Porque a ação da VALE está caindo tanto?

Nossa! Parece que desde que eu comecei a aplicar no fundo de investimento da VALE ela está caindo em um poço que não tem fim... já perdi muito dinheiro e não sei se deixo até recuperar ou resgato para não perder mais ainda... Ainda sou um pouco leiga com relação a Fundos de Investimento.

Comments

• Você está tendo apenas uma perda contábil, uma vez que não vendeu as suas cotas, portanto, somente psicologicamente você está com algum prejuízo.

A Vale é uma excelente empresa, uma das melhores para se investir a longo prazo, com planos de expansão agendados e com vendas ao exterior consideráveis, principalmente para a China.

É hoje uma empresa global, não só porque atua em outros mercados através de empresas subsidiadas, como o caso da Inco no Canadá, mas também, porque tem suas ações negociadas em algumas bolsas européias, além da bolsa norte americana.

Portanto, é uma empresa sólida, com grandes perspectivas de crescimento.

Atualmente está em queda, pois o setor que ela atua, o de commodities, está com quedas globais. Além disso, temos a crise americana que já dura um ano, recessão em alguns países europeus e o último a entrar neste cenário é o Japão.

Se você não precisar do dinheiro, não tem porque vender suas cotas no fundo. Tenha paciência, esqueça das cotações diárias e pense no longo prazo.

Não faça como a maioria dos novatos em bolsa, que compram na alta e vendem na baixa!

Bons negócios e muita paciência,

• Não é apenas a Vale que está caindo bastante, mas o mercado como um todo.

Esse momento de baixa acontece em função do cenário externo, analisando internamente as empresas estão muito bem, e crescendo bastante. Nesse link http://www.vale.com/vale/media/vale_brgaap_2t08p.p...

você tem os resultados da Vale no segundo trimestre do ano, e percebe-se claramente que a empresa tem apresentado ótimos resultados. Se os resultados são bons, e as ações da empresa caem, significa que a empresa está ficando barata. O investimento em ações deve ter uma perspectiva de longo prazo, as ações podem estar caindo no momento, mas a perspectiva de futuro para a empresa são boas, e as ações certamente vão voltar a se valorizar, é impossível dizer exatamente quando, pode inclusive demorar um pouco, mas não há dúvida.

E não preste atenção nas pessoas que dizem que é risco, que tem que vender e esses papos. Não tem nada a ver. O brasileiro tradicionalmente não tem cultura de bolsa e não conhece o mercado. Eu também invisto em fundo de ações, também tem Vale na carteira e estou muito tranquilo, na verdade aproveito para investir no momento de baixa.

Qualquer conselho ou informação que você precise, pode me contatar.

Abraço

Sign In or Register to comment.