que orgao da justiça devo procura para poder dar uma queicha de uma divida que estao me devendo?

eu vendir um terreno que o rapaz tomou posse e so me pagou metade ja fez 6 meses que ele me enrrola diz que vai pagar e nao paga como faço pra receber essa divida na justiça.

Comments

  • anja. vendeu o terreno como?? contrato de compra e venda??lavrou um cláusula especial sobre o inadimplemento?? multas?? escriturou o imóvel no nome dele?? qual a garantia que exigiu?notas promissórias,cheques??para melhor te ajudar,tem que detalhar melhor sobre os assuntos acima perguntados,ok??? abraços...

  • juizado das pequenas ausas!

    em qualquer faculdade de direito existe esse serviço gratis e vc tem direito a esse atendimento...

    so que ali depende do valor maximo da ação. como não se sabe quanto a pessoa esta lhe devendo...va a te la e se informe

  • Creio que a venda tenha sido feita lastreada por um contrato de compra e venda. Se estiver certo, o que tem que ser feito é o seguinte: faça a cobrança das parcelas vencidas através de carta, mencionado as parcelas vencidas e as suas respectivas datas de vencimento e valores. Na carta, dê um prazo para o devedor se pronunciar e mencione as penalidades - que devem estar expressas no contrato - que serão aplicadas em caso de não pagamento dentro do prazo estabelecido. Envie essa

    carta através de cartório, porque além do fato de ficar registrado publicamente as suas providências de cobrança, tem também um efeito psicológico altamente positivo.

    Decorrido o prazo que você estabeleceu na carta, sem que o devedor liquidasse o seu débito, vá a um cartório de protesto de títulos, levando a carta e o instrumento de compra e venda, e solicite prov idências para o protesto do devedor. Se, ainda assim, ele não pagar em cartório, então ingresse em juízo - e nesse caso precisará de um advogado -, pleiteando os valores devidos ou a reintegração de posse.

    Se o instrumento de compra e venda não existgir, mesmo assim faça a carta e a envie pelo cartório, e depois a proteste, como se título fosse, caso o pagamento não seja efetuado.

    E isso aí!

  • procure o tribunal de pequenas causa,no RJ vc encontra na Univercidade Castelo Branco,procure na sua cidade onde tenha esse serviço.

  • Você tem algum papel,ou só a palavra dele? Em nome de quem está registrado o terreno? É seu?

  • Não sei se vai ter um orgão para sua "Queicha" !

  • É só mover, contra ele, uma ação cívil de cobrança de dívida.

Sign In or Register to comment.