Russos: quandos eles perceberam que os Russos não conseguiriam lá chegar, o desinvestimento começou e nunca mais parou. Agora já sabes a razão porque nunca mais as pessoas voltaram à Lua após 1972. Se disseres "Ah, então e o CERN?" O orçamento do CERN é 10% do orçamento da NASA.
Mas por outro lado, compara o orçamento da NASA com o orçamento militar: http://dgarygrady.com/wp-content/uploads/2012/11/S...
Aquela barra azul grande à direita é todo o dinheiro que a NASA recebeu ao longo de 60 anos de funcionamento. A grande barra vermelha ao centro é o dinheiro gasto nos ramos militares dos EUA EM UM *ANO*. 60 anos de um lado; 1 ano ao centro. Ainda achas que é com o interesse dos jovens que te tens que preocupar?! Os jovens já têm a curiosidade em saber como o mundo funciona! Só tens que ter o cuidado de não os desmotivar. Não, são os adultos o que me preocupa...
Vê se consegues ver a porção para o orçamento federal dos EUA em ciências aqui neste gráfico: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/c/ce/Fy20... Aposto que muita gente pensa que os EUA gastam 50% do dinheiro na NASA... (O juro da dívida dos EUA em 2011 era 10 vezes maior que o dinheiro gasto com a NASA...)
Acima de tudo, mais do que aprender física ou química ou outras ciências, a preocupação maior é a CULTURA CIENTÍFICA.
Daqui a 10 anos, os teus alunos não vão recordar-se de nada do que lhes ensinaste. Não vão lembrar o que diz a lei de Lavoisier. Não vão lembrar quais são as três leis de Newton. Não vão saber o que é um balanço estequiométrico, ou momento angular. Nem isso lhes vai interessar para a vida. A cultura científica, por outro lado, é o que lhes permitirá protegerem-se das patranhas que lhes tentarão impingir quando crescerem, como "garrafas termomagnéticas que purificam a água" (COMO ?!) ou a astrologia. Se os teus alunos chegarem a perceber a diferença entre astronomia e astrologia, já estarão à frente de uns 50% da população (pela minha estimativa)... Se os teus alunos chegarem a ter como motivação o FAZER PERGUNTAS, já serão mais difícieis de enganar pelos vendedores de cristais e de poções mágicas. Se os teus alunos começarem a ganhar cultura científica, já terão o interesse em querer saber mais que lhes fará questionar quanto tempo ainda temos até o petróleo acabar, ou querer saber quanta energia é produzida com o petróleo (que também é usado para fazer plásticos, produtos de beleza, produtos médicos, etc.). Tudo isto leva mais que 1 ano de aulas. O teu compromisso com a escola é cumprir o calendário de aulas; o teu compromisso com os teus alunos é não lhes tirar a curiosidade que eles já têm à partida.
Boa sorte.
http://www.youtube.com/watch?v=PGNxgm3tdG0
http://www.youtube.com/watch?v=9thhaG74ax8
Saudações Astronomicas.
Os adolescentes em geral tem tendência de odiar química e física (o bicho de sete cabeças de todo aluno)
Portanto você deverá abrigar o tema com mais descontração do que técnica.Quanto ao gosto pela ciência você tera que incentiva los, mas como fazer isso?
Experiências !
Todo adolescente não gosta de estudar, mas eles são curiosos... Eles querem saber como e porque funciona aquilo.
Uma experiência legal de se fazer é a do balão de Hidrogênio, (utiliza-se soda caustica e papel alumínio )
A mistura desses compostos liberta hidrogênio e com a ajuda de uma garrafa o gás é posto dentro do balão que quando cheio ele sobe .... com a ajuda de um cabo de vassoura e uma vela o balão explode causando assim o fenômeno combustão.
Meu professor de Química fez esse experimento com a gente no segundo ano e até os alunos que não se interessavam pela aula gostaram da "farra"
Você explicaria para eles o porquê que a combustão aconteceu e eles entenderiam um processo químico.
A Física é regada de leis que podem ser demonstradas para nós ao vivo e a cores, eles vão adorar e começar a se interessar pela matéria.Dar
Uma coisa interessante de se fazer é passar trabalhos em grupo semestralmente valendo nota. Passe uma experiência física/química pra cada grupo de alunos e os faça apresentar na sala ou no laboratorio explicando porque esse processo acontece.
Meus professores fizeram isso também e surtiu resultados
Enfim á uma infinidade de coisas a serem feitas para despertar esse gosto pela ciência
quanto as frases incentivadoras prefira sempre Albert Einstein pelo seu prestígio
você pode escrever no quadro todos os dias uma frase de algum cientistas que tenha em mente
isso é uma força de indagação pelos alunos.
Frases interessantes:
Ser suficiente artista é ter capacidade de desenhar a imaginação. A imaginação é hecimento. O conhecimento é limitado. A imaginação envolve ao mundo. Albert Einstein.