como saber a bitola de um condutor x distancia sem usar a tabela do eletricista?
Olá, a todos!
Eu gostaria de saber como faço para calcular a bitola de um condutor (fio) para ser usado em um determinado motor a +ou- uns 30 metros de distãncia sem usar a tabela do eletricista, sendo que eu sei, que dividindo a Potência pela Tensão eu acharei a Amperagem do condutor e tambem o dispositivo de proteção, ok?...mas numa queda de tensão de 2% segundo a NBR, apartir de quantos metros eu posso fazer essa conta?
Se alguem poder me ajudar ficarei gato.
Desde já agradeço pela atenção.
Augusto César.
Comments
O cálculo de condutores tecnicamente não é uma questão muito simples, porque são levadas em conta seis variáveis diferentes. Entretanto para saber qual o condutor deve ser usado para uma determinada distância, e de maneira simplificada você precisa saber primeiro qual a potência da carga e o tipo de carga. Para calcular a queda de tensão da rede você precisa saber qual a resistividade do condutor e isto você terá que consultar em uma tabela. Em princípio 30 metros de rede para um condutor de cobre 2,1/2, 4, 6, ou condutores de diâmetro ainda maior, não causa uma perda significativa de tensão, entretanto você precisará saber qual a corrente do circuito, para dimensionar a bitola do condutor.
As tabelas de resistividade são especificações técnicas dos condutores. Normalmente a do cobre é muito baixa e é especificada em ohms/km.
Augusto: fica muito trabalhoso. Você pode calcular iniciando pela resistência ohmica necessária, por exemplo 30 metros, 2%, 10 amperes. 2% em 220 vão dar 4,4 volts, que com 10 amperes dará 4,4/10=0,44 ohms. Então 30 metros de fio dará 0,44/30=0,0146 ohms por metro. Com o valor da resistência ohmica especifica do cobre(que eu não lembro agora) você calcula qual o diâmetro do fio. Melhor dimensionar por 3 amperes por mm quadrado. A NBR não especifica comprimento, apenas produto metrosXamperes.