Porque uma carga negativa repele outra negativa?

Por que uma cargas de sinais iguais se repelem e cargas de sinais diferentes?

Comments

  • Muitas afirmações na Física não são conclusões lógicas deduzidas a partir de outras verdades mais fundamentais.

    Uma afirmação que deve ser aceita como verdade sem ser derivada de outras verdades básicas pode ser chamada de axioma.

    Um axioma da Física ou lei física normalmente é algo que resulta da observação de experiências.

    Determinados tipos de experimentos levam a crer que a matéria, sob determinadas condições, apresenta propriedades muito específicas que levaram os físicos a formularem a existência do que chamaram de carga elétrica. Os mesmos experimentos também revelam que devem existir dois tipos de carga elétrica, a que chamaram de positiva e a que chamaram de negativa. Também, os experimentos revelam que as cargas de mesma natureza se repelem, ao passo que as cargas de naturezas opostas se atraem.

    As conclusões experimentais relacionadas com os fenômenos elétricos e magnéticos estão resumidos de forma muito elegante e bela nas equações da teoria eletromagnética, sintetizada pelo inglês James C. Maxwell.

    Note bem, ninguém pode partir das equações de Maxwell para demonstrar esta verdade básica que você colocou, como se aquelas equações fossem as verdades básicas. Elas são nada mais que conseqüências das observações, e não o contrário.

    Percebeu? A afirmação de que cargas de mesmo sinal se repelem e cargas de sinais opostos se atraem é apenas uma constatação daquilo que a própria natureza ensina. Não dá para explicar. Pelo menos para mim. Se alguém conseguir derivar esta afirmação a partir de outras verdades mais fundamentais, eu quero aprender também.

  • Porque ha maior atracao quando existe diferenca de cargas e do mesmo sinal a carga e mesmo por isso nao ha atracao.........Jinhos

  • As cargas negativas contém elétrons a mais do que uma neutra, isto é, estável.

    Na tentativa de obter uma carga neutra, as cargas negativas tendem a se aproximar de cargas positivas para as negativas transferirem seus eletrons para as positivas.

    Se uma negativa já tem eletrons a mais, ele nao querer mais. Por isso ele tendem a se distanciar de cargas negativas.

    Explicação bemmmmm simplesinha...espero q te ajude=D

Sign In or Register to comment.