com quantos Kms em média, retifica-se os motores dos carros nacionais?
Um carro nacional,Fiat p/ exemplo, pode rodar quantos Kms sem fazer retífica no motor? Qual ou quais os carros nacionais cujos motores têm comprovadamente, maior durabilidade sem precisar retífica? Um motor desses carros, poder suportar quantas retíficas?
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Bom dia, depende muito da maneira de dirigir, cuidados com a manutenção tc, mas vamos ns basear que seja uma pessoa que preza seu patrimônio ok, nos carros da linha FIAT em torno de 200.000 km, FORD em torno de 250.000 KM e CHEVROLET E WOLKS em torno de 300.000 conheço Monza com 350.000 KM e um Santana 2.0 com 400.000 KM e tb já vi todos estes carros com 5.000 Km já precisando de retifica, em condições normais os motores aguentam até 3 retificas , mas depende o dano no girabrequim as três podem ser feitas de uma vez só , o risco era muito profundo e de Standard passou a 1.00 de uma vez, espero ter ajudado um abraço.
Olá Cesar ! Muito boa a sua pergunta !!
Os motores - qualquer motor - tem desgastes internos devido ao atrito dos pistões/anéis com os cilindros, desgaste dos mancais do virabrequim, e das bielas, etc, etc, além do desgaste dos elementos periféricos como bomba de óleo, bomba dágua, etc, etc.
O que muda com relação ao tempo de vida de cada motor, diferentemente do que a maioria das pessoas pensam, não é a marca, modelo ou o fabricante, mas apenas 4 ítens:
1) Materiais de fabricação ( aços de maior ou menor resistência );
2) Tolerância dimensional ( folgas e ajustes )
3) Esforços de funcionamento ( dimensionamento dos componentes internos) e... principalmente ....
4) Regime médio de giros do motor !!
Como hoje em dia, todos os fabricantes dispôem da mesma tecnologia, posso garantir que então o unico ítem que realmente influi diretamente na durabilidade de um motor é o regime médio de giros com o qual este motor vai trabalhar;
É facil entender: Um fusquinha , da década de 60 ou 70, tinha um motor 1300cc(1.3) de 46 HP e seu regime de rotação máximo era de 4.500 RPM ! Assim sendo andava-se normalmente entre 1.200 e 2000 RPM ( a marcha lenta era de 550~600 RPM!) , sem forçar o motor e desta forma o motor durava uma eternidade ( rodar 300.000 km era fácil, fácil) .
MAs o tempo passou e a engenharia precisou vender motores de menor cilindrada mas ....mais possantes ... e com isso a fórmula mágica da potencia veio resolver esse problema:
Aumentando-se a RPM máxima, aumenta-se automaticamente a potência ( porque a potência é calculada através de uma fórmula: ( RPM Max X Torque Max. dividido por 761 = HP ) !!!
Então , pegue uma perereca 1.0, eleve seu regime de rotação máxima para 6.200 RPM e voce terá uma potência de : 6.200 X 9.0 dividido porm 761 = 73 HP !! ( que mágica, HEM !! ) .
So que esses motores "engenheirados" tem que trabalhar em regimes elevados de rotação ...isto é, entre 2.000 e 3.500 RPM , e com isso o desgaste é praticamente o DOBRO do que ocorria com os antigos Fusquinhas e Opalas !!
E , quanto maior o desgaste, mais cedo terão de ser retificados !!
Por isso vou responder a sua pergunta da seguinte forma:
Motores 1.0 : 200.000 km é um prazo razoável ( anda-se de pé em baixo quase todo o tempo !)
Motores 1.4/1.6 : considere 250.000 km ( pois com estes motores não é preciso "afundar o pé" )
Motores 1.8/2.0 e maiores: Passam dos 300.000 km fácil ( anda-se sempre em baixa RPM ).
Alguem aí em cima falou dos Santanas 2.0 que duravam quase 500.000 km...é isso mesmo !!
Agora, com relação ao numero de retíficas, saiba o seguinte: O processo atual de retífica do bloco utiliza o processo de "encamisamento" ( alargam-se os cilindros nos quais são inseridas "camisas" que restabelecem as dimesões internas originais, restaurando a originalidade do motor.
Assim sendo, esta técnica permite retificar qualquer motor INFINITAS VEZES ! NÃO HA LIMITE !
Quanto ao Virabrequim, este pode ser usinado sem preenchimento em até 0,5mm ( 2 vezes ) mas também pode ser "preenchido" todas as vezes, e em ultimo caso ser substituído por outro novo.
Pistões, anéis, válvulas, etc, etc, são substituídos à cada retífica e o motor fica realmente Novo-de-novo !!
Finalizando, so pra ratificar ( confirmar) o que falei acima sobre durabilidade , o carro campeão da ultima corrida de 12 horas de interlagos, foi um Dodge Viper , com motor de 6.4 litros, que rodou o tempo todo abaixo de 5.000 RPM ! ( podia atingir 8.500 RPM !! )
Concorda?:
Sempre depende dos antigos donos, em média até 250.000 Km.
As vezes 15.000 Km, como também já vi 400.000 Km.
Até duas retíficas são possíveis para o motor ficar confiável, depois disso é sorte pura.
Em uso normal, com a manutenção em dia, sem "dar pau", eles duram entre 250.000 e 300.000 mil quilometros, podendo haver casos que durem até bem mais que isto.
O fundamental para gerar longevidade no motor é o cuidado que o motorista tem com o mesmo.
Pra gerar vida longa no motor vocè deve:
- Trocar o óleo no tempo certo
- Manter o mesmo sempre no ponto
- Trocar os componentes eletro/eletrônicos e de alimentação sempre que necessário
- Não passar do giro máximo constante do manual (inclusive, um carro que tem potência máxima a 6.500 RPM, andando a 7.000/7.500 RPM somente estará botando combustível fora e desgastando prematuramente o motor e outros componentes, além do risco de quebrar).
- Revisar habitualmente o carro
- Trocar no momento certo as correias
- Ficar atendo a ruidos estranhos que indicam anomalias
- Cuidar as luzes espias deóleo , água, etc
- Cuidar os marcadores de temperatura
- Usar combustível de boa qualidade (quase impossível, pois hámuitos picaretas nos postos que batizam o combustível)
Estes são os cuidados BÁSICOS, mas há outros mais.