como saber quando uma gata vai criar?
oi
no fim do ano passado eu adotei uma gatinha, ela vai fazer um ano dia 8 de outubro,e ai eu e minha mãe combinamos de deixar ela ter só uma cria e depois castrar em seguida... no começo de agosto ela entrou no cio pela primeira vez e veio uns três gatos atrás dela aqui em casa, ai ela ta gravida...
eu andei pesquisando e vi que provavelmente nasce só um ou dois filhotes na primeira cria , a barriga dela ta muito grande e eu to com medo dos filhotinhos serem muito grandes, então...
eu queria saber que sinais a gata da quando está perto de criar?e também se é melhor levar ela pra fazer uma cesária e já castrar junto!?
Comments
Uma semana antes do parto, o dono deve definir onde a cria nascerá. Coloque uma caixa de papelão ou madeira de bom tamanho para acomodar confortavelmente a fêmea e a ninhada. Um dia antes do parto, a gata para de comer e vai procurar a sua caixa.
Não corre riscos nenhum,mas você tem que ajuda-la faça isso e ela não sofrera , mas não ajude ela por puxa-los para fora mas por estar do lado dela ,e tbm quando ela miar aperte bem devagar a barriga dela para ajudar a dar uma forcinha
ninguem sabe direito quantos filhotinho vão nascer... uma vez minha gatinha ficou gravida pela primeira vez e teve 4 filhotinhos....
As gatas sabem exatamente o que fazer nesse momento, não precisa de ajuda de humanos, a menos, claro que ocorra algum problema muito grave, então você deve levá-la ao veterinário. A gestação delas dura em média 62 dias e antes de começar o trabalho de parto a temperatura corporal dela vai cair, lembre-se que a temperatura normal dos gatos fica em torno de 40 graus. A minha gatinha não conseguiu dar a luz sozinha então tive de levá-la na veterinária que eu confio e lá foi feita uma cesariana com a castração. Prepare uma caixa grande, alta o suficiente para que os bebês não consigam sair mas baixa o suficiente para que a mamãe consiga sair facilmente, coloque jornal picado nessa caixa, foi isso que a veterinária me disse para fazer, deixe a comida e água da mamãe por perto e não fique pegando os bebês, de preferência só mexa neles quando eles abrirem os olhos e ainda assim por pouco tempo, isso demora uns 10 dias. A minha filhotinha que nasceu na veterinária abriu primeiro um olho e depois o outro, uma graça. Algumas gatas ficam mais bravas para defender a cria, não deixam qualquer pessoa se aproximar. Fique de olho para ela nà o dar cria dentro do guarda-roupa ou em alguma gaveta. Mostre para ela onde ela deve dar cria, sendo um local quentinho ela vai aceita. Boa sorte. Os bebês vão parecer uns ratinhos, mais depois ficam lindos.