O que é essa crise financeira que estamos sofrendo?
Bem, sei que estamos quase saindo da crise e agora que eu fui perguntar, mas........
- O que é essa tal crise?
- O que a causou?
- Como podemos amenizá-la ou acabar com ela?
Quero as três respostas.
A primeira resposta completa leva dez pontos.
Comments
Só um detalhe não estamos quase saindo da crise, ela ainda vai perdurar por algum tempo.
Esta é basicamente uma crise financeira, envolvendo o consumo e o crédito. Com isto as empresas vendem menos, diminuem postos de trabalho, o que mais uma vez causa a redução de consumo e falta de crédito no mercado. Um ciclo vicioso causado pela nossa cadeia mercadológica, produtiva e consumista.
A crise que o mercado hoje enfrenta é formada por uma conjunção de fatores, pelo menos dois que podemos citar e provavelmente foram o estopim dela são:
A Bolha imobiliária Americana: De forma resumida as famílias americanas compravam um imóvel financiado, após um período de tempo havia uma valorização de seu imóvel, então eles vendem este imóvel e compram um ainda mais caro, mas ainda ficando com um pequeno excedente do primeiro negócio, este valor não é usado para abater este novo investimento, mas sim ía parar no mercado. E assim foram seguindo até o momento que os imóveis deixaram de se valorizar tanto e até tendo uma retração em seu preço, logo o amerciano começou a ter dificuldades em saldar suas dívidas causando o primeiro problema no mercado.
O segundo é a crise do subprime: Esta é básicamente o seguinte, as empresas concedem credito para pessoas que já possuem um histórico negativo (alto risco de não pagamento), para que estas possam receber estes emprestimos tem que pagar taxas mais elevadas. Só que devido ao estouro da bolha imóbiliaria muitos deixaram de pagar o que acabou comprometendo a saúde financeira dos dois maiores bancos de crédito américano.
Neste momento a população se assusta, os investidores tomam posições mais conservadoras e retiram muito dinheiro do mercado cauando insegurança na cadeia produtiva. Então percebesse
mais uma queda nos índices de emprego.
Por incrível que pareça acabar com a crise levará mais alguns anos e uma coisa extremamente importante é não parar o consumo (mas sem se endividar), pois se o consumo reduz, existe a tendência de redução dos empregos o que aumenta a inadimplência.
Portanto para ajudarmos a amenizá-la é preciso que continuêmos comprando e consumindo de forma consciente.
Abraços
A atual crise financeira internacional diz respeito a desvalorização do dinheiro e aos inúmeros problemas que esta desvalorização tem causado. Desde que se abandonou o Padrão Ouro (quando um dólar podia ser trocado por uma quantidade específica de ouro), desde q isso acabou, o dinheiro passou a ser fabricado do nada! Ou seja, não tem lastro em coisa alguma. É só papel que os governos dizem que vale. Sendo assim, cada vez mais o dólar compra menos coisas, e o mesmo está acontecendo com o Real. E cada vez se fabrica mais papel moeda que só vale papel mesmo. Não é como o Ouro e a Prata q nunca perdem seu valor!
Abaixo indico um excelente website onde estas coisas são melhor explicadas. E o melhor. Ali são sugeridas sugestões para proteger seu dinheiro da crise!
1. Crise financeira internacional, iniciada nos Estados Unidos. Os sinais já eram evidentes desde o ano passado.
2. Financiamentos imobiliários concedidos sem garantias e até para imigrantes ilegais. O crédito era farto, daí a facilidade com que pessoas que não tinham condições, acabaram por contratar financiamentos, sem condições de quitá-los. O segmento ficou conhecido como "subprime".
3. O governo brasileiro tem procurado amenizar a crise, através de várias medidas de socorro para o setor financeiro em primeiro lugar, por ser o mais afetado. Já liberou recursos para outros setores também. Veja todas as medidas em http://sxavier.biz/categories/Noticias%20do%20Merc...
Para acabar com ela, ninguém ainda sabe o que fazer. A crise é muito complexa e já se espalhou para a economia real, em todo o mundo. Após a posse do Obama, vamos ver se a crise melhora. Vai depender das medidas, que serão tomadas logo nos primeiros dias, pelo seu governo.
Lembrando entretanto, que o Obama não é o salvador do mundo. O esforço para a resolução da crise, tem que passar primeiro pelos Estados Unidos, seguido de Europa, Ásia, América Latina e até África.
É um ato falho da globalizacao.Pode-se traduzir por <Antes no seu do que no meu>
seilah cara eu ouvi dizer isso eh meus colegas me falaram que o lula disse que nao tah tendo crise alguma no Brasil