O mito do Gênese nasce como uma crítica ao sistema produtivo. É um texto antitributalista

Ás vezes os mitos de criação são verdadeiros tratados políticos de sua época.

"Só compreendemos o 1º capítulo do Gênese se entendermos a catástrofe dos povos que o escreveram" diz Rafael Rodrigues, especialista no antigo testamento.

A cosmologia judaico-cristã foi escrita por povos dos antigos territórios de Israel e Judá, levados à força para a Babilônia, onde pagavam tributos.

Quando dizem que "antes a terra estava fazia e sem forma", eles não se referem ao planeta, mas ao território deles, que ficou devastado e abandonado após a invasão dos povos assírios.

A ordem de criação das coisas no mito é uma provocação ao poder local. A primeira frase do Gênese diz que Deus fez a luz. Só no 4º dia Ele criaria o Sol, contrariando a cosmologia dos opressores babilônicos, para quem Marduk, o Sol, era o deus supremo e criador de todas as coisas, inclusive da luz.

Ainda contando a tragédia dos povos de Israel e Judá, os capítulos 2 e 3 do Gênese mostram o que acontece quando um camponês perde aquilo que é mais primordial para sua sobrevivência: a horta.

O sentido da palavra que traduzimos para jardim, em hebraico, é horta.

Ao ser expulso do Éden e perdê-la, Adão comerá "o pão com o suor do rosto" e Eva sentirá aumentar "as dores do parto" porquê, em vez de ter filhos de 7 em 7 anos, como era o hábito, terá de engravidar mais vezes para o casal ter mais filhos e mão-de-obra.

Trabalhando para os babilônicos, eles precisavam produzir mais para pagar impostos.

"O mito nasce como uma crítica ao sistema produtivo da época. É um texto antitributalista", afirma Rodrigues.

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É comprido, mas achei interessante.

E você, o que pensa a respeito?

Comments

  • Nao creio nisso nao sinceramente, os capitulos de genesis sao mt mais q meros fatores politicos. Mt coisa esta por tras, mas certamente nao e isso nao.

  • Mitos sempre tem finalidades práticas políticas. É como as fábulas morais de Esopo e La Fontaine: tentativas de colocar as pessoas "na linha". O problema ocorre quando confundem personagens míticos com a realidade.

  • Me parece uma tremenda forçação de barra, principalmente porque o mito do gênesis aparece em textos muito mais antigos, justamente de origem babilônica.

  • Faz mais sentido do que achar que o mundo foi criado em seis dias.

    Por isto será rejeitado por todos os religiosos...

  • é uma interpretação interessante. Já ouvi coisas semelhantes.

    Acho que descartar o contexto histórico em que o livro de Gênesis foi escrito é um grave erro ao interpretar o texto (acho que o mesmo vale pra qualquer texto na Bíblia).

    Ainda assim, como Cristão creio que o relato tenha que ser abordado também em seu contexto espiritual, abordando a queda do homem e seu consequente rompimento com Deus.

    Questão legal

    Paz de Cristo

  • (︶︵︶)...

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