Você sabe como se educa sem violência ?
O Dr. Arun Gandhi, neto de Mahatma Gandhi e fundador do MK Gandhi Institute, contou a seguinte história sobre a vida sem violência, na forma da habilidade de seus pais, em uma palestra proferida em junho de 2002 na Universidade de Porto Rico.
"Eu tinha 16 anos e vivia com meus pais, na instituição que meu avô havia fundado, e que ficava a 18 milhas da cidade de Durban, na África do Sul. Vivíamos no interior, em meio aos canaviais, e não tínhamos vizinhos, por isso minhas irmãs e eu sempre ficávamos entusiasmados com a possibilidade de ir até a cidade para visitar os amigos ou ir ao cinema.
Certo dia meu pai pediu-me que o levasse até a cidade, onde participaria de uma conferência durante o dia todo. Eu fiquei radiante com esta oportunidade.
Como íamos até a cidade, minha mãe me deu uma lista de coisas que precisava do supermercado e, como passaríamos o dia todo, meu pai me pediu que tratasse de alguns assuntos pendentes, como levar o carro à oficina.
Quando me despedi de meu pai ele me disse:
"Nos vemos aqui, às 17 horas, e voltaremos para casa juntos".
Depois de cumprir todas as tarefas, fui até o cinema mais próximo. Distraí-me tanto com o filme (um filme duplo de John Wayne) que esqueci da hora. Quando me dei conta eram 17h30. Corri até a oficina, peguei o carro e apressei-me a buscar meu pai. Eram quase 6 horas.
Ele me perguntou ansioso:
"Porque chegou tão tarde?"
Eu me sentia mal pelo ocorrido, e não tive coragem de dizer que estava vendo um filme de John Wayne. Então, lhe disse que o carro não ficara pronto, e que tivera que esperar. O que eu não sabia era que ele já havia telefonado para a oficina. Ao perceber que eu estava mentindo, disse-me: "Algo não está certo no modo como o tenho criado, porque você não teve a coragem de me dizer a verdade. Vou refletir sobre o que fiz de errado a você. Caminharei as 18 milhas até nossa casa para pensar sobre isso".
Assim, vestido em suas melhores roupas e calçando sapatos elegantes, começou a caminhar para casa pela estrada de terra sem iluminação. Não pude deixá-lo sozinho...guiei por 5 horas e meia atrás dele...vendo meu pai sofrer por causa de uma mentira estúpida que eu havia dito.
Decidi ali mesmo que nunca mais mentiria.
Muitas vezes me lembro deste episódio e penso: "Se ele tivesse me castigado da maneira como nós castigamos nossos filhos, será que teria aprendido a lição?" Não, não creio. Teria sofrido o castigo e continuaria fazendo o mesmo. Mas esta ação não-violenta foi tão forte que ficou impressa na memória como se fosse ontem.
Este é o poder da Vida sem violência.
✿
(¯*♥*¯)
.*•.¸.•*
.¸.•* ¸.•*¨) ¸.•*¨)
(¸.•* (¸.•* (¸..•*¨*>>>>>> Beijinhღs carinhღsღs, meus Amღres !!!
☆.•*``☆¸.•*``☆¸.•*``☆ Merry Christmas ☆¸.•*``☆¸.•*``☆¸.•*``☆
*•.¸✿¸.•*´¨`*•.¸ ♥✿♥ ¸.•*´¨`*•.¸ ♥✿♥ ¸.•*´¨`*•.¸ ♥✿♥ ¸.•*´¨`*•.¸✿¸.•*
Comments
Meu filho tem 09 anos, e nunca precisei usar de violência, tapa no bumbum, nas mãos, etc, para educá-lo. Criei entre nós o diálogo e sempre que existe algo errado, sentamos e conversamos e o melhor momento mesmo de conversarmos é na hora de dormir, ele deitadinho, e eu ali ao lado dele ouvindo suas histórias e quando há algo errado aproveitamos para esclarecer. Sempre digo à ele, sou tua mamãe e és meu filhinho e somos amigos acima de tudo, não precisamos esconder nada um do outro, se algo te deixa triste estou aqui para te ouvir. E sabes de uma coisa? Ele percebe quando estou triste... ele me olha e diz: mamãe teus olhos estão tristes... o que houve? vem aqui... senta aqui... me conta o que está acontecendo... E me orgulho muito disto... percebo com isto que consegui passar à ele a confiança um no outro...Ele me abraça, me beija, e diz: estou sempre aqui também quando tu precisar... (lágrimas)..... Ele é nota 10 em educação... com todo mundo....nota 10 na escola... melhor aluno... E sou o pai e mãe dele... Na ultima entrega das avaliações na escola, a profa. disse que ele é uma criança cristal.... que muitos alunos que tem os pais juntos, não tem a educação, o carisma, a inteligência que ele tem e me parabenizou... Me orgulho muito do meu filhão lindo e sempre agradeço à ele por ter me escolhido como mãe.
Essa mensagem tem q ser repassada a todos.
Para todos refletirem dessa mesma maneira.
Que é muito bom de se pensar e usar a não-violência.
Gostaria, CYG,que esse texto fosse dado nas escolas de 2º grau, enviado cópia aos pais, para reflexão maior sobre educação.
Vou postar brevemente algo a respeito.
Vivemos aprisionados dentro de nossas próprias casas, saÃmos para o trabalho com medo de sermos assaltados e nas paradas escutamos diariamente as pessoas dizerem que o Brasil está perdido não tem mais solução, cada vez mais os jovens se perdem nas drogas e na marginalidade.
A solução está na educação do povo no investimento da melhoria do dinheiro público em projetos sociais, está no voluntariado, está nos jovens esta na mão de cada um de nós.
Mas o que falar sobre a educação de um povo, SEM VIOLÃNCIA, quando o mandatário da Nação solta a público a barbárie que soltou
ontem? Que *SE FU*...............Ouviu?
Violência de palavras não contam?
E todo mundo ri das analogias presidenciais.
Tem geito? De que geito?
LUZ!
A não violência, é o primeiro mandamento do meu credo, é também o ultimo, da minha religião. Mahtma Gandi.
Sabe minha bisbilhoteira adorada, eu tenho em mente, que é possivel educar sem apelar para à agrecividade pois violência gera violência.
A educação vai muito dos exemplos e do Amor, se forem bons, o resultado é bom. Se forem maus, o resultado será pior ainda. Uma criança tem que ser amada, ser bem cuidada e logo que comece a ter consciência ser-lhe explicado todos os passos que ela terá que dar em sua vida. Penso que se agir-mos dessa forma, vamos ter crianças amorosas e sem egoismo que é apanágio da geração atual. Poderia escrever muito mais, mas esse resumo já da para entender.
Um abraço como sempre
O texto é tão lindo quanto a filosofia que ele encerra.. Educação, diálogo, paciência e confiança. Isso tudo junto opera verdadeiros milagres! Beijos.
Amiga, PARABÃNS pela Postagem tudo que vem de GANDHI e de seus Descendentes é MARAVILHOSO!
O PAI teve a Coragem de achar que Ele havia PECADO e não o Filho! E o Resultado foi tão BOM ou MELHOR até que um Diálogo!
Achei LINDO a Narração da PatrÃcia sobre seu Filho, pois tenho também uma Neta (7a) idêntica a seu filho, e a qual também a denominamos de "Cristal", LÃmpida, Brilhante, PurÃssima! E minha Nora age exatamente como a PatrÃcia, DIÃLOGOS no momento CERTO Respeitando o Tempo de cada um!
Como Gostaria de ter a Lâmpada do Gênio, voltar no TEMPO( 22 anos atrás )!
Deve-se a isso a EVOLUÃÃO da MENTE Humana!
NAMASTÃ!
dialogo