o que acontece se cortarmos as gemas laterais e apical de uma planta?

eu sei que em algumas palmeiras elas morrem, mas se for de uma arvore por exemplo? se eu cortar as duas gemas e nao uma só?

Comments

• Tudo depende da espécie envolvida. se você podar a gema apical de uma palmeira monocaule (um único estipe, como a palmeira real) para obtenção do palmito, a planta irá morrer. Se você cortar a gema apical´, também para obtenção do palmito, de uma palmeira que perfilha (multicaule, com vários perfilhos -estipes- como o açaizeiro), perderá apenas o perfilho que cortou a gema apical. Os demais continuarão viáveis.

Se você cortar a gema apical de uma árvore (com ramificações), estimulará a ramificação (lateral (formação de gemas laterais). Isto ocorre porque no ápice caulinar ocorre a síntese e grande concentração de um hormônio chamado auxina na região meristemática do ápice caulinar, o que favorece a manutenção de altas concentrações de um hormônio inibidor do crescimento chamado ácido abscísico nas gemas laterais, além de mobilizar muitos nutrientes e outra classe de hormônios, as citocininas (sintetisadas principalmente nas raízes), para a região apical caulinar. Com a poda, há queda na concentração de auxinas, ocorre intensa queda na concentração de ácido abscísico nas gemas laterais e incremento na concentração de citocininas e nutrientes nestas gemas laterais. Sendo assim, há todas as condições necessárias para o desenvolvimento das gemas laterais (ramificação lateral). Esta técnica, poda da gema apical caulinar é amplamente utilizada na fruticultura, pois as laranjeiras, limoeiros, goiabeiras, etc.. ficarão baixinhas o suficiente para a colheita!

No caso das palmeiras, este efeito não poderá ser observado, pois estas não possuem gemas laterais, portanto, não ramificam e, com a poda, morrem.

Sign In or Register to comment.