O que é preciso fazer para legalizar um periquito (maritaca)?

Update:

ela caiu de um ninho no quintal de minha casa e tem as duas perninhas atrofiadas. Eu tenho outros periquitos em casa (australianos) e por isso eu já tinha aqui a papinha de filhote. Alimentei a maritaca desde pequenininha. Hoje ela já está com uns 3 meses. Ela é criada solta e não quer ir embora, solta mesmo, portas e janelas abertas. Todos os meus periquitos são criados soltos, só que têm as asas cortadas, mas as da maritaca eu não cortei.

Comments

  • Olá Polly,

    dê uma olhada no link:http://www.institutoaqualung.com.br/info_urbana33....

    ali eles explicam bem a proibição de animais silvetres em cativeiro. Mas para os que já estão em cativeiro, realmente é um problema de difícil solução. Embora seja crime, hj é punido com rigor, o próprio IBAMA recomenda que não abandone o animal.

    Leia a orientação do IBAMA:

    As recomendações do Ibama para aqueles que possuem animais silvestres em casa

    Se você já possui um animal silvestre em casa:

    1 - Não o abandone;

    2 - Cuide bem dele;

    3 - E não adquira outro animal de origem ilegal.

    Neste site, eles explicam que algumas pessoas ligam p/ o o IBAMA p/ entregar o animal, vc pode tentar fazer isso porque hj em dia é muito arriscado manter um animal destes em casa. A lei está rigorosa.

    Se bem que vc disse que a maritaca fica solta, talvez isso não configure que vc tenha esse animal, se informe melhor p/ evitar aborrecimentos. Entendo que sua intenção foi das melhores, eu mesmo já cuidei de animais silvestres machucados, sorte que o tempo de recuperação sempre foi curto e eles puderam ser soltos, porém, durante os dias em que cuidei, morri de medo que a polícia aparecesse, a lei ambiental tem sido levada a sério, o que é muito bom.

    Desejo muita sorte e que o desfecho dessa estória seja feliz p/ todos!

  • Polly,

    Pelo IBAMA, a ave maritaca , jamais poderá ser criada em cativeiros, elas andam em bando e gritam muito.

    Creio, que não permitirão cativeiro, para a sua maritaca.

    Como vc. a conseguiu?

    Eles, não duram muito em cativeiros a tendência é morrerem , pela solidão e falta da liberdade.

    Assemelham-se a papagaios, mas nada tem a ver com periquitos.

    Ligue para o 0800, do IBAMA, tem na lista telefônica, não diga que tem um , mas se informe, se existe a possibilidade de se criar maritacas em cativeiros.

    Em São Paulo, em uma loja de animais, autorizada pelo IBAMA, para venda de papagaios e outras aves, não existe a possibilidade de criar maritacas em gaiolas, ou em qualquer outro lugar, que não sejam livres. Pelo menos, foi o que me informou o rapaz que me atendeu.

    Como minha casa é grande e tenho jabuticabeira, pitanga, cerejeira, abacateiro, elas aparecem muito e em bandos para comer.

    Cheguei a perguntar se eu poderia pegar alguma e ele foi categórico em afirmar, que não.

    O IBAMA, não permitiria.

    É tudo que sei e estou lhe passando.

    Boa sorte.

    Fique bem

    Paz

  • Não dá...infelizmente para os que AMAM seus bichinhos ilegais não existe maneira de legalizar. Os legalizados já nascem em cativeiro e tem anilha fechada e nota fiscal de criador autorizado....infelizmente não dá.

  • Bem sobre ser proibida a criação é mentira pois meu primo um papagaio e eu uma maritaca ambos silvestres e todos com autorização do ibama e com registro posso ir com ela onde bem quiser e bem tranquilo cuido muito bem da minha Tatá e ela mal fica em viveiro.

  • pedir ao ibama

  • O Ibama não legaliza aves silvestres, acho q. vc deveria consulta-los para evitar a multa q atualmente é de R$ 1000,00. Te desejo sorte.

  • Não há como, tentei legalizar meu papagaio, e eles disseram que só legalizavam até 2003.

  • Acho que o ibama não deixa criar maritacas em cativeiro

  • IMPOSSÍVEL LEGALIZAR O ILEGAL!!!!

    Independente da história dela, é uma ave silvestre e nascida livre!!

    Você pode entregar voluntariamente (fica livre da multa) ou correr o risco de um dia o Ibama apreender... A multa é a partir de R$500,00.

    Enquanto isso, cuide bem dela e leve ao vet para ver as perninhas...

  • Periquito eu não sei, mas conheço uma periquitas legais. rsrs

Sign In or Register to comment.