Uma torre de 15m de altura é sustentada por um cabo de aço esticado?

,amarrado no seu topo e num ponto fixo no solo.Se esse ponto fixo esta a 36 m do centro da base da tarde,qual é o comprimento do cabo de aço ?

alguém poderia me ajudar nessa pergunta

Comments

  • Primeiramente, compreendendo o problema:

    Ele diz que tem uma torre de 15 metros de altura. Então vamos considerar a torre como um traço vertical -> |

    Depois, ele diz que esta torre é sustentada por um cabo de aço esticado, que fica em um ponto no solo, então, vamos considerar este cabo como um traço diagonal -> /

    Assim, o solo sendo representado por um traço horizontal -> _ formamos um triângulo:

    ....../|

    ...../ |.....15m

    ..x / |

    ..../ |

    ....---

    36m

    E observa-se que este é um triângulo retângulo, aceitando então o teorema de pitágoras, onde a hipotenusa (x) ao quadrado é igual a soma de seus catetos (15 e 36) ao quadrado. A conta fica:

    x² = 36² + 15²

    x² = 1296 + 225

    √x² = √1521

    x = 39

    Logo, o cabo de aço possui 39m de comprimento :)

    OBS.: Caso não saiba como eu sei quem é hipotenusa e quem é cateto, é simples, basta olhar o ângulo. Quem está de frente pro ângulo de 90° (Aquele ângulo formado quando se tem traços assim: _| ) é a hipotenusa, e o resto, cateto.

  • Acrescente aos 39 m a distância do topo da torre ao ponto de sustentação no alto.

Sign In or Register to comment.