GENTE ME AJUDA......MEU BOXER TÁ CM DOENÇA DO CARRAPATO....O QUE MAIS POSSO FAZER?
MEU BOXER DE 9 ANOS FOI DIAGNOSTICADO COM A EHRLICHIA.FOI ATRAVÉS DE EXAME DE SANGUE. AS PLAQUETAS ESTÃO 47.000. A MÉDICA PASSOU ANTIBIÓTICO,SORO, GLICOPAN VITAMINAS,HEMOLITAN(FERRO PARA ANEMIA). EU JÁ DEDETETIZEI O AMBIENTE COM VENENO.COLOQUEI A COLEIRA ANTI-CARRAPATOS.EU ACHO QUE JÁ FIZ TD POSSÍVEL, MAS ESTOU MUITO PREOCUPADA CM ELE. ELE TÁ COMENDO UM POUCO. ALGUÉM SABE OQ MAIS EU POSSO FAZER???? EU AMO MUITO ESSE CACHORRO....
Comments
Sim voçe ainda pode fazer muita coisa para seu boxer. Primeiro voçe tem que saber como dar os medicamentos, a doxiciclina -melhor antibiotico para tratar a erliquiose- nunca dever ser dada junto com o hemolitan (o ferro atrapalha a absorção fo antibiotico) ou seja voçe não poder dar nada (nem comida nem qualquer outro medicamento) 3 horas antes e 3 horas depois de dar a doxiciclina) o maximo que voçe pode dar é um pouco de presunto para fazer o seu boxer engolir os comprimidos e lembrando que a agua limpa e fresca tem que ficar sempre a disposição
Recomendo voçe dar o hemolitam somente 6 horas depois da administração da doxiciclina lembre-se de dar o hemolitan diretamente na boca do animal nunca de o hemolitan junto com a comida pois ele altera o cheiro e o sabor da comida o que faz o animal descartar tanto o medicamento e a comida, lembrando que o calcio (leite) atrapalha a absorção do ferro -sempre de o hemolitan 1 horas antes ou 2 horas depois dele comer e sempre 6 horas após a administraçaõ do antibiotico.
O glicopan pode ser dado alguns minutos antes das refeições mas eu prefiro dar o glicopan 1hora antes e o hemolitan 2 horas depois das refeiçoes (injete o glicopan diretamente na boca)
Agora esse item é importante, o que voçe vai dar para ele comer ? Estou dando agora para o meu pit bull os3 alimentos mais nutritivos que existem, (figado,ovo,leite) misturados com arroz. Faça o seguinte: cozinhe arroz 3 xicaras (não tempera o arroz no maximo coloque um pouco de oleo) reserve e guarde esse arroz. Compre figado bovino custa de 5 a 6 reais o kilo, compre 1 kg , Corte o figado primeiramente em tiras (se voçe pedir o açougueiro ja faz isso para voçe) depois e casa corte novamente as tiras nos menores pedaços que voçe conseguir. Adicione numa panela um pouco de oleo e coloque o figado , quando ele tiver passando de mal cozido para bem , jogue o arroz e misture bem. Reserve numa tupperware e tampe (para nós o cheiro é ruim mas os cães gostam) depois de frio sirva um pouco 1/3 do vasilha que ele costuma comer.
Ele esta vomitando? DE uma horas antes ,de dar comida para ele, um comprimido de bromoprida 100mg (de 2 comprimidos durante 1 dia ,sempre 1 comprimido antes dele comer) e lembre-se dar pouca comida mas varias vezes ao dia (3 vezes).
O leite voçe pode dar junto com um pouco de ração. O ovo (com gema mole, voçe pode dar para ele junto com a ração ou sem nada mesmo).
Informaçoes importantes:
Seu cachorro só vai apresentar melhoras depois de 5 a 10 dias do inicio do tratamento coma doxiciclina (o meu pit começou a melhorar somente apartir do setimo dia.
Não sei qual a fase da doença seu animal está (ele apresenta hemorragia ? como as plaquetas estão baixas injete BEM DEVAGAR no musculo da coxa dele 5 ml de vitamina k (compra em qualquer agropecuaria) em dose unica por dia (se ele volta a sangrar no dia seguinte aplique mais 5ml (voçe só pode aplicar 5ml no maximo por dia e por durante 4 dias) lembre-se que a vitamina k demora 6 horas para fazer efeito ,ela é muito util pois diminui o tempo de coagulação ( no meu pit devido a gravidade da doença tive que injetar 10 ml em apenas um unico dia).Se o seu boxer não sangrar aplique apenas uma unica dose de 5 ml em seu cão ja que as plaquetas dele estão muito baixas (fica tranquila, pode aplicar esse 5 ml voçe mesma o importante é aplicar no musculo coxa e bem devagar (se voçe injetar muito rapido pode causar dor !!ok.
A erliquiose diminui as celulas de defesa principalmente os linfocitos T CD4 (os que reconheçem o antigeno e ordena a produção de anticorpos com o antigeno) ou seja seu cachorro tem que dormir dentro de 4 em cima de um cobertor e não pode pegar friagem pois a erliquiose vai diminuir a imunidade de seu cão favorecendo o apareceimento de doenças oportunistas (meu pit pegou otite e dermatite). Se voçe tiver dinheiro pode comprar o suplemento Nutralogic (como o se cão é boxer voçe tera que comprar o pote de 500g que custa de 88 reais a 106 reais) mas esse produto é muuuuittto eficiente , pega que eu não tenho dinheiro para compra-lo e fornecer ao meu pit.
Pelo que eu conheço da doença o veterinario te indicou a doxicilina por 15 a 21 dias ele deve ter recomendado 10mg de doxiciclina por kg de animal!! Esse é tratamento padrão prefira dar a doxiciclian por 21 dias pois a erliquiose pode voltar (se voçe que saber por que e como evitar que ela volte mande um email para min: [email protected]
O exama de sangue detectou hemato protozoarios ? deve estar no final do exame!!! se sim o seu veterinario deve ter aplicado deve uma injeção chamada imizol e deve ter pedido para voçe voltar 15 dias depois né ?
Isso é um grande problema 21 dias de doxiciclina e 2 doses de imizol são os destruidores de figado não se preocupe continue dando os medicamentos pois os efeitos beneficos do tratamento supera os maleficos(**** o fidago do animal). isso que esta acontecendo com meu pit bull o figado esta sobrecarregado e acaba se intoxicando com isso ele
Colega pelo jeito vc está fazendo tudo direitinho... agora é continuar com a medicação corretamente.
Se ele não está se alimentando bem, procure oferecer algo que ele goste... uma boa idéia é um ovo morninho para ele tomar... alimenta bem e geralmente os cães adoram.
Procure misturar na ração frango desfiado... isso também ajuda a faze-los comer melhor... ou até mesmo franco desfiado com arroz (só não coloque temperos).
É importante que ele coma bem, afinal, está tomando muitos medicamentos e para que o organismo reaja bem, tem que estar bem alimentado.
Mas tudo vai dar certo viu.
Vc fez tudo q estava ao alcance...tratamento dura 21 dias, agora depende do organismo do cão para se recuperar.
Boa Sorte!
Olha, se vc esta seguindo as recomendações do veterinário, não há mais nada a fazer a nao ser o tratamento correto que foi passado.
Essa doença é tratada assim mesmo, com antibioticos e tal. Normalmente os antibioticos tem que ser dados durante 21 dias, mas depende do caso tbm.
Como eu disse, continue seguindo as recomendações e de resto é só esperar pra ver se melhora. Conheço muitos casos de cães que se recuperaram.
Boa sorte.
"Como tratar?
O objetivo do tratamento é curar os animais doentes e prevenir a manutenção e a transmissão da doença pelos portadores assintomáticos (fase sub-clínica e crônica). O antibiótico conhecido como "DOXICICLINA" é considerado o principal medicamento no tratamento da Erliquiose em todas as suas fases.
Qual a duração do tratamento?
Os critérios para o tratamento variam de acordo com a precocidade do diagnóstico, da severidade dos sintomas clínicos e da fase da doença que o paciente se encontra quando do início do tratamento. O tratamento na fase aguda pode durar até 21 dias e na fase crônica até 8 semanas.
Qual o prognóstico da doença?
O prognóstico depende da fase em que a doença for diagnosticada e do início da terapia. Quanto mais cedo se diagnostica e se inicia o tratamento, melhores são as chances de cura. Em cães nas fases iniciais da doença, observa-se melhora do quadro clínico após 24 a 48 horas do início do tratamento.
Como prevenir a doença?
A prevenção da doença é muito importante nos canis e no locais de grande concentração de animais. Devido a inexistência de vacina contra esta enfermidade, a prevenção é realizada através do tratamento dos animais doentes e do controle do vetor da doença: o carrapato. Para tanto, produtos carrapaticidas ambientais e de uso tópico são bastante eficazes.
Esta doença pode ser transmitida para o homem?
Sim. Apesar de até hoje não existirem evidências de que a E. canis possa ser transmitida para o homem, existem outras espécies de Ehrlichia que podem ser transmitidas, pelo carrapato, para os cães e para o homem. Os casos de Erliquiose humana vêm aumentando muito em países como os Estados Unidos. No Brasil, esta doença ainda é pouco diagnosticada em humanos." - Site Saúde Animal
Nunca desista do seu amigo, se preciso procure outros veterinário, etc.
Boa sorte, tomara que ele fique bem ^^ !!!!!!!
REZA.
JÁ ESTÁ FAZENDO TUDO HUMANAMENTE POSSÍVEL.
BOA SORTE!
minha mãe perdeu o cãozinho dela semana passada. Pelo que tenho lido, os sintomas finais foram dessa maldita doença do carrapato. Porém tratamos no inicio como a tosse de canis (xarope tossicanis antinflamatorio e um antibiotico) que a veter. receitou ( centril), por ele só apresentar tosse com engasgo e falta de apetite. Nem deu tempo de fazer o exame de sangue. Se Quando a veterinaria pediu o exame, tivesse receitado a Doxiciclina e as vitaminas, talvez ele tivesse escapado. O certo é fazer logo um exame de sangue para identificar a doença. Não deixem de verificar sempre, todo o corpo do seu pet a procura dessas pragas e colocar sempre a pipeta anti pulgas e carrapatos mensalmente.
tem uma ingecao muito boa (esqueci o nome ) mas os veterinarios sabem . alem dos antibioticos tem que tomar esta ingeçao
O prognóstico depende da fase em que a doença for diagnosticada e do início da terapia. Quanto mais cedo se diagnostica e se inicia o tratamento, melhores são as chances de cura. Em cães nas fases iniciais da doença, observa-se melhora do quadro clínico após 24 a 48 horas do início do tratamento.
Os critérios para o tratamento variam de acordo com a precocidade do diagnóstico, da severidade dos sintomas clínicos e da fase da doença que o paciente se encontra quando do início do tratamento. O tratamento na fase aguda pode durar até 21 dias e na fase crônica até 8 semanas.
BOA SORTE VC ESTÁ FAZENDO O TRATAMENTO DIREITINHO... já tive um caozinho com a doença e a veterinária me falou que sempre oferecer uma alimentação saudavel para que a imunidade nunca esteja baixo, pois a doença deixa com anemia...
Como tratar?
O objetivo do tratamento é curar os animais doentes e prevenir a manutenção e a transmissão da doença pelos portadores assintomáticos (fase sub-clínica e crônica). O antibiótico conhecido como "DOXICICLINA" é considerado o principal medicamento no tratamento da Erliquiose em todas as suas fases.
Qual a duração do tratamento?
Qual o prognóstico da doença?