Como você lida com a derrota?

Eu acredito que existe sempre algo de bom, em tudo o que acontece, pois se prestarmos atenção, podemos tirar lições para as nossas vidas.

Então baseado no confronto dessa terça-feira, entre Barcelona ( ESP ) e Chelsea ( ING ), onde time espanhol foi eliminado em casa pelos ingleses, faço essa pergunta.

O Barcelona não está acostumado a perder, foram muitos anos, ganhando tudo, 13 títulos em 3 anos, mas hoje eles conheceram a derrota.O esporte é maravilhoso por isso.

O técnico do Barcelona, Pep Gardiola, foi perguntado o que ele diria para o menino que chorou pela primeira vez na vida com uma derrota do Barcelona, ele respondeu o seguinte:

-Imagino que vá chorar em mais ocasiões.Bem vindo ao clube.Isso faz parte do esporte.Não se pode ganhar sempre.

Baseado nessa resposta do Guardiola, eu formulei a minha pergunta.

E aí, como você lida com a derrota em sua vida?

No mais, um abraço e desde já, agradeço a todos pela presença.

Renan

Comments

  • Saturno,

    creio que a derrota seja necessária para aprendemos a valorizar o seu oposto, quando o conseguimos, pois o gosto da vitória será mais intenso, prazeroso, e principalmente mais valorizado.

    Na verdade ninguém gosta de se sentir derrotado, principalmente naquilo que tanto almeja, mas, como você mesmo citou, devemos prestar atenção nos nossos dissabores, porque são neles que podemos, e devemos, tirar grandes lições de vida e crescimento pessoal, além de desenvolver maturidade para que futuramente possamos encarar os desafios que esta vida nos proporciona.

    Em relação ao esporte, vejo que ele é uma ótima analogia para nossas vidas, pois há momentos de pódio e momentos de chorar as perdas, de parar para refletir, ver onde está errando, criar táticas para vencer e correr atrás dos objetivos...Penso que seja por aí.

    Grande abraço e até

  • Os respondedores do YR, na ganância de conseguirem a MR, tendem sempre a responder de forma muito otimista, mas, pouco realista... Eu me preocupo em afirmar o que acho ser verdade... Muita gente fracassa porque teima em não se enxergar. Querer não é poder, Além de querer, o sujeito tem que ter as aptidões necessárias pra tentar vencer. Como pode, por exemplo, um fóbico social grave querer ser um diplomata, um comerciante ou um advogado de sucesso? Como pode uma pessoa não muito inteligente querer ser um engenheiro ou um médico capaz? Como pode um homem velho e sem dinheiro querer conquistar uma moça bonita? Como pode uma moça feia e sem graça sonhar em se casar com o Brad Pit? Fiascos, na certa. Boa quarta.

  • Renan,

    Infelizmente não somos feitos para a derrota. O Homem é foi feito para a glória e os louros.

    Esta situação que vc expôs mostra que nem o mais forte fica imune da derrota. Sempre existirá um Davi dentro de cada um ....apenas temos que aprender a libera-lo e acreditar sempre...só assim venceremos todos os Golias que a vida coloca em nosso caminho.

    abraços e amor

  • Caro amigo... para um flamenguista, diante dos recentes ocorridos, falar de derrota e futebol na mesma pergunta chega a ser um ato de coragem! rsss

    Na vida, procuro encarar cada derrota como uma lição. A vida é curta, então aprender com os seus erros te mostra perspectivas melhores.

    No esporte é apenas uma relação sorte-competência, da qual meu fascínio declinou muito de uns tempos pra cá.

    Bons caminhos pra você...

  • "Nem sempre ganhando

    Nem sempre perdendo

    Mas aprendendo a jogar"

    http://www.vagalume.com.br/elis-regina/aprendendo-...

  • Derrota? Devemos estar preparados p/ganhar e p/perder. O desafio de hoje é encontrar novas maneiras de lidar com turbulências, com perdas, buscando a inovação,a criatividade, a flexibilidade, reapreendendo, sendo dinâmicos, agéis e agindo sempre com visão de um futuro melhor mais produtivo e eficiente. Caiu, levantou. Não ver a perda como derrota e sim como busca de novos horizontes. Neste mar de mudanças, valores como visão, ousadia, disciplina, flexibilidade, precisão, concentração, empreendimento são exigidos e considerados como agente de transformação. E bola prá frente. Sucesso à vista. nunca se sentir derrotado e sim pronto p/novas conquistas. Abraço.

  • Guardiola é o cara, Amigo!

    É um bom comandante.

    Minha vida nem sempre foi só vitórias...aliás, as vitórias que eu tive vieram de batalhas em que não vence todas as etapas...venci umas e perdi outras...mas nunca me esmoreci.

    Quando eu tenho um objetivo eu chego a ser chata.

    Mas eu tendo entender que uma coisa ruim que acontece está abrindo a "brecha" para que coisas boas venham...TUDO EM MINHA VIDA É ASSIM. Por isto diante da dor eu não me abalo...EU ESPERO.

    Beijinhos e dia lindo! ♥

  • Perder é chato e vencer é muito bom, muito prazeroso...isso pra mim é fato.rs

    Agora sofrer derrotas é natural e normal, ninguém vai vencer a vida interia...ninguém vai nascer e morrer sempre sendo vitorioso em TUDO que esteja envolvido...e se alguém me disser que sempre foi vitorioso e vou logo pensar que nunca se aventurou em riscos grandes, que nunca viveu de forma mais intensa e testando seus limites...

    Apenas quem não sai de sua zona de conforto nunca perde...

    Então paramim perder significa tentativas, coragem, testar limites e oportunidade de aprimoramente e auto conhecimento...

    Pode ser chato, frustrante não ser a vencedora e por consequência, intimamente não me sentir a melhor...pois basicamente vencer é isso dentro de nós: "Sou a melhor!!!"...a mais isso e aquilo.....

    Existem derrotas e derrotas e cada uma que aconteceram na vida eu lido conforme a área que ocorreu, a importância que dei e principalmente a minha contribuição e falta de esforço, capacidade e mérito para não ter me sentido uma vencedora...

    Geralmente passando aqueles momentos de decepções e frustraçãoe, acalmo,me traquilizo e vejo onde possa terocorrido falhas e onde está além da minha capacidade...Pois não sou a "mulher maravilha" e nem tudo será meu, nem tudo vou ganhar...nem tudo está aomeua alcance....e que bom que seja assim....rs

    Então é isso derrotas e vitórias, as duas fazem parte e precisamos nos entender para saber lidar com essas situações...

    PS.: E não esqueça que não saber lidar com as vitórias em muitas pessoas do tipo arrogante, egocêntricas e imaturas... pode fazer um estrago bem maior do que se tivessem perdido...rs

    Beijocas.

  • Olá! Saturno

    De forma consciente e equilibrada, sabendo que a oportunidade existe para todos e a vitória também. Na vida não há perdedores e sim pessoas sem objetivos, se uns perdem outros ganham sendo que no momento certo e hora certa... Tudo que acontece não é por acaso, tem o momento certo e os porquês que só iremos compreender em um futuro bem distante do acontecimento.

    Bjkas de Paz!

Sign In or Register to comment.