Menor de idade pode dirigir/pilotar?

Como é tratado (legalmente) o menor de idade que participa de competições automobilísticas (legais)? Certamente eles não possuem CNH, uma vez que um dos requisitos é ser penalmente imputável (e isso, junto com outros requisitos, só se consegue aos 18 anos, independentemente de amancipação). E então, como fica, eles precisam de uma permissão especial ou o que? Existe alguma possibilidade (legal) de um menor dirigir/pilotar? Se sim, qual(is) é(são), como é(são) conseguida(s) e a que locais fica restrita a direção/pilotagem? É possível (mais uma vez, legalmente), por exemplo, um pai (maior) e um filho (menor) alugarem um autódromo e darem umas voltas de moto ou carro? Em caso positivo, o que é necessário?

Obs.: antes que venham dizer "espera tua vez, quando tiver 18 anos tira carteira e aí pode dirigir" já adianto, sou maior de idade e possuo minha CNH a alguns anos, a pergunta acima é apenas uma dúvida que tenho a algum tempo.

Desde já, obrigado.

Comments

• veja bem, se for propriedade privada mesmo que seja uma estrada particular tu podes dirigir a vontade sem carteira sen nada do jeito que vc achar melhor (propriedade ou estradas particular voçê é quem manda). Ja em estradas publicas o negocio é outro, é precizo ter carteira e pra se fazer a carteira tem que possuir 18 anos completos.

eu comecei a dirigir com 10 anos mas sempre em estradas particulares, quando eu fiz 17 eu dei entrada em uma auto escola (isso é legal) mas não fiz as aulas. ai quando eu fis 18 no dia seguinte eu ja comecei as aulas e duas semanas depois ja estava com a carteira nas mão. Isso vc tambem pode fazer, economiza tempo e como tu ja tem experiencia em dirigir não preciza fazer todas as aulas praticas.

• nao só se o veiculo for menos de 50cc

Sign In or Register to comment.