Porque a minha crença faz sentido e é verdadeira e a dos outros é insensata e FALSA?

[...]As conclusões de antropólogos só nos soam estranha porque não nos são familiares.Todas as crenças religiosas soam estranhas para as pessoas que não foram criadas dentro delas. Boyer pesquisou o povo fang, de Camarões, que acredita

‘Que bruxas têm um órgão interno extra, parecido com um animal, que sai voando à noite e arruína as plantações das pessoas ou envenena seu sangue. Também se diz que essas bruxas às vezes se reúnem para enormes banquetes, em que devoram suas vítimas e planejam ataques futuros. Muitos vão lhe dizer que um amigo de um amigo viu mesmo bruxas voando sobre o vilarejo à noite, montadas numa folha de bananeira e lançando raios mágicos contra vítimas inocentes.’

Boyer prosseguiu contando uma anedota pessoal:

‘Estava mencionando essas e outras coisas exóticas num jantar numa faculdade em Cambridge quando um de nossos convidados, um teólogo proeminente de Cambridge virou-se para mim e disse: “É isso que torna a antropologia tão fascinante e também tão difícil. Você tem que explicar como as pessoas podem acreditar em tamanhos absurdos.” ‘[...]

Update:

• Se você faz alguma coisa ruim ou alguma coisa boa, o mesmo homem sem pai tudo vê, mesmo que ninguém mais veja. Você pode ser recompensado ou punido, inclusive depois de sua morte.

• A mãe virgem do homem sem pai nunca morreu, mas “foi transportada” corporeamente para o céu;

• Pão e vinho, se abençoados por um padre (que precisa ter testículos), “transformam-se” no corpo e no sangue do homem sem pai. [...]

FONTE: DEUS, UM DELÍRIO

AUTOR: Richard Dawkins

Update 3:

=== ROBERTO F ===

A PERGUNTAAAAA!!!... e eu não acredito nem em DEUS nem nos homens (nao ofenda por favor)!!!... o que ta escrito ai eu já comprovei pessoalmente várias vezes... cristãos acreditam num monte de coisas, mas as coisas dos outros eles dizem que é ABSURDO!!!...

Update 5:

== MEL ===

Mais você acredita nas BRUXAS que voam em cima de folhas de bananeiras? acreditar em crenças "idênticas" dos outros é fácil... ser amigo de uma pessoa também independe de religião... ou não? estou afirmando, e utilizei um texto pra isso, que a gente tem o costume de acreditar nas crenças da gente, e achar absurdas as crenças dos outros!!!... eu por exemplo, que não acredito em nada, acho absurdo a sua crença no tal "HOMEM SEM PAI"... e dái por diante!!... e q não impede que sejamos amigos!!... ou impede?

Update 7:

=== LU M ===

Eu não tenho escolha, aqui é livre, qualquer um pode escrever o que der na telha... e tem uma idéia completamente formada ai, não é fragmento... preste atenção... se vc quiser escrevo: "A maioria dos cristãos acreditam no que ta escrito ai sobre "O HOMEM SEM PAI", porém, quando lêem algo de outra cultura, acham esquesito, absurdo"... e porque eu fui tão "frio" dissertando sobre o "HOMEM SEM PAI"? porque outra cultura faria isso, dissertaria com "frieza" porque pra essa outra cultura, a sua crença é ABSURDA do mesmo jeito que a deles é ABSURDA pra vc!!!... ou você acredita que existam BRUXAS que voam em cima de folhas de BANANEIRAS? ... isso não ta na sua bíblia!!!... :)

Update 9:

=== LANINHA ===

não acho que alguém deveria ser morto apenas por escrever algo...

o que é ANTI-RELIGIOSO? porque um ANTI-RELIGIOSO deveria ser morto? "DESRESPEITO" à RELIGIÕES deve ser condenado com a MORTE? Alguém aqui concorda com isso? vc mataria uma pessoa por falar mal da sua religião, ou se intitular adepto do DEUS do mal que provém da sua religião? apoiaria uma execução? Devemos levar RELIGIÃO tão à SÉRIO assim a ponto de considerar crime ser: ATEU, ANTI-RELIGIOSO, ADEPTO DE OUTRA RELIGIÃO SE NÃO A DA TEOCRACIA VIGENTE etc...? Vc gostaria de viver em uma TEOCRACIA CRISTÃ?

Comments

  • Conhece a palavra M E D O ???? Claro que conhece, meu amigo.

    O eterno medo humano relacionado à nossa própria fragilidade e finitude faz as pessoas defenderem coisas estapafúrdias ( até com o derramamento de sangue ) para manterem a ilusão de que a vida não é apenas isso.

    Nenhuma verdade é permanente nem completa. Nossas supostas "verdades" são fabricadas ( por isso adoro a Fenomenologia ). Difícil é suportar que somos apenas pequenos animais com grande imaginação.

  • Em matéria de crençã estamos muito próximos (abraços

  • A sua crença faz sentido porque é a que conhece mais, estudou mais e está mais familiarizado. Normalmente falamos da crenças de outras pessoas sem base, no achismos, não conhecemos bem pois não vivemos, não estudamos sobre o assunto. Até mesmo dentro de uma mesma crença existem pessoas com definições, pensamentos diferentes. A mais comum é com relação a Deus !!!!. Já encontrei pessoas que não acreditam em Deus !! parece absurdo mas depois que ele me contou como era o Deus que não acreditava, respondi: esse Deus que você não acredita eu também não acredito. Resumindo, temos que entender, estudar casa crença e saber a definição de cada coisa para depois dizer se aceita ou acredita.

  • pq a sua crença é sua.

    só por isso.

    ;D

    os memes de dawkins explicam bem td essa coisa de crença.

  • A NOSSA CRENÇA SEMPRE É VERDADEIRA.

    O que não podemos é exigir que outros acreditem nela.Se não acreditas que o homem foi a lua e eu acredito,não tem o porque discutir, não temos nem como provar. Na TV dizem que filmaram, como provar, pode ser nossa imaginação.

    Não existe certo ou errado, mentira ou verdade. O que vale é o nós cremos, ou vivermos (não estou falando de religião, pura e simplesmente), SENÃO SERIA MENTIRA NOSSA EXISTÊNCIA

  • É devido a região em que se nasce...

  • vc quer achar lógica nas religiões?

    mais facil achar pelo em ovo/inteligencia em crente/chifre em cabeça de cavalo

  • Deixa a galera argumentar a vontade, isso se todos lerem a pergunta por inteiro, já que são fragmento e não dá para argumentar muito.

    Se vc não acredita é um problema seu, se acredita é um problema sério está pondo em dúvida a história contada pelos evangelistas sobre o tal homem sem pai que eu creio que vc se refere a Jesus.

    Esse homem sem pai esnsinou as pessoas, contrariando Darwin, a ajudar as pessoas salvando-as de situações até de morte, Ele traz a felicidade as pessoas, corações tranquilos.

    Beijin

  • V. pelo jeito acredita só nos homens.

  • Por conta do seu fanatismo que não deixa você ter discernimento e tolerância; pelo motivo que muitos ocidentais pensam que o islamismo é radical e fundamentalista: falta de conhecimento das religiões.

    O líder religiosos de algum país cristão deveria fazer o que Khomeini fez com o indiano que escreveu Versos Satânicos : botar a premio a cabeça desse lunático que nem ateu é, é 1 anti-religioso.

    Seria interessante observar ele, tão emproado, escondendo-se e rastejando por lugares inóspitos e tremendo tanto de medo que na sua lista de compras o item prioritário é papel higiênico, tal qual o indiano, que muda de identidade a cada 6 meses.

    Por que sei disto e ele não é morto? Por conta de que a espera é pior do que a execução. K²

    ∟aninha

Sign In or Register to comment.