que tipo de cartório devo procurar para fazer depósito de chaves de imóvel locado?
aluguei um imóvel com contrato por 30 meses, renovado por prazo indeterminado após este prazo. Notifiquei a administradora que sairia do imóvel, com mais de 30 dias de antecedência. Marcamos a data da vistoria final para término do contrato. No entanto, a administradora se recusa a receber as chaves do imóvel, alegando que a pintura não está boa. A administradora ficou de agendar uma vistoria em conjunto com o proprietário, mas já se passaram 2 dias e a vistoria não foi realizada. Enquanto isso, continuo responsável pelo pagamento do aluguel. Soube que posso fazer o depósito das chaves extrajudicialmente, mas não sei qual cartório procurar. Alguém sabe como funciona este procedimento?
Comments
A imobiliária está dentro do prazo para vistoria portanto acho que não resolve vc fazer o que está querendo pois eles estão no direito de recusar a reforma caso não fique boa.
Temos duas situações: aprimeira é vc usar o profissional da imobiliária e não precisar pagar aluguel pró-rata e pagar mais caro pq todas colocam comissão no orçamento. a segunda e vc pintar e pagar mais barato, só que normalmente da problema porque um profissional barato desconhece a lei de locações e suas exigências e acaba não passando a vistoria.
dirija-se a imobiliária amanhã com uma comunicação escrita em duas vias e a imobiliária assina e carimba a segunda via que fica com vc. Nesta comunicação informe que vc está responsavel pelo pagamento do aluguel até o encerramento do contrato e que devido a demora este está tornando-se honeroso e que por conta da demora se a vistoria e encerramento do contrato não for probidenciado nas próximas 48h, vc irá registrar no cartório de titulos e documentos uma carta reclamatória eximindo-se do pagamento de alguel e taxas a partir da data de registro do documento. VC não entregas as chaves até porque não é com a entrega das chaves que se extingue o contrato e sim com o encerramento do mesmo ao quitar todos os débitos.
Se mesmo assim não resolver, procure o foro da sua cidade e deposite em juizo os valores que vc acha que deve para encerrar o contrato e junto declare a entrga das chaves pelo motivo de demora na solução da questão(o registro da carta serve como prova dos atos). abraços
Sinceramente eu desconheço este tipo de procedimento, lhe sugiro que consulte um advogado, acho que ele poderá melhor lhe orientar.